Evangelho segundo São Mateus 9,14-15.
Naquele tempo, os discípulos de João Batista foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: «Por que motivo nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não jejuam?».
Jesus respondeu-lhes: «Podem os companheiros do esposo ficar de luto enquanto o esposo estiver com eles? Dias virão em que o esposo lhes será tirado: nesses dias jejuarão».
Tradução litúrgica da Bíblia
Monge de Constantinopla
Catequese 46
«Dias virão em que jejuarão».
Meus filhos bem-amados e meus irmãos, Deus, que tudo governa com a sua sabedoria, conduzindo ao seu termo, de maneira excelente e avisada, as estações e os anos, também nos fez conhecer o seguinte: são estes os dias da salvação, os dias proveitosos às almas. E graças sejam dadas Àquele que nos revelou estes dias e nos julgou dignos de aqui chegar. Por isso, devemos levar em todo o tempo uma vida santa e pura, observando todos os mandamentos divinos, mas em especial neste momento. Uma vez, pois, que este é o tempo da purificação, purifiquemo-nos! Uma vez que é o tempo da abstinência, abstenhamo-nos, e não apenas de alimentos, pois isso não basta, abstenhamo-nos de invejar a boa reputação do nosso irmão, de nos irarmos e nos irritarmos contra o nosso próximo, de não impormos freio à nossa língua, deixando-a correr como quer - pelo contrário, que ela estabeleça limites para si própria, que não falemos demasiado nem em qualquer circunstância, e só de assuntos que sejam convenientes; que o nosso olhar se guarde de olhares impúdicos e que os nossos ouvidos estejam fechados, abrindo-se apenas para ouvir o que é agradável a Deus e o que Ele ama.
Sim, meus filhos bem-amados, sim, eu vos exorto a que façais de vós mesmos um instrumento, uma harpa agradável do Espírito Santo. Mantende a paz entre vós. A venerável quaresma é fatigante para o corpo, é certo, mas não cedais, fazendo fletir a vossa coragem! Tende um pouco de paciência e, como sempre acontece, deixareis de lhe sentir o peso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário