Apóstolo e Padroeiro da Suécia.
Interveio em favor dos assassinos de seus sobrinhos,
o que contribuiu à conversão daqueles.
(*)Inglaterra séculoX
(+)Växjö (Suécia), 1030
Ele foi um bispo missionário originário da Inglaterra, de onde se mudou por volta de 995, primeiro para a Noruega e depois para a Suécia. Ele teria chegado lá pela Dinamarca, parando em Värend, onde teria construído uma igreja. De acordo com antigas tradições locais, ele confiou a gestão de sua pequena comunidade a três companheiros missionários para irem até a fonte de Husaby, onde batizou o Rei Olav Skötkonung. Ao retornar a Värend, ele descobriu que seus companheiros haviam sido decapitados. Diz-se que Siegfried foi o primeiro bispo de Skara, na região de Gotland, e por sua atividade missionária no país escandinavo foi apelidado de "apóstolo da Suécia". Ele morreu em Växjo por volta de 1030. Seu culto foi particularmente difundido na Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca desde o século XIII. Suas relíquias estão localizadas em Copenhague e Roskilde. (Futuro)
Etimologia: Siegfried = com a vitória ele dá a paz, do alemão
Emblema: Cajado de pastor
Martirológio Romano: Em Växjö, na Suécia, São Siffredo, bispo: de origem inglesa, evangelizou o povo desta região com grande zelo e batizou o próprio Rei Olavo em Cristo.
Ele fazia parte daquele grupo de missionários cristãos que deixaram a Inglaterra católica da época para evangelizar os povos do norte da Europa.
Sigfrid foi um bispo missionário inglês, que pregou na Suécia na época do Rei Olav († 1024). De acordo com uma lenda escrita em 1205, ele veio para Värend via Dinamarca, onde professou a religião cristã, até mesmo construindo uma igreja.
Ele deixou Värend com três companheiros missionários e foi batizar o Rei Olav Kötkonung, uma cerimônia que ocorreu na fonte Husaby, de acordo com as lendas mais antigas dos reis suecos.
Quando retornou a Värend, ele descobriu que seus três companheiros haviam sido decapitados. Nada mais se sabe; De acordo com a história dos bispos locais, Siegfried é o primeiro bispo de Skara, mas ainda colocou seu apostolado em Växjö, onde morreu por volta de 1030.
Seu dia de festa é 15 de fevereiro. O culto era muito difundido na Suécia, pelo menos até o advento do protestantismo; Smäland é a região com mais lembranças dele, perto de Husaby há duas fontes, uma de s. Britas e o outro de s. Sigfrid e na igreja local há uma estátua representando-o em vestes episcopais e segurando uma bacia na mão, onde repousam as três cabeças de seus companheiros mortos.
Växjö é, no entanto, o centro do culto a ele prestado e em muitas igrejas da região há esculturas de madeira de Sigfrid, que são geralmente do final da Idade Média.
Autor: Antonio Borrelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário