Evangelho segundo São João 3,22-30.
Naquele tempo, Jesus foi com os seus discípulos para a região da Judeia e ali convivia com eles e batizava.
Também João estava a batizar em Enon, perto de Salim, porque havia ali águas abundantes e vinha gente para ser batizada.
João, de facto, ainda não tinha sido lançado na prisão.
Então levantou-se uma discussão entre os discípulos de João e um judeu, acerca dos ritos de purificação.
Foram ter com João e disseram-lhe: «Rabi, aquele que estava contigo na margem de além-Jordão, aquele de quem deste testemunho, está a batizar, e toda a gente vai ter com Ele».
João declarou: «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu.
Vós mesmos sois testemunhas de que eu disse: "Eu não sou o Messias, mas apenas o enviado à sua frente".
O esposo é aquele a quem pertence a esposa; mas o amigo do esposo, que está ao seu lado e o escuta, sente muita alegria com a voz do esposo. Pois esta é a minha alegria! E tornou-se completa!
Ele é que deve crescer, e eu diminuir».
Tradução litúrgica da Bíblia
(1858-1916)
Eremita e missionário no Saara
Meditações sobre o Evangelho
«O amigo do esposo, que está ao seu lado e o escuta,
sente muita alegria com a voz do esposo»
Não deverei eu dizer estas palavras, meu Deus, meu Senhor Jesus, sempre que ouço um texto inspirado: um salmo, o evangelho sobretudo, o pai-nosso, a avé-maria, em suma, todos os textos dos livros inspirados? De facto, sempre que os leio ou os ouço, é a voz do Espírito Santo que fala. Devo, pois, dizer estas palavras de São João e acrescentar com ele: «Neste momento, a minha alegria é completa».
Tal deve ser o meu júbilo sempre que ouço, leio ou recito um texto, por mais curto que seja, com as palavras deste Esposo apaixonadamente amado! É com este júbilo, com este transporte de amor que a voz do Esposo deve comunicar-me que devo recitar o ofício divino, rezar o santo rosário, ler a Sagrada Escritura. Amaremos, respeitaremos, veneraremos, admiraremos, adoraremos a palavra escrita ou falada daquele que amamos? Adoremos, beijemos, acarinhemos, veneremos cada palavra do Amado do nosso coração!...

Nenhum comentário:
Postar um comentário