MOMENTOS OPORTUNOS
sábado, 23 de novembro de 2024
REFLETINDO A PALAVRA - “Caminhando para uma cidade”
EVANGELHO DO DIA 23 DE NOVEMBRO
Beata Teresa de Jesus, Menina Mercedária-23 de novembro
Beata Maria Cecília Cendoya y Araquistain, virgem e mártir – 23 de novembro
Martirológio Romano: Em Madrid, capital de Espanha, Beata Maria Cecília (Maria Felicidade) Cendoya y Araquistain, virgem, da Ordem da Visitação de Santa Maria, e mártir, que, na grande perseguição, ao ver que suas irmãs haviam sido presas, se entregou espontaneamente na mesma noite aos milicianos, e ao lado delas confirmou o testemunho de sua fé com o supremo sacrifício da vida († 1936). A pequena Maria Felicidade fez sua entrada na vida no lar católico de Antônio Cendoya e Isabel Araquistain no dia 10 de janeiro de 1910, em Azpeitia (Guipúzcoa), Navarra. Cresceu feliz ao lado de suas irmãs. Seus pais imprimiram no coração de suas filhas o santo temor de Deus e uma sólida piedade. Embora tivesse um temperamento muito vivo, seu amor a Maria Santíssima fez com que pudesse superar seu temperamento para ser religiosa, como desejava. Sua mãe dizia que ela possuía algo diferente das demais, mas quando ela manifestou o desejo de ser religiosa, ela lhe disse: “Você monja, com esse gênio?... Você tem que corrigir esse gênio se quiser ser monja”. E sua mãe dizia que ela mudou desde aquele momento. Decidida e alegre, aos 20 anos ingressou no Primeiro Mosteiro da Visitação de Madrid, em 9 de outubro de 1930. Em sua tomada de hábito recebeu o nome de Maria Cecília. Seu temperamento vivo contrastava com seu caráter amável, simples, humilde, abnegado e muito serviçal. “Era o Anjo das pequenas práticas”, costumava dizer as Irmãs.
Beata Enrichetta Alfieri, 23 de novembro
Santa Mustiola, mártir, e o Anel da Ssma. Virgem
Santa Lucrécia de Mérida, Mártir - 23 de novembro
Santa Felicidade e seus sete filhos também mártires (23/11)
Santa Felicidade de Roma (101-165) [Foto de Wolfgang Sauber – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, Wikipedia] |
Santa Cecilia Yu So-sa, Viúva e mártir - 23 de novembro
Serva de Deus Henriqueta Aymer de la Chevalerie, Cofundadora – 23 de novembro
Beata Margarida de Saboia, Marquesa, Viúva, Dominicana – 23 de novembro
A Beata Margarida de Saboia (não confundir com a homônima Rainha da Itália, que viveu uns cinco séculos depois) era aparentada com as principais famílias reais da Europa. Seu pai era o Conde Amadeu de Saboia-Acaja, e sua mãe era uma das irmãs de Clemente VII, que durante o Grande Cisma se declarou papa em Avinhão. Margarida mereceu o apelido de Grande, que adquiriu por ter sido realmente um exemplo de grandeza evangélica nos diferentes estados em que Deus a colocou: filha, esposa, soberana e religiosa. Nasceu em Pinerolo, Turim, entre os anos de 1382 e 1390. Desde a infância foi a imagem da candura e de uma sabedoria precoce, o que a fazia aborrecer tudo que o mundo ama. Tendo ficado órfã bem cedo, junto com a irmãzinha Matilde foi entregue à tutela do tio Luís, que por falta de herdeiros homens, sucedeu o falecido príncipe Amadeu. O primeiro passo de Luís de Saboia foi pôr um fim às longas discórdias entre Piemonte e Monferrato, e ambas as partes viu em Margarida um penhor seguro de paz duradoura. Há décadas o Piemonte era agitado por guerras que visavam dominar esta região da Itália. Os Saboia, o Marquês de Saluzzo, os marqueses de Monferrato e os viscondes de Milão disputavam-na ferrenhamente.
Clemente de Roma Papa e Mártir século I
Columbano de Luxeuil Monge, Fundador de Mosteiros, Santo † 615
Miguel Agostinho Pró Juarez Jesuíta, Mártir, Beato 1891-1927
ORAÇÕES - 23 DE NOVEMBRO
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
REFLETINDO A PALAVRA - “Profetas para um mundo novo”
EVANGELHO DO DIA 22 DE NOVEMBRO
AFIA
Ilustração de Áfia e sua família jovens |
Áfia foi uma personagem bíblica mencionada na carta de Paulo a Filemom, no Novo Testamento. Ela é lembrada por ter sido esposa de Filemon e mãe de Arquipo. Apesar ser mencionada apenas um vez em toda Bíblia, sua história é lembrada e admirada por muitos cristãos no discorrer dos séculos. Muito devido aos relatos extra bíblicos, sustentados pela tradição católica. Neste artigo apresentamos a história desta personagem e sua família.
Nascimento e família de Áfia
Devido a ter apenas uma única menção a Áfia em toda Bíblia, pouco se sabe sobre esta personagem.Acredita-se que ela nasceu na Frígia na década de 30 d.C., poucos anos após Filemom. É possível que ela seja de origem grega, assim como seu esposo, dessa forma seu idioma era o grego koine.