sexta-feira, 14 de maio de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Alegrai-vos no Senhor”!

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
MISSIONÁRIO REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Alegria da Salvação.
 
Terceiro domingo do Advento! Como no quarto domingo da Quaresma, temos um dia que deixa escapar alguns raios da alegria da festa que se aproxima. A oração da missa assim reza: “Ó Deus que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai-nos chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las com intenso júbilo na solene liturgia”. A salvação trazida por Cristo é uma alegria que celebramos com júbilo São Paulo diz aos Filipenses: “alegrai-vos sempre no Senhor, repito alegrai-vos”(Fl 4,4). O profeta Sofonias interpreta o perdão de Deus à cidade pecadora como alegria e júbilo (Sof. 3,14,18). A salvação e o perdão são fontes de alegria. Lucas anuncia: “Ele pega a ovelha perdida, coloca nos ombros e cheio de alegria e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido. Haverá mais alegria nos céus por um pecador que se converta...” (Lc 15,7). Deus é fonte de Alegria. O Pai, Filho e Espírito Santo são uma família alegre que vive numa contínua festa onde celebram o amor. Até diz que “o Espírito nos ungiu com o óleo da alegria” (Sl 45,7). Ouve tanto medo e condenação na Igreja. Por que? 
Alegria que transforma 
A alegria não é somente um sentimento do coração. A alegria é algo mais profundo que se reflete no exterior, mas é fonte de transformação. A alegria tem uma repercussão mais concreta: é a conversão que transforma nossa realidade pessoal e social. O primeiro passo é abrir-se e saber aprender o caminho da salvação. Que podemos fazer? Perguntam a João Batista. João toca os pontos que exigem mudança e levam à alegre salvação: o apego e a ganância individualista que pensa só em si e amontoa riquezas. “Quem tem duas túnicas e quem tem comida divida”. É a alegria da condivisão. Aos donos do dinheiro e às autoridades da economia ele diz: “não explorem. Não deveis cobrar mais do que foi estabelecido”. Juros, exploração, ganância são coisas de hoje de hoje também. Os lucros não geram alegria. Aos que usam a autoridade e o poder militar, João convida a não explorar as pessoas nem exercer violência, sobretudo para arrancar o dinheiro fácil: “não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsa acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário” (Lc 1,14). Vemos em nossa sociedade: algumas autoridades sobem seus salários sempre mais, outros fazem pressões para tirar dinheiro. Parece que João vive hoje. A alegre salvação que chega vai transformar a situação. Se não existe esta transformação não há também a salvação espiritual. 
O Espírito que batizará 
A humildade de João leva-o a dizer que não é digno de desatar as sandálias de Jesus. Ele anuncia um batismo diferente: O Espírito introduz na vida divina, na relação alegre do Pai, Filho e Espírito Santo. É um fogo que queima estas maldades da humanidade. É preciso ter consistência de conversão. Por isso podemos dizer: alegrai-vos. Assim podemos nos preparar para o Natal do Senhor e viver sua alegre vinda. 
Leituras: Sofonias 3,14-18; 
Filipenses 4,4-7;Lucas 3,10-18. 
Homilia do 3º Domingo do Advento(14.12)
EM DEZEMBRO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário