Santo Mártir Luciliano e aqueles martirizados com ele em Bizâncio; os Santos Cláudio, Hipátio, Paulo, Dionísio e Paula.
03 de junho -- Calendário Juliano
Luciliano foi sacerdote pagão durante o reinado do Imperador Romano Aureliano [270-275]. Em sua velhice, ficou persuadido da falsidade do paganismo e se voltou, de todo o coração, para a fé no Cristo Salvador; e assim foi batizado. Sob influência de sua pregação, muitos pagãos se converteram ao cristianismo.
Certos judeus, vendo que a fé em Cristo, a Quem eles crucificaram, se espalhava, denunciaram Luciliano ao Prefeito da Nicomedia, Silvano. O Prefeito demandou que Luciliano sacrificasse aos ídolos e, ao ouvir a recusa, passou a torturá-lo das formas mais cruéis. O ancião foi atirado à prisão, onde encontrou quatro jovens Confessores; Cláudio, Hipátio, Paulo e Dionísio.
São Luciliano os encorajou a permanecerem firmes e a não temerem as torturas e a morte. Pouco depois foram todos levados a julgamento e atirados em uma fornalha ardente. De repente, uma forte chuva caiu e extinguiu as chamas, deixando os mártires intocados. O Prefeito os sentenciou à morte, enviando-os para Bizâncio a fim de serem executados. Os quatro santos jovens fora decapitados pela espada, e o Santo Mártir Luciliano foi crucificado.
A Santa Virgem Paula testemunhou a luta dos mártires e se dedicou ao serviço daqueles que sofriam por Cristo. Providenciava comida para os prisioneiros cristãos, lavava suas feridas, lhes trazia medicamentos, e também sepultava os corpos dos santos. Após a morte de São Luciliano e dos quatros jovens, ela retornou para Nicomedia e continuou seu serviço. A Santa Virgem foi presa e atirada em uma fornalha, mas o Poder de Deus a manteve ilesa. Assim eles a enviaram também para Bizâncio, onde Santa Paula foi decapitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário