sexta-feira, 17 de novembro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “As passagens tortuosas ficarão retas”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
Preparai os caminhos do Senhor!
            O Advento coloca-nos numa perspectiva de caminhar ao encontro do Senhor que vem e ao mesmo tempo numa abertura para acolher Sua vinda. João Batista é o grande ícone colocado à nossa meditação. Lucas o apresenta bem dentro da história de seu tempo citando as autoridades civis e religiosas. Deus falou a seu povo por meio de João num tempo concreto. João não é uma ideia. Assim nos indica que é em nosso tempo que a redenção se realiza. João nos conduzirá nesses quatro domingos do Advento. Advento, que significa chegada, é tempo de grande esperança. Com a vinda de Cristo, temos respostas para nossas esperanças e alento nas dificuldades tornando retos os caminhos da vida. A pregação de João é como o afunilar de todo o Antigo Testamento que esperou o Messias e agora se prepara para sua chegada. João não faz poesia. Sua pregação é muito concreta. Paulo dá um belo exemplo sobre como viver a palavra de Deus deste domingo: viver ligado aos irmãos pelo amor. Ele diz: “Tenho saudades de todos vós com a ternura de Jesus Cristo” (Fl 1,8). Preparar os caminhos é encurtar as distâncias entre as pessoas. O amor cresce e ajuda no discernimento. Não basta preparar os caminhos, é preciso fazer a caminhada ao encontro do Senhor que vem ao nosso encontro. Por isso rezamos na oração da Missa: “Nós Vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida”. Como o povo de Deus sentiu Sua presença, nós também podemos ver a presença de Deus e dizer: “Maravilhas fez conosco os Senhor!” (Sl 125). Deus acerta nossos caminhos.
Tempos de restauração.
O profeta Baruc, contemplando o retorno do povo do exílio, vê a cidade de Jerusalém revestida de glória e seus filhos que voltam exultantes porque Deus se lembrou deles (Br 5,5). A confiança depositada em Deus, pelos sofridos deportados, tornou-os resistentes e firmes. A vinda de Cristo é como esse retorno. É João Batista que indica o caminho a vinda de Cristo pela pregação e pelo Batismo: “Ele percorreu toda a região do Jordão, anunciando um batismo de penitência para a remissão dos pecados”. Os montes e vales não são geográficos, mas estão dentro do coração de cada um. O homem modificado modifica o mundo. Este tempo do Ano Litúrgico tem essa característica: abrir caminhos para Deus vir a nós. Deus conta com nossa participação.
Caminhar ao encontro do Senhor
Vamos ao encontro de Cristo apreciando com sabedoria os dons deste mundo e amando as coisas do Céu (Pós-comunhão). Os valores que o mundo nos traz, quando colocados à luz de Cristo, tornam-se preciosos instrumentos de salvação. Por eles podemos preparar esta vinda de Cristo no Natal. No meio das dificuldades podemos ter a certeza que Deus, que começou esta boa obra em nós, irá levá-la à perfeição até o dia da vinda de Jesus (Fl 1,6) . Convertidos pela opção por Cristo, seguindo o exemplo de João, podemos ajudar a tantos a buscarem a Cristo. A missão da Igreja é aplainar o caminho para irem ao encontro de Deus e ensiná-los a se abrirem pela conversão de seus corações. É assim que as passagens tortuosas tornar-se-ão retas. Vivemos numa sociedade onde os montes da vaidade e da ganância provocam os vales do vazio e da insensatez. A fraternidade poderá aplainar essa estrada e conduzir todos à gruta de Belém e voltarem com os corações mudados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário