terça-feira, 15 de outubro de 2024

Venerável Eutímio, o Novo, de Tessalônica, Monge do Monte Athos (889)

O monge Eutímio, o Novo, de Tessalônica, no mundo foi nomeado Nikita, e ele era um nativo da cidade de Ancyra, na Galácia. Seus pais, Epifânio e Anna, levavam vidas cristãs virtuosas, e seu filho era de infância, manso, piedoso e obediente. Aos sete anos ele ficou sem pai e logo se tornou o único suporte de sua mãe em todos os sentidos. Tendo entrado no serviço militar, Nikita se casou, por insistência de sua mãe. Após o nascimento de uma filha, ele secretamente deixou sua casa para entrar em um mosteiro. E por 15 anos o monge Eutímio realizou ascese no Monte Olimpo, onde ele aprendeu as façanhas monásticas dos anciãos. O monge então restabeleceu-se no Santo Monte Athos. Ao longo do caminho, tendo tomado conhecimento que sua mãe e esposa estavam em boa saúde, ele lhes informou que ele havia se tornado um monge, e enviou-lhes uma cruz, pedindo-lhes que seguissem seu exemplo. No Athos, o monge aceitou o grande-esquema e viveu por três anos em uma caverna, em total silêncio, lutando contra as tentações. E por muito tempo Santo Eutímio realizou ascese em uma coluna, não longe de Tessalônica, instruindo aqueles que vinham a ele para conselho e curando os doentes. O monge limpou tanto sua mente e coração, que a ele foi concedido visões divinas e revelações. Por ordem do Senhor, Santo Eutímio fundou dois mosteiros em 863, no monte Peristeros, não longe de Tessalônica, o qual ele guiou por 14 anos, com a dignidade de diácono. Em um deles, sua esposa e mãe aceitaram a tonsura monástica. Antes da morte, o monge estabeleceu-se em uma ilhota do Athos, onde ele repousou em 889. Seus restos foram transferidos para Tessalônica. O monge Eutímio é denominado o "Novo" na distinção do monge Eutímio, o Grande (Com. 20 de janeiro). 
Tropário - Tom VIII: 
Em ti, ó pai, aquilo que foi criado de acordo com a imagem de Deus foi manifestamente salvo. / Por aceitar tua cruz, seguiste a Cristo, e orando, tu aprendeste a desprezar a carne, pois tu a transcendeste para cuidar de tua alma imortal.// Portanto, com os anjos, tua alma se regozija, ó venerável Eutímio.
Kontáquio - Tom II: 
Cruzando o tumulto da multidão a pé enxuto,/ tu afundaste poderosamente o inimigo incorpóreo nas correntes de tuas lágrimas, / ó venerável e divinamente sábio Eutímio; / e recebendo o dom de milagres, tu curas todos os sofrimentos.// Ora incessantemente por nós todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário