(+)Tavernes di Valldigna, 7 de setembro de 1936
Ele nasceu em Gandia em 21 de maio de 1879. Em 6 de dezembro de 1898, ela entrou no noviciado das Carmelitas da Caridade em Vic. Depois de vários destinos, o último foi Benejama. Ela se destacou por sua discrição: vivia escondida, sempre pronta para qualquer sacrifício. Ela foi martirizada junto com seu irmão religioso dos Escolápios na propriedade da família de La Maquetá (Valência), onde eles se refugiaram, em 7 de setembro de 1936. Beatificado em 11 de março de 2001 pelo Papa João Paulo II.
Martirológio Romano: Na cidade de Gandía, no território de Valência, na Espanha, a Bem-aventurada Ascensa de São José Calasanz Lloret Marco, virgem do Instituto das Irmãs Carmelitas da Caridade e mártir, que, em tempo de perseguição, completou sua luta pela fé.
A Abençoada Ascensão de São José Calasanz Lloret Marco, nasceu em 21 de maio de 1879 em Gandia.
Aos dezenove anos, em 6 de dezembro de 1898, ingressou no noviciado das Irmãs Carmelitas de Vic.
Com sua entrada na congregação religiosa, tomou o nome de Ascensão de São José Calanzio. Depois de vestir o hábito carmelita e fazer sua profissão, ela foi destinada, primeiro ao convento de Castellón e depois ao de Valência.
Em 1916, ela foi enviada para a comunidade que administrava uma
escola em Benejama, em Alicante.
Como religiosa Irmã Ascensão de São José Calasanz Lloret Marco distinguiu-se por sua discrição; Ela vivia escondida, sempre pronta para qualquer sacrifício. Esquecida de si mesma, extremamente caridosa, seu lugar favorito era sempre o último e mais escondido.
Vinte anos depois de sua chegada a Benejama, em 28 de julho de 1936, a comunidade de freiras teve que deixar o colégio e as freiras deixaram a cidade.
Ascensão de São José Calasanz Lloret Marco com seu irmão religioso Padre Salvatore, das escolas piedosas, refugiou-se em uma casa de campo, com alguns de seus parentes.
Em 7 de setembro de 1936, após ser descoberta, ela foi presa junto com seu irmão.
Os dois irmãos foram levados para o campo aberto, onde foram executados. Na manhã seguinte, seus corpos foram encontrados na entrada do cemitério de Tavernes di Valldigna.
De acordo com uma testemunha ocular, os dois irmãos foram enterrados secretamente naquele cemitério.
Infelizmente, os restos mortais de seus corpos nunca foram encontrados.
Ascensão de São José Calasanz Lloret Marco faz parte daquele grupo de freiras espanholas pertencentes ao Instituto das Irmãs Carmelitas da Caridade, martirizadas em diferentes lugares e datas durante os primeiros meses de perseguição religiosa ocorrida no contexto da Guerra Civil Espanhola (1936-39). A causa de sua beatificação foi introduzida em Roma em 2 de julho de 1959.
Ascensão de São José Calasanz Lloret Marco foi beatificado no grupo de 233 mártires em Valência por São João Paulo II em 11 de março de 2001. Sua festa foi marcada para 7 de setembro, o dia de seu martírio.
Autor: Mauro Bonato
Nenhum comentário:
Postar um comentário