terça-feira, 26 de novembro de 2024

Beata Delfina de Signe, Condessa de Ariano - Festa: 26 de novembro

(*)Puimichel, França, c. 1285 
(+) Apt, França, 1360 
Martirológio Romano: Em Apt, na Provença, na França, a bem-aventurada Delfina, que, esposa de Santo Elzearo de Sabran, junto com quem fez voto de castidade, viveu na pobreza e se dedicou à oração após a morte do marido.
Delfina nasceu de facto em Puimichel, provavelmente em 1285. Era filha do senhor local. A mãe era natural de Barras, a cerca de dez quilômetros de Digne. Muito jovem, Delfina perdeu os pais e teve uma meia-irmã, com o gracioso nome de Alayette, que logo ingressou num convento. Quanto a Delfina, os restantes parentes, os tios, colocaram-na no mosteiro agostiniano de Santa Catarina, em Soys, onde se hospedava a sua tia, uma certa Irmã Cecília, e provavelmente exerceu forte influência sobre a menina. Seus tios a aceitam de volta quando ela tem treze anos, porque querem se casar com ela. Carlos II de Anjou, rei da Sicília, atribuiu-o ao filho do conde de Ariano. Delfina recusa: declara à família que decidiu permanecer virgem e dedicar-se a Deus. Os tios ficam furiosos e insistem ainda mais porque temem que o rei entenda mal o motivo da recusa e a veja como. uma forma disfarçada de rejeitar o pedido. Para tentar convencer a menina, e acreditando que um religioso poderá influenciá-la melhor do que eles, fazem intervir um franciscano, a quem Delfina comunica explicitamente a sua intenção de se dedicar a Deus. situação em que ele colocaria a família dela, e a aconselha a concordar com o noivado de qualquer maneira, apenas para recusar o casamento mais tarde. Delfina deixa-se persuadir e troca as promessas solicitadas com o jovem Elzeario (Auzias) de Sabran, provavelmente em 1297. Dois anos depois, a 5 de Fevereiro de 1300, o casamento é celebrado em Avinhão. Delfina tem quinze anos, dois a mais que o jovem marido. Quando este lhe fala sobre relações sexuais, ela responde invocando o exemplo de Cecília e seu marido Valeriano, nos tempos antigos, ou a história de Aleixo que abandonou a casa da família na noite de seu casamento. E fá-lo com tanta bondade, lemos no processo de beatificação de Delfina, que Elzeario “começou a chorar, por um sentimento de devoção muito forte”. Porém, sem desanimar, de vez em quando ele persiste com a jovem esposa, a tal ponto que um dia ela adoece, acometida por uma forte febre, e avisa ao marido que só se recuperará se ele prometer morar ao lado de ela em um estado de abstinência perpétua. Pouco depois Elzeario sai para fazer um curativo no Castelo de Sault. Durante esta ausência ele reflete profundamente sobre o pedido de uma noiva que ama e decide aceitar a situação surpreendente que resulta para ambos. Desde a morte de seu pai, ele teve que ir para a Itália para resolver a sucessão; sua ausência duraria quatro anos. Ao regressar, Delfina confessa-lhe que fez voto de virgindade na capela do castelo de Ansouis. Longe de se envergonhar, Elzeario quer fazer o mesmo voto; após o que os dois cônjuges recebem a comunhão das mãos do seu confessor. Ambos passam a vida fazendo boas obras, tanto quanto podem. Ao administrar os seus bens e posses, Elzeario reuniu em Puimichel uma pequena comunidade que aceita uma regra de vida que poderíamos chamar monástica: funções religiosas, discursos espirituais, obras de caridade. Ele aparentemente vive como um grande senhor de sua época, mas tem visões místicas; e, embora Elzeario divida a cama da esposa, esta dorme vestida, e ambos quando estão sozinhos no quarto levantam-se e rezam juntos. Elzeario foi enviado à corte de França numa embaixada: era para propor uma noiva ao duque da Calábria. Durante esta ausência, enquanto estava em Avinhão rezando, Delfina de repente teve uma visão de toda a família do conde vestida de preto. Ele entendeu que Elzeario estava morto. E de fato, algum tempo depois, a notícia chegou à Provença vinda de Paris. Delfina lamentou durante muito tempo aquele amado marido, até ao dia em que, enquanto ela rezava novamente no seu quarto em Cabrières, ele lhe apareceu e disse: “O nosso vínculo foi rompido; estamos livres dele”. Na verdade, ambos estavam agora livres daquele vínculo conjugal que tinha sido ao mesmo tempo a sua alegria e o seu tormento. Mais tarde, Delfina decidiu vender tudo o que possuía para dar o dinheiro aos pobres, interpretando literalmente as palavras do Evangelho; primeiro os bens móveis, depois os castelos. Como a rainha da Sicília, Sancia, esposa do rei Roberto, lhe pediu, ele foi para Casasana, na Sicília, onde permaneceu vários anos para cuidar da rainha e lhe fazer companhia. Lá fez voto de pobreza absoluta, de acordo com a iniciativa tomada na Provença. Convocou seus familiares, os empregados, declarando que tudo o que encontrasse em sua residência lhes pertencia e que usufruiriam disso por toda a vida, tendo a obrigação de doar tudo aos pobres após a morte; "Se, pelo amor de Deus, você quiser me manter com você, junto com minha irmã freira, e nos fornecer as necessidades da vida como faria com quaisquer duas mulheres pobres, espero que Deus a recompense. .. E quero que a partir de agora não me considere mais como sua senhora, mas apenas como sua companheira e como uma simples peregrina que você acolheu em nome de Cristo”. Voltando à Provença, participava de todas as tarefas domésticas e principalmente das mais simples, como varrer ou lavar a louça. Ela usava apenas roupas grosseiras de lã simples e, na cabeça, um véu de linho. Delfina morreu trinta e sete anos depois do marido, em 1360, “um dia depois de Santa Caterina, de madrugada”. Ela tinha setenta e seis anos e já estava doente há muito tempo. Elzeario foi declarado santo após um processo iniciado em 1351. Três anos após a morte de Delfina, também teve início seu processo de beatificação. Pessoas ao seu redor relataram numerosos milagres que ocorreram logo após sua morte. Com efeito, no dia 26 de novembro de 1360 o seu corpo, coberto com o hábito dos Frades Menores, foi transportado para a igreja de Santa Caterina. Na noite seguinte, ouviu-se uma música harmoniosa, relataram testemunhas. Muitos declaram que saíram para ver de onde vinham aquelas canções, mas, como não viram ninguém, atribuíram-nas a coros angélicos. Um certo Stefano Martino, que não andava sem muletas, entrou na igreja e saiu curado no dia 26 de novembro; e no dia seguinte o promotor de Apt, Raybaud de Saint-Mitre, que havia decidido oferecer uma refeição aos pobres na casa da condessa, ficou surpreso ao ver chegar muito mais gente do que o esperado. Ele havia cozinhado apenas uma émine, ou seja, cerca de cinco litros de ervilha; teria sido necessário três vezes mais para alimentar as cerca de duzentas pessoas que compareceram; mas depois que todos comeram ainda havia uma grande panela cheia de ervilhas. Assim, os milagres sucederam-se após a morte de Delfina, tanto que, em 1363, foi iniciado o seu processo de canonização. O arcebispo de Aix, os bispos de Vaison e Sisteron foram os encarregados da investigação, que começou em 14 de maio de 1363 em Apt, na igreja das Cordilheiras. Uma sessão solene na catedral reuniu toda a multidão, que aprovou o julgamento. e declarou a santidade da Condessa de Ariano. A partir desse momento considera-se concluído o julgamento com os depoimentos das testemunhas oculares. O texto foi entregue ao Papa no mês de outubro seguinte. Mas neste ponto os dolorosos acontecimentos que afligiram o Cristianismo tiveram uma repercussão. Urbano V, que então ocupava o trono papal em Avinhão, e que era afilhado de Elzeario, encontrou-se numa posição difícil. Queria regressar a Roma, fez mesmo um regresso que teria sido muito curto, e preferiu adiar a canonização de Delfina. Depois, em Avignon, a partir de 1378, os papas foram eleitos em condições mais que duvidosas, e com eles começou o chamado período do Grande Cisma. Foi necessário esperar até 1417 para que a paz e a unidade fossem restabelecidas na Igreja. Entretanto, na capela das Cordilheiras de Apt, o corpo de Delfina foi colocado num caixão próximo daquele que continha os restos mortais de seu marido Santo Elzeario. O tempo passou. O julgamento nunca foi retomado. Elzeario é sempre venerado como santo, enquanto Delfina só tem direito ao título de beata. O estranho destino deste casal de santos só adquire toda a sua importância se for colocado no contexto trágico e perturbado em que viveram. Sabemos que ocorreram grandes catástrofes naturais no século XIV; a fome de 1315-16, a Peste Negra de 1348; e, além das guerras franco-inglesas, o cristianismo encontra-se num estado de incerteza face a um papado um tanto enfraquecido, mantido sob controle pelo rei de França e pela Universidade de Paris, e residente em Avinhão desde 1309. Em nesta época tão conturbada, a santidade deste casal virgem está totalmente em sintonia com a vida do Reino de Deus e os destinos escatológicos de toda a humanidade assumem um significado elevado: “Serão como anjos no céu”, sim lê no Evangelho. De forma mais concreta, Elzeario e Delfina, na preocupação constante de aprofundar a fé que os anima, são várias vezes úteis. Elzeario é amigo de um famoso franciscano, Francisco de Maironnes, do convento de Sisteron, que, tendo ido a Paris para lecionar, pôde ajudar o conde de Ariano no momento da sua morte. Quanto a Delfina, as testemunhas do seu julgamento declararam diversas vezes que ela sabia dissuadir aqueles que “tinham opiniões falsas ou falavam mal do Sumo Pontífice”. Tinha que haver discussões intensas na região de Avignon, e com razão, diante de um tribunal pontifício sobre o qual o mínimo que se pode dizer é que levava uma existência que não se conformava com a pobreza evangélica! Mais ainda, o seu julgamento é o eco das então difundidas afirmações heréticas sobre a Santíssima Trindade e o “Reino do Espírito Santo” que numerosos videntes anunciaram e que tiveram o efeito de introduzir uma espécie de “quaternidade” na vida divina: consequência das pregações proféticas de um Joaquim de Fiore, que em sua época quase não foi ouvido, mas cujos discípulos distantes assumiram as teorias acaloradas sobre uma Igreja do Espírito Santo que teria sucedido a de Cristo. Sabemos como tais erros foram frequentemente repetidos pelos franciscanos, no ramo daqueles que eram chamados de espirituais. Um certo Durando, que testemunha no julgamento de Delfina, mostra a condessa "horrorizada" pelas opiniões heréticas de um frade menor cujo nome ela não lembrava e que viera de Nápoles para discutir com ela a crença na Trindade. “Ele usou sofismas para tentar provar que havia uma quarta pessoa em Deus”, declara. A condessa respondeu relembrando o ensinamento da Igreja e o símbolo de Atanásio. Noutra ocasião, foi diante do próprio Papa, Clemente VI, que Delfina, chamada para discutir com os santos doutores, surpreendeu-os com a sua autoridade; e todos concluíram que ele não poderia saber muitas coisas “exceto por inspiração do Espírito Santo”. Este é provavelmente o mesmo Durando cuja vida narram várias testemunhas no julgamento de Delfina, do qual recebeu um milagre. Era um gascão, Durando Arnaldo de la Roque Aynière. Ele e alguns companheiros assolavam a Provença em 1358, quando caíram numa emboscada preparada pelo povo de Ansouis, que, sem julgamento, os atirou num poço com "cerca de vinte e dois juncos de profundidade", como especifica uma testemunha. Fecharam-no com pedras grandes e depois afastaram-se. Quando lhe amarraram as mãos, Durando invocou em seu coração a condessa Delfina, que então se encontrava em Apt e cuja fama de santidade o impressionou profundamente. Agora, no fundo do poço, onde havia sido jogado na segunda-feira, ele voltou a si na manhã de quarta-feira, e uma voz interior lhe disse: “Levanta-te, sai daqui”; percebeu que os cadáveres dos seus companheiros que haviam sido atirados diante dele haviam amortecido sua queda, e que ele só havia sido atingido por uma grande pedra, na tíbia. Ele conseguiu se levantar, gritou com todas as forças; atônitos, os que estavam no castelo o ouviram, trouxeram-lhe cordas e puxaram-no para fora em segurança. Durando mais tarde foi até Delfina, ouviu suas exortações e converteu-se, confessou-se e permaneceu por algum tempo perto de Apt, na ermida de Santa Maria di Clermont. Parece que mais tarde se tornou frade, provavelmente em Rocamadour. Durante o processo de canonização ele testemunhou três vezes. 
Autor: Guido Pettinati

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