segunda-feira, 15 de junho de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Todo povo anuncia o Senhor”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
1582. Um povo para todos
                        Papa Francisco tem uma visão muito ampla da evangelização. E tem sede que todos possam receber a alegre mensagem do Evangelho. Em sua Exortação Apostólica, documento sobre a evangelização (A Alegria do Evangelho) trouxe sua experiência de uma Igreja que busca novos caminhos, sobretudo os caminhos pisados pelos pobres. Tem consciência da gravidade da missão de levar o conhecimento de Jesus a todos. Fizemos um caminho de reflexão sobre a situação em que nos encontramos usando o método do Ver, Julgar e Agir. Agora vamos refletir sobre a missão fundamental da Igreja: Anunciar Jesus. Não é o anúncio de uma doutrina, mas de uma Pessoa. Fé é aceitar uma Pessoa concreta, Jesus Cristo. Quem evangeliza não é uma instituição, mas “todo o povo que peregrina para Deus” (EG 111). Fomos habituados a pensar a Igreja é o Papa, os Bispos, os Padres. Essa pirâmide de poder passou à pirâmide do serviço. Não podemos dizer: evangelização é problema dos padres e dos bispos, mas crer que o povo é o primeiro evangelizador. Aqueles têm sua missão preponderante na evangelização, mas o primeiro responsável é o povo, como conhecemos pela história. Se todo o povo não for evangelizador, testemunhando sua adesão a Cristo, o anúncio não chega longe. A missão vem da misericórdia de Deus que a atrai para si. A Igreja é enviada por Jesus Cristo como sacramento da salvação oferecida por Deus (LG 1). Deus toma a iniciativa. A salvação é oferecida a todos (GS, 22). Deus nos convoca como povo, e não como seres isolados (LG 9). “A Igreja deve ser o lugar da misericórdia onde todos possam se sentir acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo a vida boa do Evangelho” (EG 114).
1583. Um povo de muitos rostos.
            Ser povo é uma unidade, mas também implica nas diferenças, sobretudo quando pensamos em sentido de nosso mundo tão diversificado. “O Povo de Deus se encarna nos povos da terra, cada um dos quais tem a sua cultura própria” (EG 115). Cada cultura é um instrumento precioso para expressar a vida cristã. Cultura implica toda a vida do povo, com todas as suas manifestações. Tudo que não é contra a graça salvadora é apto para expressar a fé e os bons costumes. “A graça supõe a cultura, e o dom de Deus encarna-se na cultura que o recebe” (Id). Ao longo da história tantos povos diferentes receberam a fé, fizeram florir o evangelho na vida diária e o transmitiu segundo as próprias modalidades culturais (EG 116). É belo ver como o Espírito Santo fecunda uma cultura com a força transformadora do Evangelho. O Cristianismo não dispõe de um único modelo cultural. O Evangelho assume o rosto das diversas culturas e dos diversos povos onde for acolhido. Uma única cultura não absorve totalmente a beleza da Igreja adornada de muitas jóias.
1584. Diversos povos numa só fé
            “A diversidade cultural não ameaça a unidade da Igreja” (EG 117). Pelo contrário, a uniformidade pode tornar as realidades desiguais. A unidade se faz pela fé e o amor.  A comunhão de fé é realizada pelo Espírito que constrói a comunhão. A harmonia é realizada pelo Espírito Santo. Temos que desligar o mais possível a Igreja de uma determinada cultura. Jesus era judeu e não desprezou sua raça e cultura, mas não impôs. Há elementos que permanecem, mas não anulam as demais culturas. “É indiscutível que uma única cultura não esgota o mistério da redenção de Cristo” (EG 118). A colorida túnica de José é uma expressão do amor do Pai (Gn 37,3-4). O povo de Deus unido anuncia a bela salvação.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário