Século 4
A menção aos santos Hermes, Ageu e Caio, mártires numa Bonônia da Mésia, deu origem à crença de que eram mártires locais, a ponto de adotá-los como padroeiros. No entanto, a tradição provavelmente surgiu de uma leitura errada do Martirológio Hieronimiano e do culto local de um exorcista Hermes, martirizado em Bononia. Quanto a Ageu, é possível que tenha sido o mártir romano de mesmo nome celebrado em 2 de janeiro, mas não está claro como seu culto se transferiu para a cidade da Mésia.
Martirológio Romano: Na Moésia, nas atuais terras entre a Romênia e a Bulgária, os santos Hermes e Caio, mártires, um em Arčer, o outro em Vidin.
Santos HERMESES, HAGGIAUS e CAIO, mártires na Moésia
O Martirológio Romano faz menção, no dia 31 de dezembro, de Hermes, exorcista em Retiaria (moderno Arcer) na Mésia, e, no dia 4 de janeiro, comemora o grupo Hermes, Ageu e Caio, indicando Bononia como o local do seu martírio (l 'atual Widdin), também na Mésia. Este nome, no entanto, deu origem, nos séculos IX-X, à crença na Bolonha italiana de que eram mártires locais, a ponto de os adoptarem como patronos e afirmarem possuir as suas relíquias na igreja de Santa Croce.
No entanto, a fonte de onde Barônio recebeu a notícia do martírio desses santos sob o imperador Maximiano não pode ser determinada. No Martirológio Hieronimiano há menção, no dia 31 de dezembro, a Gago na Bonônia e a Hermes, o exorcista, na Retiaria; na mesma fonte, no dia 1º de janeiro, mas sem indicação geográfica, são mencionados juntos Gago (ou Caio) e Hermes e, por fim, no dia 4 de janeiro, na Bonônia, os três santos Hermes, Ageu e Caio. Se recorrermos ao Martirológio Siríaco do século IV, no dia 30 kanun I (30 de dezembro) apenas o exorcista Hermes é mencionado na cidade de Bonônia. Pode-se concluir, portanto, que Hermes é um personagem único e sofreu o martírio em Bonônia como Caio; não é de estranhar que a devoção a ele se estendesse à vizinha cidade de Retiaria.
Quanto a Ageu, nada se sabe sobre ele.
No Comentário ao Martirológio Romano os Bollandistas propõem a leitura de Argeo, que seria o mártir romano celebrado no dia 2 de janeiro. Resta explicar como seu culto teria se transferido para a cidade da Mésia.
Autor: Joseph-Marie Sauget
Fonte:
Biblioteca Sanctorum
Nenhum comentário:
Postar um comentário