Evangelho segundo São Mateus 13,1-9.
Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-Se à beira-mar.
Reuniu-se à sua volta tão grande multidão que teve de subir para um barco e sentar-Se, enquanto a multidão ficava na margem.
Disse muitas coisas em parábolas, nestes termos: «Saiu o semeador a semear.
Quando semeava, caíram algumas sementes ao longo do caminho: vieram as aves e comeram-nas.
Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra, e logo nasceram, porque a terra era pouco profunda;
mas, depois de nascer o sol, queimaram-se e secaram, por não terem raiz.
Outras caíram entre espinhos, e os espinhos cresceram e afogaram-nas.
Outras caíram em boa terra e deram fruto: umas, cem; outras, sessenta; outras, trinta por um.
Quem tem ouvidos, oiça».
Tradução litúrgica da Bíblia
Monge perto de Mossul
Discursos ascéticos,série1,n.º32
Cem por um
Da mesma forma que todo o poder das leis e dos mandamentos que Deus deu aos homens se realiza na pureza de coração, como disseram os Padres, assim também os modos e as formas pelas quais o homem reza a Deus se realizam na oração pura. Na verdade, o fim último dos gemidos, das prosternações, das súplicas, das lamentações e de todas as formas que a oração pode revestir é a oração pura. A reflexão deixa de ter algo que a sustente: nem oração, nem movimento, nem lamentação, nem poder, nem liberdade, nem súplica, nem desejo, nem prazer naquilo que espera nesta vida ou no mundo que há de vir; depois da oração pura, não há mais nenhuma forma de oração. Acima desse limite, já não é oração, é maravilhamento: a oração cessa e começa a contemplação. A oração é a semente, a contemplação é a colheita. O semeador maravilha-se ao ver o inexprimível: como é que as sementinhas que lançou à terra deram espigas florescentes? A vista da colheita deixa-o estupefacto. Do mesmo modo que só um homem em mil cumpre menos mal os mandamentos e as coisas da Lei, e consegue atingir a pureza da alma, assim também só um em mil é digno de atingir, com muita vigilância, a oração pura, de atravessar o limite e descobrir este mistério. Pois não é dado a muitos, mas a poucos, conhecer a oração pura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário