segunda-feira, 31 de julho de 2023
REFLETINDO A PALAVRA - “Ricos diante de Deus”
EVANGELHO DO DIA 31 DE JULHO
São Fábio Mártir Porta Estandarte 31 de julho
Santos Demócrito, Segundo e Dionísio Mártires 31 de julho
Santo Afonso Rodrigues RELIGIOSO LEIGO, +1617
31 de julho - Beata Afonsa Maria Eppinger
31 de julho - Beato Francisco Solano Casey
Santa Helena (Elin) de Skövde, Viúva e Mártir - Festa 31 de julho
Mártir da primeira metade do século XII. Sua festa se celebra no dia 31 de julho. Sua vida (Acta SS., Julio, VII, 340) é atribuída a São Brynolph, Bispo de Skara, na Suécia (+ 1317). E' chamada também de Santa Elin de Vastergotland, do nome da província sueca onde se encontra Skövde.
Madre Vitória da Encarnação, Clarissa baiana do séc. XVII
![]() |
1a. pintura da Madre. mandada executar por D Sebastião |
Madre Vitória da Encarnação nasceu na cidade do Salvador, então capital do Brasil colonial, em 6 de março de 1661, sendo batizada no mesmo ano na antiga Sé da Bahia. Era filha do capitão de Infantaria, Bartolomeu Nabo Correia e de Luísa Bixarxe. Teve um irmão e três irmãs. Conforme escreveu Dom Sebastião Monteiro da Vide (1720), a casa desta família era um exemplo de lar cristão.
Em 1675, quando Vitória estava com 14 anos, seu pai desejou enviá-la, juntamente com sua irmã mais velha, Maria da Conceição, para um convento nos Açores, em Portugal, porém a menina se recusou, dizendo que preferia que lhe cortassem a cabeça a ser enviada para um convento.
Em 1677, quando foi fundado o primeiro mosteiro feminino no Brasil, o Mosteiro de Santa Clara do Desterro da Bahia, Vitória, então com 16 anos de idade, ainda dava mostras de aversão à vida religiosa, preocupando seus pais com seu comportamento.
Vivia em Salvador, naquela época, um jesuíta de muita piedade a quem o povo venerava como santo já em vida e tinha fama de ser um profeta, o Padre João de Paiva. Foi a ele que o pai de Vitória recorreu aflito para queixar-se do comportamento de sua filha em relação à religião, pedindo ao padre que rezasse por ela. O Padre João o acalmou dizendo que a menina seria, no futuro, uma grande religiosa. Passaram-se alguns anos e Vitória começou a ter frequentes sonhos com a Mãe de Deus e seu Divino Filho. Neles, a Virgem lhe apresentava o Menino e chamava-a para a vida consagrada. Em outros momentos, via o Divino Menino a colher flores no caminho para o convento e a chamava para lá. Tais sonhos se repetiram inúmeras vezes, porém, Vitória não quis seguir o que a Virgem e o Menino pediam.
São Justino de Jacobis, Sacerdote, Missionário (+1860), 31 de Julho
Nasceu em 9 de outubro de 1800 em San Fele, Luciana, Itália.Foi educado em Nápoles e entrou para os Vicentinos com 18 anos. Foi ordenado em 1824. Destacou-se como notável pregador, especialmente junto à população rural. Ele ajudou no processo de fundação de uma casa Vicentina em Monopoli. Mais tarde foi Superior em Lecce. Trabalhou com os doentes na epidemia de cólera de 1836/37 em Nápoles e milagrosamente não contraiu a doença.

GERMANO DE AUXERRE Bispo, Santo c. 378-c. 448
INÁCIO DE LOYOLA Sacerdote, Fundador dos Jesuítas, Santo 1491-1556
Beato Everaldo Hanse
ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 31 DE JULHO
domingo, 30 de julho de 2023
REFLETINDO A PALAVRA - “Um Salvador diferente”
EVANGELHO DO DIA 30 DE JULHO
São Justino de Jacobis BISPO, +1860
30 de julho - Beata Maria Vicenta de Santa Doroteia Chávez Orozco
SANTOS ABDON E SÉNEN, MÁRTIRES
Santa Maria de Jesus Sacramentado Venegas, Fundadora – 30 de julho
A primeira santa mexicana, chamada carinhosamente ''Madre Nati''
Seu pai era um católico tão fervoroso e convicto, que renunciou aos estudos universitários de jurisprudência no momento em que percebeu que estavam minando a sua Fé. Este católico coerente e corajoso transmitiu aos seus doze filhos os princípios que cultivava.
Natividade Venegas de La Torre nasceu em 8 de setembro de 1868, em Zapotlanejo, Jalisco, no México. A última de doze filhos, desde a adolescência cultivou uma devoção especial à Eucaristia, comungava todos os dias de joelho, exercia obras de caridade e sentindo o forte desejo de consagrar-se totalmente ao Senhor no serviço ao próximo.