Evangelho segundo São Marcos 9,2-10.
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles.
As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a Terra as poderia assim branquear.
Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus.
Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias».
Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados.
Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles.
Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos.
Eles guardaram a recomendação, mas perguntavam entre si o que seria ressuscitar dos mortos.
Tradução litúrgica da Bíblia
Bispo de Milão, doutor da Igreja
Comentário sobre o
Evangelho de Lucas, VII, 9ss.
«Transfigurou-Se diante deles.
As suas vestes tornaram-se resplandecentes»
Foram três os escolhidos para subir à montanha, e dois para aparecer com o Senhor. [...] Sobe Pedro, que recebeu as chaves do Reino dos Céus, sobe João, a quem será confiada a Mãe de Jesus, e sobe Tiago, que será o primeiro a ascender à dignidade de bispo. Em seguida, aparecem Moisés e Elias, a lei e a profecia, com o Verbo. [...] Subamos também nós à montanha, imploremos ao Verbo de Deus que nos apareça em todo o seu esplendor e em toda a sua beleza, que seja forte, que avance pleno de majestade e que reine. [...]
Pois, se não ascenderes a um saber mais elevado, a Sabedoria não te aparecerá, nem te aparecerá o conhecimento dos mistérios. Não conhecerás o esplendor e a beleza que estão contidos no Verbo de Deus; pelo contrário, o Verbo de Deus aparecer-te-á num corpo «sem figura nem beleza» (Is 53,2). Aparecer-te-á como um homem abatido, capaz de sofrer as nossas enfermidades (v. 5); aparecer-te-á como uma palavra nascida do homem, tapada pelo véu da letra, que não resplandece com a força do Espírito (2Cor 3,6-17). [...]
No alto da montanha, as suas vestes são diferentes do que eram lá em baixo. As vestes do Verbo são talvez as palavras das Escrituras, vestindo por assim dizer o pensamento divino; e, assim como apareceu a Pedro, a Tiago e a João com um aspeto diferente, com vestes resplandecentes de brancura, assim também aos olhos do teu espírito se ilumina já o sentido das Escrituras. As palavras divinas tornam-se como que uma neve, as vestes do Verbo «de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a Terra as poderia assim branquear». [...]
«Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra», que é a sombra do Espírito divino, que não tapa o coração dos homens, antes revela aquilo que está oculto. [...] Bem vês que, não só para os principiantes, mas também para os perfeitos, e até para os habitantes do Céu, a lei perfeita consiste em conhecer o Filho de Deus.