segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Joana Soderini Religiosa, Beata 1301-1340

Virgem Florentina, 
discípula de Santa Juliana Falconieri, 
terceira das Servitas de Maria, 
cujas mortificações eram extraordinárias.
Veio ela ao mundo no ano 1301, numa das primeiras famílias de Florença. Nem bem sua razão começou a desabrochar, e já o seu maior prazer consistia em ouvir a narrativa dos mistérios da fé cristã, e em conversar sobre eles. Uma terna piedade lhe abrasava o coração. A Santa Virgem merecia-lhe particular devoção; honrou-a desde os mais ternos anos; todos os dias entoava-lhe louvores e dirigia-lhe fervorosas preces. Tendo Joana chegado ao conhecimento, de maneira sobrenatural, de que a sua governanta, chamada Felícia Tónia, morreria dentro de pouco tempo, preveniu a moça, e esta, submetendo-se resignadamente à vontade de Deus, se ocupou em procurar uma pessoa prudente capaz de substituí-la junto à aluna. Nessa intenção indicou a ilustre Santa Juliana Falconieri. Muito repugnava aos pais de Joana a ideia de fazê-la ingressar num estabelecimento religioso, pois era a única filha do casal, e já cogitavam dá-la em casamento a um jovem florentino de classe igualmente elevada. Porém, quando a menina lhes contou que já escolhera Jesus Cristo para esposo, não ousaram opor-se ao desejo por ela manifestado.

Beatriz da Silva Fundadora da Ordem da Imaculada Conceição, Santa 1424-1492

Fundadora da Ordem (contemplativa) da 
Imaculada Conceição, também conhecida 
por Concepcionistas Franciscanas.
A família
"...educada num profundo espírito e virtudes cristãs." De nobilíssima família portuguesa, Beatriz da Silva e Menezes, nasceu na graciosa e ensolarada vila alentejana de Campo Maior, no ano de 1424. Filha de D. Rui Gomes da Silva, Alcaide Mor da já mencionada vila de Campo Maior e Ouguela e de Dona Isabel de Menezes, que era filha de D. Pedro de Menezes que foi Governador da Praça de Ceuta, nessa altura pertencente à coroa dos reis de Portugal. Os pais de Beatriz pertenciam à primeira nobreza e estavam ainda aparentados com a família real. Beatriz passou a sua infância e adolescência nesta nobre vila, rodeada do carinho de seus pais que a educaram num profundo espírito e virtudes cristãs. Foi a oitava de doze irmãos: Pedro, Fernando, Diogo, Afonso, João (Beato Amadeu da Silva, fundador do ramo franciscano dos frades Amadeus, hoje extinto), Branca, Guiomar, Beatriz, Maria, Leonor, Catarina e Méscia.

Santo Inácio Clemente Delgado Bispo e mártir (†1838)

Foi Vigário Apostólico para o atual Vietnam; sua beatificação ocorreu junto com o grupo de mártires dessa região, sob o pontificado do Papa Leão XIII no dia 7 de maio de 1900. Clemente nasceu no dia 23 de novembro de 1761 na região de Saragoça, Espanha. Ainda muito jovem, entrou no convento dominicano de Calatayud. Sua profissão religiosa ocorreu em 1781 e após seus estudos e a ordenação, partiu para as Filipinas, pois havia decidido consagrar toda sua vida à missão. Chegou ao seu destino no dia 19 de outubro de 1790 juntamente com outros coirmãos. Após quatro anos de evangelização, durante o Pontificado do Papa Pio VI, foi nomeado bispo e coadjutor de Mons. Feliciano Alonso, o Vigário Apostólico. Após cinco anos, 1799, Inácio iria substituir a Mons. Feliciano nesse encargo. Durante quase cinquenta anos de um apostolado muito ativo, Santo Inácio Clemente viu o número de cristãos na região se duplicar e participou a edificação de numerosos colégios, igrejas e mosteiro. Infelizmente, por ódio aos missionários europeus, o rei Minh-Manh, ordenou que todos os cristãos fossem perseguidos e mortos: para escapar da pena, seria necessário apostatar, o que nesse caso era feito mediante o pisar sobre uma cruz.

