segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Santa Modesta de Trier Virgem Festa: 4 de novembro

A beneditina Modesta, abadessa de Öhren, perto de Trier (século VII), tinha um vínculo espiritual - embora vivessem longe e nunca se vissem - com Santa Getrude de Nivelles. Na verdade, é lembrado num livro sobre seus milagres. A alma de Gertrude apareceu para Modesta e revelou que ela acabara de morrer. No dia seguinte, ela quebrou a promessa de silêncio quando o bispo de Metz veio visitá-la e descreveu-lhe
Gertrude tal como a tinha visto. No século XVIII, o corpo de Modesta estava na abadia de Sankt Irminen. Hoje seus ossos estariam na igreja de San Mattia. (Futuro) 
Martirológio Romano: Em Trier, na Austrásia, na atual Alemanha, Santa Modesta, abadessa, que, consagrada a Deus desde a infância, foi a primeira a liderar o rebanho de virgens consagradas do mosteiro de Öhren nesta cidade e se uniu a Santa Gertrudes de Nivelles da grande amizade em Deus. 
A pouca informação que chegou até nós provém de uma passagem do panfleto 'De virtutibus s. Geretrudis' que narra os milagres de s. Gertrudes de Nivelles († 659), este panfleto foi escrito por uma autora contemporânea do s. Gertrudes e Santa Modesta e portanto confiáveis. Na segunda metade do século VII, no mosteiro de Trier, na Alemanha, dedicado a 'S. Maria ad Horreum', viveu como abadessa. Modesta, que desde criança foi consagrada a Deus e teve uma grande e espiritual amizade com Santa Gertrudes, apesar de nunca terem se visto. Depois de vários anos, enquanto Modesta rezava na igreja do seu mosteiro, em frente ao altar de Nossa Senhora, de repente viu S. Gertrude que lhe revelou que ela havia morrido naquele dia e naquela mesma hora. Terminada a visão, Modesta foi proibida de falar sobre isso com qualquer pessoa, mas permaneceu em silêncio durante todo o dia. Na manhã seguinte, o bispo de Metz Clodolf († 667) chegou ao mosteiro e pediu-lhe notícias de Gertrude, abadessa de Nivelles, portanto longe de Öhren de Trier e como era o seu rosto, a descrição do bispo correspondia à mulher da visão e então Modesta contou ao prelado o que havia acontecido. Clodolph obteve informações e assim foi possível confirmar que Gertrude havia morrido justamente naquela hora e dia, era 17 de março de 659. Parece que Modesta foi a primeira abadessa do mosteiro de Öhren de Trier, fundado por s. Modoaldo († 640), na primeira metade do século VII. Morreu no dia 4 de novembro de um ano no final do século VII e seu corpo foi venerado em 1769 na igreja da abadia de Santa Irmina em Öhren; em 1770 a igreja foi destruída e reconstruída, mas nenhum altar foi dedicado à santa. Segundo os fiéis da região, suas relíquias foram transferidas para a igreja de S. Mattia, onde repousam misturadas com muitos ossos de santos. O seu culto está documentado pelo menos desde o século IX e o seu nome apareceu entre as virgens nas litanias dos santos, nos calendários e livros litúrgicos de Tréveris e Utreque. O 'Martirológio Romano' celebra-o no dia 4 de novembro. 
Autor: Antonio Borrelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário