Parece definitivamente estabelecido e provado que esta festa litúrgica em honra de Nossa Senhor do Rosário teve a sua origem após a “prodigiosa vitória de Lepanto, obtida em 1571 pela armada católica, comandada por D. João d`Áustria, contra os turcos maometanos”, “a qual foi atribuída a intervenção de Nossa Senhora invocada pela oração do rosário”.
Como “acção de graças” por essa mesma vitória, o Papa São Pio V instituiu e promulgou esta festa litúrgica, que desde então foi celebrada todos os anos e a prática da oração do Santo Rosário recomendada e incentivada por muitos Pontífices Romanos, entre os quais se salientam de maneira particular o Papa Leão XIII, que sobre o Santo Rosário publicou diversas Cartas Encíclicas, Paulo VI e ainda mais perto de nós o bom e santo Papa João Paulo II.
Há que remeta a uma data anterior “a origem do Rosário”, explicando “que os anacoretas orientais usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais, dessa forma, nos conventos medievais os irmãos leigos, dispensados da recitação do Saltério, pela pouca familiaridade com o latim, completavam as suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos, e para a contagem o Doutor da Igreja, São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adopção de vários grãos enfiados num barbante”.
Como propagadores da devoção do Santo Rosário, encontramos muitos santos, entre os quais se salientam particularmente São Domingos, o Bem-aventurado Alain de la Roche, São Luís Maria Grignion de Montfort, Santo Afonso de Ligório.
A São Domingos, disse um dia a Virgem Maria : “Quero que saiba que, a principal peça de combate tem sido sempre o saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do novo testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu saltério”.
Em Fátima, a Virgem Maria ao “identificar-se” junto dos Pastorinhos, apresentou-se como sendo “Nossa Senhora do Rosário”.
Merece igualmente particular menção a Exortação Apostólica do recente Papa João Paulo II sobre a recitação do Santo Rosário.
Numa alocução pronunciada em 25 de Outubro de 1998 o mesmo explica :
“Esta oração simples e profunda, cara aos indivíduos e às famílias, outrora muito difundida entre o povo cristão. Que alegria seria se também hoje fosse redescoberta e valorizada, especialmente no interior das famílias! Ela ajuda a contemplar a vida de Cristo e os mistérios da salvação; graças à incessante invocação da Virgem, afasta os germes da desagregação familiar; é o vínculo seguro de comunhão e paz. Exorto a todos, e de modo especial às famílias cristãs, a encontrar no santo Rosário o conforto e o sustento quotidiano para caminhar nas vias da fidelidade”.
Á Beata Alexandrina de Balasar, Nossa Senhora muitas vezes lhe falou do Santo Rosário, recomendando-o como arma eficaz contra as ciladas do demónio e como oração que agrada a Jesus, porque honra Maria, sua Mãe.
Bom será recordar aqui as promessas feitas por Maria ao Bem-aventurado Alain de la Roche, que são quinze :
1) A todos aqueles que recitarem o meu Rosário prometo a minha especialíssima proteção.
2) Quem perseverar na reza do meu Rosário, receberá graças potentíssimas.
3) O Rosário será uma arma potentíssima contra o inferno, destruirá os vícios, dissipará o pecado e derrubará as heresias.
4) O Rosário fará reflorir as virtudes, as boas obras e obterá às almas as mais abundantes misericórdias de Deus .
5) Quem confiar-se a Mim, com o Rosário, não será nunca oprimido pelas adversidades.
6) Quem quer que recitar devotadamente o Santo Rosário, com a meditação dos Mistérios, se converterá se pecador, crescerá em graça se justo e será feito digno da vida eterna.
7) Os devotos do Meu Rosário na hora da morte, não morrerão sem os sacramentos.
8) Aqueles que rezam o Meu Rosário encontrarão, durante sua vida e na hora de sua morte, a luz de Deus e a plenitude das suas graças e participarão aos méritos dos abençoados no Paraíso.
9) Eu libertarei, todos os dias, do Purgatório, as almas devotas do Meu Rosário.
10) Os verdadeiros filhos do Meu Rosário, gozarão de uma grande alegria no Céu.
11) Aquilo que se pedir com o Rosário se obterá.
12) Aqueles que propagarem o Meu Rosário serão por mim socorridos em todas as suas necessidades.
13) Eu consegui do Meu Filho que todos os devotos do Rosário tenham, por irmãos em sua vida e na hora de sua morte, os Santos do Céu.
14) Aqueles que recitarem o Meu Rosário fielmente serão todos filhos meus amantíssimos, irmãos e irmãs de Jesus.
15) A devoção do Santo Rosário é um grande sinal de predestinação.
*****
A celebração de hoje, convida-nos a meditação dos Mistérios de Cristo, guiado pela Santa Maria, que nos guia à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário