sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Lucas Evangelista, Santo Século I

São Lucas nasceu, provavelmente, em Antioquia da Síria. Foi amigo e companheiro de São Paulo, apóstolo, na tarefa da propagação do Evangelho de Jesus Cristo. Toda a sua ciência médica e literária colocou à disposição do grande apóstolo. Entregou-lhe a sua pessoa e seguiu-o por toda a parte. Pertencente a uma família pagã, Lucas converteu-se ao cristianismo. Segundo São Paulo, era médico: “Saúdam-vos, Lucas, o médico amado e Demas" (Colossenses 4,14). Lucas, entretanto, é mais conhecido como aquele que escreveu o terceiro Evangelho. Segundo a tradição, escreveu o seu Evangelho por volta do ano 70. É o mais teólogo dos evangelistas sinóticos (Mateus, Marcos). Ele apresenta-nos uma visão completa do mistério da vida, da morte e da ressurreição de Cristo. Embora escrevesse mais para os gregos do que para os judeus, o seu Evangelho dirige-se a todos os homens. Mostra, com isto, que a salvação que Jesus de Nazaré veio trazer dirige-se a todos os homens. É uma mensagem universal: o Filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido (Lucas 19,10). De acordo com ele, Jesus é o amigo dos pecadores; é o consolador dos que sofrem. A vinda de Jesus é causa de grande alegria. O Evangelho de Lucas propõe-se como regra de vida não somente para a pessoa em si, mas para toda a comunidade. Daí o seu cunho social. Nele se cumpriu a máxima de Jesus: “bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”.
(*)Antioquia, 10 DC. 
(+)Tebas, 93 DC. 
Filho de pagãos, Lucas pertence à segunda geração cristã. Companheiro e colaborador de São Paulo, que o chama de “o querido médico”, é sobretudo o autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Ele prefacia o seu Evangelho com dois capítulos nos quais narra o nascimento e a infância de Jesus. Neles destaca-se a figura de Maria, a “escrava do Senhor, bendita entre todas as mulheres”. O cerne da obra, porém, é constituído por uma série de capítulos que relatam a pregação de Jesus sobre a viagem ideal que o leva da Galiléia a Jerusalém. Os Atos dos Apóstolos também descrevem uma viagem: a progressão gloriosa do Evangelho de Jerusalém à Ásia Menor, da Grécia a Roma. Os protagonistas deste empreendimento emocionante são Pedro e Paulo. Num nível superior, o verdadeiro protagonista é o Espírito Santo, que desce sobre os Apóstolos no Pentecostes e os guia no anúncio do Evangelho aos judeus e aos pagãos. Como observador atento, Lucas conhece as fraquezas da comunidade cristã, assim como notou que a vinda do Senhor não é iminente. Abre, portanto, o horizonte histórico da comunidade cristã, destinada a crescer e a multiplicar-se para a difusão do Evangelho. Segundo a tradição, Lucas morreu como mártir em Patras, na Grécia. 
Patrono: Artistas, Pintores, Escultores, Médicos, Cirurgiões
Etimologia: Luca = nativo da Lucânia, do latim 
Emblema: Boi 
Martirológio Romano: Festa de São Lucas, Evangelista, que, segundo a tradição, nascido em Antioquia em família pagã e médico de profissão, converteu-se à fé em Cristo. Tendo se tornado um companheiro querido do Apóstolo São Paulo, organizou cuidadosamente todas as obras e ensinamentos de Jesus no Evangelho, tornando-se um escriba da mansidão de Cristo, e narrou nos Atos dos Apóstolos os primórdios da vida da Igreja até a primeira estadia de Paulo em Roma. 
Com o seu Evangelho, São Lucas quis dar à história do homem, considerada pelo filósofo grego Heráclito como “um jogo de dados jogado pelas crianças” (fragmento 52), um sentido em Jesus Cristo, o coordenador daquele emaranhado de acontecimentos, salvador do mal e do absurdo que se esconde nos assuntos humanos, o “evangelizador” da esperança, da liberdade e da alegria Esta citação do Cardeal Ravasi resume a importância do grande evangelista Luca, com um nome já indicativo, portador de luz (em grego Loukás). ; Antioquia, 10 DC.; † Tebas, 93 DC.) é o evangelista autor do Evangelho de mesmo nome e dos Atos dos Apóstolos. Aparentemente ele não conheceu Jesus diretamente, mas foi um fiel seguidor de Paulo e seus. companheiro na segunda e terceira viagens de Paulo Mesmo que o seu papel na Igreja primitiva não pareça ser de primeira importância, a sua importância indirecta é fundamental: graças em particular aos Atos dos Apóstolos, ele permitiu-nos conhecer a evolução e a história de Paulo. Comunidades cristãs das primeiras décadas. Sua festa é celebrada no dia 18 de outubro; seu emblema é o boi. Ele é venerado como santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa. 
Fontes históricas e as Sagradas Escrituras 
Nos Evangelhos e Atos, Lucas não é mencionado explicitamente. Contudo, assumindo a autoria dos Atos dos Apóstolos, ele aparece como protagonista implícito de parte da pregação de Paulo descrita nas chamadas “seções nós” (Atos 16,10-17; 20,15-21; 27,1-28,16): nelas a narração passa da terceira pessoa (ex.: ele foi, eles foram) para a primeira pessoa do plural (nós fomos), sugerindo que o autor foi o protagonista dos acontecimentos narrados. Nas cartas paulinas, Lucas é mencionado três vezes de forma fugaz (Cl 4,14; Fm 24; 2 Tm 4,11), confirmando a hipótese deduzida dos Atos de que ele foi um colaborador próximo e fiel de Paulo. Outras informações estão presentes em algumas obras de autores cristãos posteriores, cuja historicidade, porém, nem sempre parece certa. 
Vida 
De acordo com o chamado Prólogo Anti-Marcionita de Marcos (século II, texto latino e grego), Lucas nasceu em Antioquia (da Síria) em uma família siríaca não judia, e exerceu a profissão de médico (ver também Col. 4.14). Não está claro se ele foi ou não um simpatizante do judaísmo (prosélito) antes de aderir ao cristianismo: dado, porém, que a mensagem cristã inicialmente ocorreu principalmente entre os judeus e só mais tarde (com Paulo) entre os pagãos greco-romanos , a primeira hipótese é mais provável. Tanto pelas indicações do Prólogo como pelo estilo das obras que lhe são atribuídas (Lc e At), Lucas parece ter tido uma robusta educação greco-helenista, que constituiu a cultura oficial do Mediterrâneo oriental da época, elemento o que estaria de acordo com o estatuto socioeconómico médio-alto correspondente à profissão exercida. O grego em que estão escritos seus escritos é fluente e elegante, mostra um excelente conhecimento da Bíblia grega (Septuaginta) e, de tempos em tempos, surgem pontos de contato com o modo de escrever dos historiadores gregos de sua época. As circunstâncias da sua adesão ao Cristianismo não são claramente conhecidas. Segundo o Cânone Muratoriano (cerca de 170), ele não conheceu Jesus diretamente, o que é confirmado pela pesquisa com testemunhas oculares mencionada no início do seu Evangelho (1,1-4). É provável que tenha conhecido o cristianismo na sua cidade natal, Antioquia, por volta dos anos 40, onde existia uma próspera comunidade cristã e onde Paulo chegou por volta de 44. Por volta de 375, Epifânio[1] identifica-o com um dos setenta discípulos enviados em missão. de Jesus (Lc 10,1), mas é provavelmente uma lenda tardia. Outras tradições tardias e lendárias identificam-no com o discípulo anónimo de Emaús (Lc 24,13-35) ou com Lúcio de Cirene (Act 13,1). As "seções nós" de Atos sugerem sua participação na segunda viagem de Paulo (que começou por volta de 50 e durou cerca de 4-5 anos, começando em Antioquia e pregando na atual Turquia e Grécia) e na terceira viagem subsequente (localizada por volta de 54 - 58 com os mesmos objetivos do anterior), que termina com a chegada a Jerusalém onde Paulo é preso por volta de 57-58 e detido em Cesaréia. A narrativa em primeira pessoa sugere também a sua presença ao lado de Paulo durante a sua viagem a Roma, à espera de ser julgado pelo imperador, e onde permaneceu numa espécie de prisão domiciliária durante pelo menos dois anos. Durante a estada forçada de Paulo em Roma, por volta de 60-62, a proximidade de Lucas ao apóstolo seria demonstrada pelas três passagens acima citadas (Col 4,14; Phm 24; 2 Tim 4,11), porém contidas em cartas cuja atribuição paulina é não é totalmente compartilhado. De acordo com o Prólogo Anti-Marcionita, Lucas permaneceu celibatário durante toda a sua vida e não teve filhos, e morreu (sem qualquer menção ao seu martírio) em Tebas, na Beócia (na atual Grécia), aos 84 anos,e ele também teria sido enterrado lá. Segundo Gaudêncio de Bréscia (século IV, PL XX.962) e Gregório de Nazianzo, porém, ele foi martirizado em Patras (também na atual Grécia) junto com o apóstolo André. Segundo o relato de São Jerônimo (De viris illustribus 7), seus ossos foram transportados para Constantinopla. Seus restos mortais chegaram então a Pádua, onde ainda se encontram na Basílica de Santa Giustina; apenas a cabeça foi preservada em Praga. 