TERESA MARGARIDA REDI (Ana Maria Redi) SANTA 1747-1770

Nasceu em Arezzo, na Toscana, da nobre família Redi, em 1747. Entrou para o Mosteiro das Carmelitas Descalças de Florença, no dia 1° de Setembro de 1764. Teve uma particular experiência contemplativa, fundada na palavra do Apostolo São João: “Deus é Amor”. Viveu no amor e na imolação de si mesma e atingiu, rapidamente, a perfeição, no serviço constante e heróico de suas Irmãs. Morreu em Florença, em 1770. eus pais Inácio Fernando Maria Redi e Maria Camila Bal-Lati. Tiveram 13 filhos, Ana Maria foi a segunda. Teve três irmãs religiosas e dois irmãos sacerdotes. Ana Maria Redi Nasceu na Itália, na cidade de Arezzo, de nobre família, no dia 15 de julho de 1747. Foi uma alma contemplativa desde menina. Freqüentemente enchia-se de entusiasmo e questionava: “diga-me, quem é esse Deus?” Atraída pela palavra de São João: “Deus é Amor” (1Jo 4,16). Ingressou no Carmelo de Florença no dia 11 de março de 1765, quando recebeu o nome de Teresa Margarida do Sagrado Coração de Jesus. Durante toda a sua vida viveu o lema: “Escondida com Cristo em Deus”. Mais que “Mestra” foi um contínuo e magnífico testemunho de vida espiritual. Foi Apóstola do Sagrado Coração e de Nossa Senhora do Carmo, a quem amou entranhadamente.

A França salva do comunismo por Nossa Senhora da Oração - 1947

 “Rezai pela França que nestes dias está em grande perigo”. A Santíssima Virgem às quatro crianças em L’Ile-Bouchard no dia 8 de dezembro de 1947.
      “Em L’Île-Bouchard, um pequeno subúrbio de Touraine, não longe de Chinon, desde a manhã de 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, até domingo, 14 de dezembro, quatro garotinhas disseram ter visto a Santa Virgem, que lhes apareceu na igreja paroquial. Eis pelo menos a essência da mensagem, repetida várias vezes por Nossa Senhora:
“Peçam às criancinhas que rezem pela França”. “Rezem pela França, que nestes dias está em grande perigo”. “Não vim aqui para fazer milagres, mas para pedir-lhes que rezem pela França”.
     A perfeita coincidência dessas palavras com os graves eventos que as crianças certamente ignoravam é impressionante.

01 de setembro - Nossa Senhora de Montevirgem

A cidade de Montevergine foi fundada pelo padre da Congregação Beneditina, um peregrino proveniente da Terra Santa, Guilherme de Vercelli (1085-1142), filho de nobres que se tornou órfão e se converteu padre aos 15 anos de idade. A história se inicia com a peregrinação de Guilherme à Santiago de Compostela, quando após alguns anos retornou à Itália mantendo o desejo de peregrinar à Jerusalém. Neste momento, uma aparição de Jesus lhe aconselha a retornar à Irpinia e construir um santuário para a Virgem Maria no lugar dedicado à Grande Mãe pagã. Neste período, Guilherme firma-se sozinho por algum tempo em Melfi e depois no Monte Serico, perto de Atella, onde, por sua intercessão, Jesus opera o milagre de devolver a visão a um pobre cego.

1º DE SETEMBRO: INDICÇÃO(ciclo de 15 anos) DO NOVO ANO ECLESIÁSTICO

A Igreja de Cristo celebra neste dia a Indicção que, cuja terminologia romana significa limite, o que quer dizer o inicio do ano eclesiástico. Este termo vem da prática de que os imperadores romanos faziam cobrar, a cada ano, nesta época, um imposto sobre os seus súditos para a manutenção da armada. A taxa deste imposto anual era fixada a cada (todos os) 15 anos. E por isso que, igualmente, chamamos indiccão os ciclos de 15 anos que começam sob César Augusto, 3 anos antes do nascimento de Cristo segundo a carne. De outra parte, o mês de setembro é a época onde regressam os frutos das colheitas nos celeiros, preparando-se ao novo ciclo agrícola e dando graças a Deus pela sua benignidade para com a Criação. Faziam já assim os judeus sob o regime da antiga Lei. O primeiro dia de seu sétimo mês (inicio de Setembro), eles celebravam a Festa das Trombetas, cessando todo trabalho a fim de se consagrarem somente a oferenda de sacrifícios de agradável aroma e em louvor a Deus (Lv. 23, 24-25).

ORAÇÕES - 01 DE SETEMBRO

Oração da manhã para todos os dias 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
1 –Segunda-feira – Santos: Josué, Vitório, Terenciano
Evangelho (Lc 4,16-30)“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres ....”
Jesus apresentou-se com as palavras de Isaías (61,1): era o enviado pelo poder misericordioso de Deus para anunciar salvação para pobres, cativos, cegos, oprimidos e todos que precisassem da graça e perdão. Foi enviado para nos salvar.Se o acolhemos, ele nos envia para que também nós sejamos levemos salvação para todos, principalmente para os mais necessitados de salvação.
Oração
Senhor Jesus, sou um dos que precisam de libertação e salvação. Bendito sejais por virdes em meu socorro. Eu vos acolho como meu salvador, minha única esperança de felicidade. Enviai sobre nós o Espírito que nos prometestes, para que nos transforme e possamos, unidos a vós, ser e anunciar salvação e libertação para todos. Ajudai-nos anão desanimar diante das dificuldades. Amém.