Evangelho segundo S. Mateus 1,1-17.
Genealogia de
Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão:
Abraão gerou Isaac; Isaac
gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou, de Tamar, Farés e
Zara; Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadab; Aminadab
gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz
gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David. David, da
mulher de Urias, gerou Salomão; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias;
Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias
gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; Josias gerou
Jeconias e seus irmãos, ao tempo do desterro de Babilónia. Depois do
desterro de Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliacim; Eliacim gerou Azor; Azor
gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar;
Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacob; Jacob gerou José, esposo de Maria, da
qual nasceu Jesus, chamado Cristo. Assim, todas estas gerações são: de
Abraão a David, catorze gerações; de David ao desterro de Babilónia, catorze
gerações; do desterro de Babilónia até Cristo, catorze gerações.
Tradução litúrgica da Bíblia
Rupert de Deutz (c. 1075-1130), monge beneditino
De Divinis
Officiis, 3, 18
«Na tua posteridade serão abençoadas todas as nações da Terra» (Gn
28,14)
Em S. Mateus lemos a genealogia de Cristo,
costume tradicional da Santa Igreja que tem belos e misteriosos motivos. Este
texto apresenta-nos a escada que Jacob viu de noite, durante o seu sono (Gn
28,11s). Apoiado no alto dessa escada, que tocava os céus, o Senhor apareceu a
Jacob e prometeu-lhe que herdaria a Terra. [...] Ora, sabemos que «a sua vinda
é-nos apresentada de forma simbólica» (1Cor 10,11). Então o que prefigura essa
escada, senão a linhagem da qual Jesus haveria de nascer, linhagem que o santo
evangelista remontou com um sopro divino, de maneira que chegasse a Jesus
passando por José? E a este José o Senhor confiou o Menino. Pela «Porta do Céu»
(Gn 28,17) [...], quer dizer, pela bem-aventurada Virgem, sai Nosso senhor a
chorar, feito criança por nós. [...] No seu sono, Jacob ouviu o Senhor
dizer-lhe: «Na tua posteridade serão abençoadas todas as nações da Terra», e
esse facto realizou-se com o nascimento de Cristo.
Era o que o
evangelista tinha em vista quando, na genealogia de Jesus, inseriu Rahab, a
prostituta, e Rute, a moabita; porque ele viu que Cristo não encarnou apenas
para os judeus, mas também para os pagãos, Ele que Se dignou ter antepassados
entre esses pagãos. Por conseguinte, vindos dos dois povos, judeu e pagão, como
dos dois lados da escada, os antepassados de Cristo, colocados nos diferentes
degraus, recebem o Senhor que desce do alto dos céus. E os santos anjos descem e
sobem por esta escada, por onde os eleitos são primeiramente descidos, para
receberem humildemente a fé na encarnação do Senhor, sendo depois elevados, a
fim de contemplarem a glória da sua divindade.
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