quarta-feira, 15 de maio de 2024

SÃO TORQUATO, BISPO DE GUÁDIX

Torquato viveu entre os séculos III e IV e foi o primeiro Bispo da cidade de Acci, hoje Guadix, na Espanha. Segundo algumas fontes, era confessor, e, segundo outras, mártir. É recordado como o primeiro dos Sete “viri” espanhóis, Bispos de diversas cidades do sul da Espanha, venerados como Santos. 
Guadix (Granada), séculos III-IV.
Viveu entre os séculos III e IV, San Torquato é o primeiro bispo da cidade de Acci – hoje Guadix – na Espanha. Segundo algumas fontes ele é um confessor, segundo outras um mártir. É lembrado como o primeiro dos “Sete Viri Espanhóis”, bispos de várias cidades do sul da Espanha, venerados como santos. 
Etimologia: Torquato = adornado com colar, do latim
Martirológio Romano: No sul da Espanha, comemoração dos santos Torquato, bispo de Guadix e outros seis bispos de diferentes cidades: Ctesifonte de Verja, Segundo de Ávila, Indalécio de Torre de Villaricos, Cecílio de Elvira, Hesíquio de Rocadillo e Eufrásio de Andujar de Veja.
Ele é o primeiro dos sete “Viri Apostolici”; os sete "Viri" são Torquato, Ctesifonte, Secondo, Indalezio, Cecílio, Hesíquio, Eufrásio, todos bispos de cidades do sul da Espanha da época. Nos calendários hispânicos 'Vigiliano' e 'Emilianense' do século X, sua memória ocorre em. 1º de maio, dia da festa dos sete 'Viri' na igreja espanhola. Segundo a tradição foi o primeiro bispo de Acci (hoje Guadix) na província de Granada e viveu e morreu nesta cidade nos séculos III-IV. Não se sabe se foi mártir ou confessor, mas na cidade de Guadix, da qual é o principal patrono, é festejado como mártir no dia 14 de junho. Desde o século VIII as suas relíquias foram encontradas, devido às invasões muçulmanas, numa igreja construída em sua homenagem, perto do rio Limia e de lá no século X foram transportadas para a igreja de Cellanova, pelo fundador do mosteiro de Cellanova (Orense), s. Rudesindo. Em 1592 o túmulo foi aberto e parte das relíquias foi enviada para Guadix, Compostela, Orense, para o mosteiro de El Escorial e para o colégio jesuíta de Guadix e em 1627 também para Granada. O restante das relíquias foi colocado na capela-mor da igreja de Cellanova, juntamente com o corpo do fundador. Rudesindo. São Torquato ainda é lembrado nos Calendários das Igrejas de Ourense com os seis bispos e apenas no de Compostela e como mártir nos dias 15 ou 21 de maio. A data da celebração de acordo com o novo Mart. Rom. 
Autor: Antonio Borrelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário