(+)Colônia, Alemanha, 663
Martirológio Romano: Em Colônia na Austrásia, agora na Alemanha, São Cuniberto, bispo, que após as invasões bárbaras renovou a vida eclesiástica e a piedade dos fiéis na cidade e em todo o território.
Vários relatos da vida deste santo foram escritos na época medieval, mas infelizmente nenhum deles é historicamente confiável nos mínimos detalhes. Cuniberto, um bispo importante e santo, cresceu na corte do governante franco Clotário II. Ordenado sacerdote, foi primeiro arquidiácono de Trier e depois, por volta de 625, recebeu a nomeação para a sede episcopal de Colônia. Tornou-se tão importante que foi considerado arcebispo, embora esta cidade só tenha sido sede metropolitana no final do século VIII. Cuniberto também foi conselheiro do rei. Em 634, Dagoberto I, filho de Clotário, proclamou seu filho São Sigiberto III rei da Austrásia, embora ele tivesse apenas quatro anos de idade. O santo bispo tornou-se um dos guardiões do menino.
Por uma carta de São Bonifácio ficamos sabendo que Cuniberto tinha a evangelização da Frísia muito próxima de seu coração, mas seu principal interesse era a pastoral de sua diocese, portanto nos últimos anos de sua vida deixou a vida na corte para se dedicar completamente a seus fiéis. Após a sua morte, os seus restos mortais foram sepultados na igreja de São Clemente que construiu em Colónia, que foi imediatamente rebatizada em sua homenagem.
Autor: Fábio Arduino
Nenhum comentário:
Postar um comentário