Santo Ursino foi o primeiro bispo de Bourges. São Gregório de Tours, no À Glória dos Confessores, escreveu:
A cidade de Bourges recebeu a palavra da salvação da boca de Santo Ursino, que, depois de ter sido ordenado bispo, constituiu e governou a primeira Igreja de Bourges. Ao morrer, foi enterrado no campo, junto com outros corpos que ali jaziam.
Naquele campo, plantou-se extenso parreiral, de modo que tudo acabou no esquecimento. Conta-se que, quando Santo Augusto era abade de São Sinforiano de Bourges, teve um estranho sonho, em que Santo Ursino lhe apareceu e disse:
- Cava a terra e procura meu corpo, porque eu sou Ursino, o primeiro bispo desta cidade.
Santo Augusto respondeu:
- Onde cavar, onde procurar a tua sepultura, se ignoro o lugar em que tu foste deposto?
Santo Ursino, silenciosamente, tomou-o pela e conduziu-o ao local em que o haviam enterrado, e disse:
- Meu corpo está debaixo desta parreira.
O santo abade, acordou e, imediatamente, foi referir o sonho ao bispo, o qual não ligou a mínima importância à narrativa.
Um dia, São Germano, tendo deixado Paris, passou de viagem por Bourges, onde pernoitou. Ali, teve o mesmo sonho. A Santo Augusto, São Germano contou a visão e, como o seu sonho concordava inteiramente com o do abade, ambos, de noite, acompanhados dum clérigo, buscaram a vinha e o lugar indicado por Santo Ursino. Cavara, a terra, e encontraram um sarcófago. Abrindo-o, deparou-se-lhes um corpo intacto.
Santo Ursino foi, então, transportado para a basílica de São Sinforiano, a qual, logo mais, tomou-lhe o nome.
A vida do primeiro bispo de Bourges é lendária. Teria assistido ao Lavapés, à Paixão, não deixando os Apóstolos durante os quarenta dias que seguiram a Ressurreição. Assistiu à Ascensão e ao Pentecostes. Depois acompanhou Santo Estevão até os eu martírio, recolhendo-lhe os restos. Enterrou-os, e foi expor todos os sucessos a São Pedro. Tendo ficado ao lado do Príncipe dos Apóstolos, acompanhou-os, mais tarde, a Roma. Ali, assistiu a sua crucifixão.
O Papa São Clemente enviou-o à Gália. Indo para Bourges, Santo Ursino converteu e batizou grande número de pagãos, morrendo bastante idoso e em grande paz.
(Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume XIX, p. 269-270)
Nenhum comentário:
Postar um comentário