Ao evangelista e autor dos Atos 
Lucas é atribuída a autoria do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos, o que constitui uma espécie de continuação deles. As indicações mais antigas neste sentido encontram-se no Cânone Muratoriano[2] (cerca de 170), Irineu de Lyon (Adversus Haereses 3, 1, 1, cerca de 180), o já mencionado Prólogo Anti-Marcionita (finais do século II). Ambas as obras, provavelmente escritas entre 70-80 d.C., são dedicadas a um certo Teófilo (provavelmente um eminente cristão), seguindo assim a prática dos escritores clássicos, que dedicavam as suas obras a figuras ilustres. Outra hipótese é que ele pretendia dedicar seu Evangelho aos que amam a Deus (Teófilo = “amante de Deus”). Como qualquer outro evangelista (como Marcos, Mateus, João), Lucas narra a experiência que a sua comunidade cristã teve e está fazendo da pessoa de Jesus: concretamente o significado dos seus gestos, das suas palavras, das suas ações e o traz de volta ao contexto, lugar e momento histórico atual. O que Jesus tem a ver com isso, com suas escolhas, com sua forma de se relacionar, com seu projeto; com as perguntas, as dificuldades, os problemas, as alegrias, as esperanças, com a fé, com as intenções de uma vida alternativa que esta comunidade tentava viver? Para onde foi o Sonho de Deus narrado por Jesus? Até que ponto os cristãos a tornaram sua? Como é que mudou o seu estilo de vida, a sua relação com os outros, a sua atitude face à mentalidade imperial? Lucas escreve para verificar e confirmar a consistência da fé dos seus destinatários (1, 1-4). Ele começa seu evangelho com o tema da fidelidade do Deus de Jesus, narra como as promessas se concretizaram no nascimento de Jesus; ele encerra o evangelho com esse mesmo tema ao narrar como Deus cumpriu suas promessas ao ressuscitar Jesus dentre os mortos. Este Deus, que não permitiu que o Santo de Deus visse a corrupção (Atos 2:27), certamente será fiel às promessas feitas aos seguidores de Jesus que vêm de todos os cantos da terra para ocupar o seu lugar no céu celestial. banquete com Abraão, Isaque e Jacó. Para quem? Lucas escreve para cristãos vindos do paganismo que tinham dúvidas sobre Jesus. Queriam compreender, esclarecer dúvidas sobre a vida de Jesus de Nazaré. Teófilo (nome grego que significa Amigo de Deus) é um ícone desta categoria de pessoas. Luca, ao escrever, tem em mente as pessoas e comunidades localizadas nas grandes cidades, onde existiam fortes contrastes sociais, com uma minoria de privilegiados e uma maioria de excluídos e marginalizados. Escreve para pessoas de diferentes origens culturais, com muitas barreiras e preconceitos mútuos, o que dificultava a convivência. As mulheres não eram reconhecidas em sua dignidade. A fome de pão e de relações sociais mais justas foi certamente sentida profundamente. Escreve para uma comunidade que conhece dúvidas, crises, desânimos, que se sente uma minoria insignificante diante da imensidão do Império. A atenção dada por Lucas aos encontros de Jesus com os samaritanos deve ser vista numa perspectiva missionária: a missão para com eles constitui o início da missão entre os não-judeus e faz parte do plano de Deus. Não há impedimentos: com Jesus o tempo. da salvação chegou para todos, inclusive para aqueles que eram desprezados. Deve-se notar, no entanto, que em Lucas a superação das exclusões e a perspectiva universal são acompanhadas pela sua atitude clara e positiva em relação ao povo judeu, à sua religião e cultura. A missão é universal, mas começa em Jerusalém. Quando e onde você escreve? Embora não seja fácil estabelecer uma data exata, ela pode ser aproximada considerando muitos outros eventos históricos de grande alcance. Lucas usa como uma de suas fontes o Evangelho de Marcos, que foi escrito pouco antes da Guerra Judaica de 66-70. Lucas 21, 5-38 pressupõe que a destruição de Jerusalém já ocorreu; portanto, uma data posterior a 70 é imposta a Lucas nos Atos não reflete o conhecimento da dura perseguição que ocorreu no último período do Império de Domiciano (81-96), nem reflete a amarga controvérsia que opôs a igreja e a sinagoga. após a reconstrução do Judaísmo em Iamnia (85-90 DC) Destas considerações podemos concluir, para a composição de Lucas-At, uma data entre 80 e 85. Outros estudiosos sugerem 80-90. O local exato onde foi escrito não pode ser definido, mas certamente deve ter sido alguma cidade do Império Romano, e provavelmente Antioquia da Síria, Éfeso ou Filipos, que são os locais bem conhecidos por ele. 
O Escriba e Doutor 
Dante o definiu como o “escriba da mansidão de Cristo” pela predominância, em seu Evangelho, de imagens de mansidão, alegria e amor. Companheiro e colaborador de São Paulo, que o chama de “o querido médico”. A qualificação de doutor atribuída a Luca é confirmada, segundo estudiosos, pelo exame interno de suas obras. A sua cultura e preparação específica eram certamente conhecidas nas comunidades das quais fazia parte; ele pode até ter curado a Mãe do Senhor. Certamente seu conhecimento geral e sua experiência com os homens eram notáveis. Uma longa tradição o considera natural de Antioquia, tanto que foi chamado de “o médico de Antioquia”, por isso é o padroeiro de todos os médicos e cirurgiões. 
Padroeiro dos pintores e iconógrafos 
Uma antiga tradição cristã diz que Lucas foi o primeiro iconógrafo e que pintou quadros de Nossa Senhora, Pedro e Paulo. A tradição de que Lucas foi pintor e iniciador da tradição artística cristã surgiu no contexto da controvérsia iconoclasta (730-843). Para além da especulação teológica sobre as passagens bíblicas do Êxodo e do Deuteronômio que se opõem explicitamente à representação do divino, surgiu entre os séculos VIII e IX uma busca meticulosa das antigas tradições que sustentavam a ideia de uma origem apostólica do uso do sagrado efígies. Essas histórias relatam a existência de personagens que tiveram o cuidado de pintar retratos das figuras mais importantes que giraram em torno de Jesus durante sua vida, preservando a memória de sua aparência terrena. Neste contexto foi dado o exemplo da Imagem de Edessa onde, segundo a tradição cristã, o rosto de Cristo foi impresso em linho dado como presente ao rei armênio Abgar V de Edessa. Os retratos pintados por Lucas foram preservados durante séculos em Roma e Jerusalém, dando origem a uma verdadeira escola de retratos religiosos. Os teólogos da época escolheram Lucas provavelmente porque, entre os evangelistas, ele era o mais preciso em suas descrições dos personagens sagrados, preenchendo assim diversas lacunas nos demais “sinópticos”. Acrescente-se que foi o próprio Lucas quem teve o cuidado de recordar, no prólogo do seu evangelho, que foi muito escrupuloso na recolha de informações junto das “testemunhas oculares” (1,1-4) e aqui pensamos em particular na Mãe de Jesus. ela mesma foi, de fato, a única a incluir na história informações precisas sobre a Virgem e a infância de Jesus. Por outro lado, seu papel como médico sugeria uma familiaridade com a pintura, o que na tradição antiga tardia e não. somente por ser considerada uma ferramenta essencial para a reprodução, em repertórios