sábado, 4 de janeiro de 2025

Santa Farailde de Gante, a Viúva - Festa: 4 de janeiro

† cerca de 745 
Nobre belga que viveu no século VII, casou-se contra a sua vontade com um homem que a maltratava. Deixada viúva, levou uma vida dedicada aos necessitados e aos pobres, realizando inúmeros milagres. Ela é invocada por mães preocupadas com a saúde dos filhos, contra dores de dente e para dar água aos colhedores sedentos. 
Martirológio Romano: Em Bruay-sur-l'Escaut, perto de Valencienne, em Artois, na Nêustria, na atual França, Santa Faraílde, uma viúva que, forçada a se casar com um homem violento, teria abraçado uma vida de oração e austeridade até a velhice . 
Santa Farailde é uma das antigas padroeiras da cidade belga de Ghent, mas apesar disso, apenas informações lendárias foram transmitidas sobre ela. Natural de Gante, casou-se contra a sua vontade com um pretendente rico que a tratou com brutalidade, talvez porque ela, que consagrara a sua virgindade a Deus, preferisse passar as noites em oração nas igrejas da cidade em vez de no leito nupcial. Farailde logo ficou viúva, título com o qual é homenageada pelo Martyrologium Romanum, apesar da tradição sempre a ter considerado virgem. O nome deste santo, muito popular na Flandres, varia de acordo com os vários dialetos locais: Varelde, Verylde ou Veerle. Ela é frequentemente retratada junto com um ganso, já que o nome de sua cidade natal em flamengo e alemão significa ganso. Ela também é retratada com um pão, em memória de um de seus milagres, quando transformou em pedras os pães que uma mulher mesquinha se recusou a dar a um mendigo. Também é invocado por mães preocupadas com a saúde dos filhos e contra a dor de dente. Reza a lenda que para dar água aos ceifeiros sedentos, ele fez um riacho de nascente, cujas águas eram consideradas terapêuticas. 
Autor: Fábio Arduino

Nenhum comentário:

Postar um comentário