A "Vida de Lambert", escrita por um monge de Saint-Wandrille no início do século VIII ou IX, conta a história deste ilustre abade de Fontenelle e bispo de Lyon. Nascido em uma família rica na diocese de Therouanne, Lambert, após sua educação na corte, abraçou a vida monástica em Fontenelle, sucedendo a São Vandregisilo em 668. Sua década de governo foi marcada por um crescimento excepcional nos ativos da abadia, favorecido por doações reais como as de Childerico II e Teodorico III. Lambert também fundou mosteiros na Provença e no Loire, consolidando a influência de Fontenelle. Em 678 tornou-se bispo de Lyon, uma posição da qual há pouca informação, morrendo pouco depois de 683.
Martirológio Romano: Em Lyon, na França, São Lambert, bispo, que foi primeiro monge, depois abade de Fontenelle.
A Vida de Lambert (lat. Lantbertus; Fr. Lambert) foi escrita por um monge de Saint-Wandrille no início do século IX, de acordo com W. Levison, ou no início do século VIII, de acordo com E. Vacandard. É um documento precioso composto com a ajuda dos papéis da abadia; infelizmente estava incompleto e foi interrompido antes da promoção de Lambert ao bispado de Lyon.
Lambert pertencia a uma família rica na diocese de Therouanne; Como todos os jovens de sua condição, ele foi enviado à corte do rei para completar sua educação. Em vez de escolher uma carreira leiga, ele entrou no mosteiro de Fontenelle, que havia sido fundado na época por São Vandregisilo (Fr. Wandrille), pelo qual também foi governado (664-665). Com a morte de São Vandregisilo, Lamberto o sucedeu (668) e ocupou o governo da abadia por dez anos e cinco meses, até 678. Durante este período, a abadia teve um importante aumento de ativos: Childerico II deu-lhe a propriedade de Ulmirus e Warinna (no vale de Arques) junto com uma parte da floresta de Gemmetico (Jumièges). Teodorico III, por outro lado, deu-lhe uma posse localizada em Donzère, na Provença (Dróme), onde, pelos monges de Fontenelle, foi fundado um mosteiro dependente.
Um monge de Fontenelle também fundou o mosteiro de Indre em uma ilha do Loire, localizada na diocese de Nantes, para a qual a casa-mãe se reservou o direito de enviar o abade. Finalmente, o padre inglês Condedus, que fundou um mosteiro em uma ilha no Sena, anexou-o em 675 a Fontenelle.
Em 1º de novembro de 678, o bispo de Lyon, Genésio, morreu e Lamberto foi chamado para sucedê-lo, enquanto em Fontenelle ele foi substituído por São Abjeto. Não há notícias do episcopado de Lambert; ele aparece em 683 com seu título como signatário de um documento de Aigliberto, bispo de Le Mans. Ele morreu pouco depois, pois seu sucessor Godino já estava no cargo em 30 de outubro de 688.
Sua festa é celebrada em 14 de abril, data em que já aparece em vários códices do Martirológio Jerônimo e está registrada no Martirológio Romano.
Autor: Henri Platelle
Fonte:
Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:
Postar um comentário