sábado, 13 de junho de 2015

13 DE JUNHO - O SANTO MAIS POPULAR DO MUNDO

Santo Antônio (1195-1231) pode ser visto sob diversos ângulos devido a sua grande popularidade: Santo casamenteiro, santo taumaturgo, missionário....Desde criança Antônio queria ser missionário em terras estrangeiras. Para isso entrou na Ordem Franciscana. Deixou Portugal, sua pátria, e embarcou para a África. Mas adoeceu, devido ao clima quente, e precisou voltar.Na volta o navio foi açoitado por ventos e tempestades, indo parar nas costas da Itália. Lá ele viveu algum tempo na humildade e no anonimato, até que um dia seu talento se revelou de modo providencial.Faltou pregador para uma missa de ordenação sacerdotal. Frei Antônio, convidado para preencher a lacuna, pregou com tanta erudição e unção, que foi nomeado pregador da Ordem.Durante vários anos pregou de cidade em cidade, arrastando as multidões com sua palavra inflamada. Muitos saíam de madrugada de suas casas para pegar lugar nas igrejas. Coisa inaudita para aquele tempo: Frei Antônio chegou a pregar para mais de vinte mil pessoas. Mas o intenso trabalho o esgotou. Morreu com apenas 36 anos.
  1. Seus muitos títulos:Santo Antônio. viveu pouco, mas realizou muito. Mencionemos apenas os títulos que recebeu da Igreja e do povo:
  2. Martelo dos hereges:Porque combateu ardorosamente as heresias.Doutor da Igreja:Escritor e Missionário inflamado.
  3. Arca do Testamento:Tinha a Bíblia no coração e na vida.
  4. Santo casamenteiro:Jovens, moças principalmente, o invocam pedindo um bom casamento.
  5. Taumaturgo:É o santo dos milagres. Os milagres e prodígios atribuídos a ele são incontáveis.
  6. Santo do povo:Em quase todas as famílias há (ou havia) um filho com o nome de Antônio ou Antônia e apelidos derivados de Antônio!  Antoninho, Toinho, Tonho, Totonho, Tonhão, Tonico, Toico, Totico, Tunico...
  7. E outros títulos como:O santo das coisas perdidas, o santo universal, o santo da pobreza. Em muitas igrejas, nos dias 13, distribui-se o “pão  de S. Antônio”.
  8. É chamado : “o mais santo dos italianos e o mais italiano dos santos”. O processo de sua canonização foi o mais curto da História: Durou apenas 11 meses.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa-Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário