No Martirológio de São Gerônimo, para 30 de agosto, após vários mártires romanos, registra-se a seguinte leitura: "Gaudentiae virginis et aliorum trium". Essa menção é a única referência antiga que temos a Gaudenzia. Alguns críticos acreditam que ela não é uma mártir romana, mas sim uma transcrição errônea de copistas, identificando Gaudenzia com a mártir romana Cândida, comemorada pelo Martirológio de São Gerônimo em 29 de agosto. Essa alegação, no entanto, não está suficientemente comprovada.
Autor: Gian Domenico Gardini
Fonte:
Biblioteca Sanctorum
Santa Gaudencia Mártir ou Gaudencia de Roma é reconhecida pela Igreja Católica como santa, virgem e mártir.
O Martirológio Romano celebra o seu dia onomástico no dia 30 de agosto.
O Martirológio de Jerônimo (Martyrologium Hieronymianum em latim), que surgiu na primeira metade do século VI , diz que em 30 de agosto, depois de alguns mártires romanos, surge esta lenda:
Gaudentiae virginis et aliorum trium .
Esta é a única menção antiga conhecida de Gaudentia. Alguns autores consideram que ela não é uma mártir romana, mas que provém de um erro de transcrição do copista e que, na realidade, deveria ser identificada com a mártir romana Cândida.
Na região da Emília-Romanha , província de Ravena, (Itália), vindo das catacumbas de Cyriaca (Roma), o corpo sagrado de Gaudencia é venerado desde 1796. Está instalado na igreja do convento do mosteiro capuchinho de San Juan, na cidade de Bagnacavallo . Ela é a padroeira do noviciado e sua festa é celebrada todo dia 30 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário