A santa francesa Maura de Troyes era de família nobre. Extremamente religiosa desde cedo, convenceu o pai a aprofundar a vida de fé sob a orientação do bispo Prudêncio. Seu irmão tornou-se padre e ela herdou uma grande fortuna que gastou com os pobres e com a Igreja. Maura morreu com apenas 23 anos, por volta de 850. (Futuro)
Martirológio Romano: Em Troyes, no Sena, na França, Santa Maura, virgem, assídua nas obras de piedade e caridade.
Há uma Vida contemporânea de Santa Maura, curta mas confiável, escrita por São Prudêncio de Troyes (6 de abril), que baseia sua história em conversas com sua mãe, e narra que desde cedo Maura, nascida em 827, liderou uma vida intensa de oração totalmente centrada em Deus.
Com oração e exemplo, embora ainda criança, converteu seu pai, Maurano, e parece que com caridade e devoção incentivou seu irmão, Eutrópio, a se tornar sacerdote e mais tarde bispo de Troyes. A própria Maura continuou a viver em casa, onde passava o tempo a rezar, a cuidar da sua mãe Sedulia e a ajudar os pobres e necessitados através da Igreja.
A sua vida foi cuidadosamente planeada para a realização de todas as atividades, e pontualmente pontilhada de atos de penitência: jejuava todas as quartas e sextas-feiras, por exemplo, e às vezes caminhava descalça pelos três ou quatro quilómetros que a separavam da abadia de Mantenay, desde o abade ele era seu guia espiritual. Maura foi muito cautelosa em não chamar a atenção para os seus dons, embora se dissesse que milagres ocorreram por causa das suas orações.
Ela morreu em 21 de setembro de 850, com apenas vinte e três anos, e foi sepultada na cidade de Château-Nore-de-Troyes.
Autor: Luca Pellegrini
Nenhum comentário:
Postar um comentário