ilustrados, de plantas medicinais e de corpos humanos. Os próprios artistas sempre necessitaram de um certo conhecimento na área botânica para a preparação das cores. A mais antiga atestação da lenda é o Tratado sobre as imagens sagradas de André de Creta (século VIII), no qual o autor se declara seguro. a máxima precisão dos retratos lucanos, ao contrário do que acontece com as fisionomias relatadas por Josefo no Testimonium Flavianum. É interessante o testemunho de Simeão Metaphraste (950-1022), que no seu Menologium (coleção de vidas de santos ordenadas de acordo com o calendário litúrgico), além de atribuir a Lucas estudos refinados na Hélade e no Egito, sublinhou como o evangelista, por as suas obras, recorreram à "cera e às cores" (a chamada pintura encáustica, a mais difundida na antiguidade e na época proto-bizantina, antes de ser substituída pelas têmperas mais versáteis),demonstrando assim uma consciência insuspeitada (pelo menos para um hagiógrafo) das transformações da prática artística. Isto levanta a suspeita de que ele conhecia algumas pinturas antigas deste tipo que sobreviveram à iconoclastia. No âmbito da competição entre Roma e Jerusalém na promoção e conservação dos originais lucanos, o cónego Nicolaus Maniacuzio (1145) associou a qualidade do retratista do evangelista ao seu ser de origem grega. Foi, de facto, a cultura oriental que captou a determinação ex post das características estilísticas e técnicas do pintor Luca, tanto que ele apareceu então sobretudo como uma espécie de iconógrafo bizantino ante litramam, ou seja, um pintor de ícones em painéis (em especial de madeira de palmeira). O jurista Borgúndio de Pisa (1153) criou uma tradução do Tratado sobre a Fé Ortodoxa de João Damasceno com base em um manuscrito grego interpolado com a passagem do pseudo-André de Creta sobre os originais lucanos preservados em Roma e Jerusalém. Com isto, a tradição do pintor Luca encontrou uma consagração oficial e autorizada, a de um pai da Igreja. Tomás de Aquino aproveitou os elementos teóricos de João Damasceno para afirmar a necessidade de respeitar tradições veneráveis ​​como a de realizar e honrar imagens sagradas. 
Existem muitas imagens bizantinas atribuídas a ele, incluindo: 
- O ícone da Madonna de Częstochowa, em latim Imago thaumaturga Beatae Virginis Mariae Immaculatae Conceptae, em Claro Monte, em eslavo eclesiástico Ченстоховская икона БожиеМа тери, Čenstohovskaja ikona Božiej Materi. 
- O ícone Theotokos de Vladimir (em grego: Θεοτόκος του Βλαντιμίρ, Theotókos tou Blantimír), também chamado de Nossa Senhora de Vladimir ou Virgem de Vladimir (em russo: Владимирская Бого матерь, Vladimirskaja Bogomater'). 
- A Madona Constantinopolitana localizada na Basílica de Santa Giustina em Pádua, zelosamente guardada porque está muito arruinada. Conta-se que o padre Urio, guardião da basílica dos Doze Apóstolos de Constantinopla, entre os séculos VIII e IX a levou para Pádua, para Santa Giustina, junto com o corpo de Lucas e as relíquias de São Matias, para salvá-los. da fúria iconoclasta. 
- Uma antiga imagem da Virgem, chamada Salus populi romani, conservada na Basílica de Santa Maria Maggiore, na Capela Paulina, à esquerda do altar central. O ícone de Nossa Senhora está colocado no altar em uma moldura de anjos que a carregam em glória, brilhando contra o fundo azul de um céu de lápis-lazúli. As letras gregas que se destacam nas laterais da Virgem são, novamente, a abreviatura do seu título de Mãe de Deus, uma afirmação invertida e idêntica da divindade de Jesus 
- A Madona de São Lucas em Bolonha. 
As relíquias 
Segundo São Jerônimo, os ossos de São Lucas foram transportados para Constantinopla na famosa Basílica dos Santos Apóstolos depois de meados do século IV;[24] seus restos mortais chegaram então a Pádua, onde ainda são encontrados na Basílica de Santa Giustina . O abade do mosteiro Domenico e o bispo de Pádua Gerardo Offreducci juntamente com o Papa Alexandre III reuniram-se para certificar que o corpo realmente pertencia ao santo evangelista. Na verdade, a mesma fonte diz que a sua relíquia chegou a Pádua juntamente com a de São Matias na época do imperador romano Flávio Cláudio Juliano (361-363); outros escritos datam a transferência para o século VIII, durante uma perseguição iconoclasta. Uma parte de seu crânio foi transferida da basílica de Santa Giustina para a catedral de San Vito, em Praga, no século XIV, por testamento de Carlos IV de Luxemburgo. , então rei da Boêmia.[24] Uma costela do corpo do santo foi doada em 17 de setembro de 2000 ao Metropolita Hieronymos da Igreja Ortodoxa Grega de Tebas.[24] Há outra relíquia da cabeça no Museu Histórico Artístico "Tesouro", na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Um relicário contendo outra parte da cabeça de São Lucas é guardado em Cremona, na igreja de mesmo nome administrada pelos padres barnabitas. 
Autor: Don Luca Roveda 
Os médicos-cirurgiões estão cristicamente sob a proteção dos santos Cosme e Damião, os mártires curandeiros anargirianos que viveram no século III e trabalharam livremente na Síria. Outros santos “menores” também são invocados, especialmente para alguns ramos especializados como oftalmologia e odontologia. Mas o padroeiro da categoria é, sem sombra de dúvida, São Lucas Evangelista, que segundo uma longa tradição era originário de Antioquia, tanto que foi chamado de “o médico de Antioquia”. Como se sabe, esta importante cidade, que corresponde à atual Antakia, no sudeste de Türkiye, foi fundada como capital do reino da Síria em 301 aC; ali floresceu uma grande colônia judaica e era então sede de uma das mais antigas comunidades cristãs. Lucas, cujo nome provavelmente é uma abreviação de Lucano, nasceu lá como pagão, mas tornou-se prosélito ou pelo menos simpatizante da religião judaica. Ele não era discípulo de Jesus de Nazaré; ele se converteu mais tarde, apesar de nem mesmo aparecer como um dos setenta e dois discípulos originais. Tornou-se membro da comunidade cristã de Antioquia, provavelmente por volta do ano 40. Foi então companheiro de São Paulo (Tarso, início do século I / talvez 8 dC - Roma, aprox. 67) em algumas de suas viagens. Ele é encontrado com o apóstolo dos gentios em Filipos, Jerusalém e Roma. Substancialmente seu discípulo, partilhou a visão universal paulina da nova religião e, quando decidiu escrever as suas próprias obras, fê-lo sobretudo para as comunidades evangelizadas por Paulo, ou seja, em geral para os convertidos do paganismo. Porém, também se encontrou com São Tiago o Menor, chefe da Igreja de Jerusalém, com São Pedro, por um período mais longo com São Barnabé e talvez com São Marcos. A qualificação de doutor atribuída a Luca é confirmada, segundo estudiosos, pelo exame interno de suas obras. A sua cultura e preparação específica eram certamente conhecidas nas comunidades das quais fazia parte; ele pode até ter curado a Mãe do Senhor. Certamente seu conhecimento geral e sua experiência com os homens eram notáveis. Prova disso é o estilo e o uso da língua grega, bem como a própria estrutura dos seus escritos: o terceiro Evangelho e os Atos dos Apóstolos. A data de composição dos Atos remonta aos anos 63-64, e a do Evangelho, um ou dois anos antes. Luca também cultivou arte e literatura. Uma antiga tradição ainda o tem como autor de algumas "Madonas" que ainda hoje são veneradas, como em Santa Maria Maggiore, em Roma. É o único evangelista que se debruça sobre a infância de Jesus e narra episódios da vida de Nossa Senhora que os outros três não relataram. As fontes de sua narrativa foram as histórias dos discípulos e das mulheres que viveram seguindo Jesus; quase certamente os Evangelhos de Mateus e Marcos, que ele conhecia. Com a precisão cronológica e muitas vezes geográfica com que relatou os acontecimentos do Evangelho, ele, juntamente com muita paixão, contou nos Atos os primeiros passos da comunidade cristã depois de Pentecostes. Para alguns estudiosos, Lucas escreveu muito na região da Beócia, região da Grécia antiga que faz fronteira com o Golfo de Corinto e a Ática ao sul. Esta região foi sede de reinos importantes como o de Tebas. Para os gregos, o evangelista chegou a morrer naqueles locais aos oitenta e quatro anos, sem nunca ter casado e sem ter tido filhos. Para outros, porém, ele morreu na Bitínia, uma região noroeste da atual Turquia. Na verdade, nada se sabe ao certo sobre a vida de Lucas após a morte de São Paulo. Na verdade, não é certo se ele terminou a sua existência terrena com uma morte natural ou como um mártir pendurado numa oliveira. Obviamente o local do primeiro sepultamento é desconhecido. Há três cidades em particular que apelam a uma tradição de trasladação do corpo do evangelista: Constantinopla, Pádua e Veneza. São, portanto, cidades em torno das quais e a partir das quais se espalhou o seu culto. Estudos muito recentes mostram que são seus os restos mortais, com exceção da cabeça, conservada em Pádua, na basílica beneditina de Santa Giustina. Teriam vindo a esta cidade veneziana para salvá-los da destruição dos iconoclastas e já no século XIV foram construídas para eles uma capela e uma Arca, chamada Arca de San Luca. O símbolo de São Lucas Evangelista é o bezerro, animal de sacrifício. No dia 18 de outubro celebra-se na Igreja universal a sua solenidade, a solenidade Daquele que Dante definiu como o “escriba da mansidão de Cristo” pela predominância, no seu Evangelho, de imagens de mansidão, de alegria e de amor. 
Autor: Mário Benatti 
Nascido em Antioquia da Síria (Türkiye) dez anos depois de Jesus, Lucas é um bom médico pagão e, ao que parece, também pintor. Diz-se que ele foi o primeiro a retratar a Madona com o Menino. Muitas imagens da Santíssima Virgem são atribuídas a ele, como a Salus Populi Romani na Igreja de Santa Maria Maggiore em Roma. O nome Luca deriva do grego lukios que significa “nascido de madrugada, às primeiras luzes da manhã”. O santo não conhece Jesus pessoalmente, mas se converte ao cristianismo ao ouvir falar de Cristo por meio de Paulo, o futuro santo, missionário em Antioquia. Lucas fica profundamente impressionado com a história de Jesus e decide tornar-se imediatamente um colaborador próximo e companheiro de viagem de Paulo. Ele o segue até Jerusalém e até a Itália até Roma. Posteriormente, conta-se que Lucas foi como missionário a outros territórios para difundir o cristianismo: Dalmácia, Macedônia, Itália, Gália, Egito. Lucas escreve o terceiro Evangelho e os Atos dos Apóstolos onde são narrados os acontecimentos das primeiras comunidades cristãs. O Evangelho de Lucas descreve Nossa Senhora, centrando-se sobretudo na infância do Filho de Deus. O santo procura durante muito tempo testemunhas da vida de Jesus, aproxima-se dos próprios apóstolos e de Maria, Mãe de Jesus, pede-lhes que o façam. conte-lhe fatos, milagres e a ressurreição de Jesus para poder descrevê-los no Evangelho. Algumas páginas são muito famosas como as das parábolas do “filho pródigo” e do “bom samaritano”, da visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel, do nascimento de São João Baptista e das palavras de Jesus. em particular da ternura e da misericórdia de Deus. Por isso o seu emblema é o boi, símbolo da mansidão. Ele é o protetor dos médicos, cirurgiões, pintores (inclusive de vidro), escultores, artistas em geral, notários, encadernadores (inclusive de couro), escritores católicos. É invocado contra dores de ouvido. A santa não se casa e não tem filhos. Nada certo se sabe sobre sua morte. Teria ocorrido em Tebas, na Grécia, aos 84 anos, talvez por martírio ou por causas naturais. Segundo a tradição, os restos mortais de São Luca seriam encontrados em Pádua, guardados na Abadia de Santa Giustina. 
Autora: Mariella Lentini 
Fonte: Mariella Lentini, guia das santas companheiras de todos os dias

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