Nicolau Boccasini, natural de Treviso, tornou-se Papa, em 1303, com o nome de Bento XI. Destacou-se na Ordem Dominicana dos Pregadores por ter obtido a difícil trégua entre a França e a Inglaterra. Como Papa, transferiu-se de Roma para Perugia, com o intuito de dedicar-se totalmente à Igreja.
Treviso, 1240 - 1304
(Papa de 27/10/1303 a 07/07/1304)
Dominicano, apreciado por sua humildade e piedade, tornou-se Provincial da Lombardia, conseguiu trazer a paz entre os dominicanos e a cidade de Parma. Eleito no capítulo de Estrasburgo, promoveu uma trégua entre Eduardo I da Inglaterra e Filipe, o Belo. Nomeado cardeal por Bonifácio VIII, não conseguiu impedir que este último emitisse a Bula que proibia as ordens mendicantes de pregar e ouvir confissões fora de seus conventos. Apesar disso, permaneceu fiel a Bonifácio VIII durante o triste período de Anagni. Uma vez papa, veio pôr fim à luta entre Filipe, o Belo, e os Colonna. Percebendo que o trabalho de pacificação era difícil em Roma, mudou-se para Perugia, onde morreu após uma vida dedicada a compor os desentendimentos que dilaceraram seu século.
Etimologia: Benedetto = aquele que deseja o bem, do latim
Martirológio Romano: Em Perugia, ocorreu o falecimento do Beato Bento XI, Papa, da Ordem dos Pregadores, que, benévolo e gentil, inimigo das contendas e amante da paz, promoveu no curto período de seu pontificado a harmonia na Igreja, a renovação da disciplina e o crescimento da devoção religiosa.
Treviso, a diocese que deu à Igreja São Pio X, é o local de nascimento de outro papa, elevado às honras dos altares: Bento XI. Como São Pio X, Bento XI, registrado como Niccolò Boccasini, nascido em Treviso em 1240, veio de uma família muito modesta. Sua mãe era lavadeira no convento dominicano próximo e essa função encorajou seu filho a entrar para a jovem ordem de São Domingos. Tendo vestido o hábito religioso aos dezessete anos, Niccolò completou seus estudos em Milão. Ordenado padre, ele retornou a Treviso, onde serviu como professor em seu próprio convento. Ele se destacou por sua gentileza de caráter, pureza de vida, humildade e piedade. Eleito superior provincial da vasta região da Lombardia em 1286, dez anos depois foi chamado para suceder Estêvão de Besançon no cargo de geral da Ordem.
Pouco depois, Boccasini, filho de uma humilde lavadeira de Treviso, conseguiu uma trégua difícil entre o rei da Inglaterra, Eduardo I, e o rei da França, Filipe, o Belo. Essa missão de paz, coroada de sucesso inesperado, rendeu ao general dominicano o chapéu cardinalício, concedido a ele pelo Papa Bonifácio VIII, que pretendia com essa nomeação recompensar também toda a ordem dominicana por sua adesão ao pontífice. O cardeal Boccasini estava em Anagni ao lado de Bonifácio VIII quando este foi atingido por uma bofetada do emissário de Filipe, o Belo, Guilherme de Nogaret.
Após a morte de Bonifácio VIII, os cardeais, reunidos em conclave em Roma, em 22 de outubro de 1303, o escolheram como sucessor ninguém menos que o cardeal Boccasini, um homem conciliador e o mais adequado para remediar o lamentável conflito entre o papado e o rei da França. O novo pontífice, que adotou o nome de Bento XI, correspondeu às expectativas. Embora tenha sido severo com o perpetrador do ato sacrílego (renovou a excomunhão de Nogaret e Sciarra Colonna), liberou o rei das censuras em que incorrera.
Bento XI preferiu a residência em Perugia à de Roma, para se manter afastado dos tumultos e das ciladas e para se dedicar ao governo pacífico da Igreja. Mas mesmo aqui parece ter sido tocado pelo ódio dos seus inimigos: sentindo-se fraco após ter provado um figo fresco, provavelmente envenenado, mandou abrir as portas do palácio para conceder uma última audiência e bênção aos fiéis. Entre os atos do seu breve pontificado (22 de outubro de 1303 - 7 de julho de 1304), está o decreto que obriga todo cristão a confessar-se pelo menos uma vez por ano.
Autor: Piero Bargellini
Nenhum comentário:
Postar um comentário