Evangelho segundo S. Lucas 7,24-30.
Quando os
mensageiros de João Baptista se retiraram, Jesus começou a falar dele à
multidão: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Mas que
fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Os que vestem com luxo e vivem
regaladamente encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um
profeta? Sim — Eu vo-lo digo— e mais do que profeta. É aquele de quem está
escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o caminho
diante de ti’. Eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há nenhum
maior do que João; mas o mais pequeno no reino de Deus é maior do que ele». Todo o povo que O escutou, incluindo os publicanos, proclamaram a justiça de
Deus, recebendo o batismo de João. Mas os fariseus e os doutores da Lei, que
não quiseram receber o batismo, anularam para si próprios o desígnio de Deus.
Tradução litúrgica da Bíblia
Comentário do
dia:
Eusébio de Cesareia (c. 265-340), bispo, teólogo, historiador
Comentário sobre Isaías, 40; PG 24, 365-368 (Breviário)
«Que fostes ver ao deserto?»
«Uma voz clama no deserto: preparai o
caminho do Senhor, endireitai as veredas do nosso Deus» (Is 40,3). Declara
abertamente o profeta Isaías que não é em Jerusalém, mas no deserto, que se há
de realizar esta profecia, isto é, a manifestação da glória do Senhor e o
anúncio da salvação para toda a humanidade. E tudo isto se cumpriu
historicamente e à letra quando João Batista pregou o advento salvador de Deus
no deserto do Jordão, onde se manifestou a salvação de Deus. De facto, Cristo
manifestou-Se e a sua glória apareceu claramente a todos. [...]
Tudo
isto se dizia porque Deus havia de vir ao deserto, intransitável e inacessível
desde sempre, que era a humanidade. Com efeito, todo o género humano era um
deserto totalmente fechado ao conhecimento de Deus, e nele não podiam entrar os
justos de Deus nem os profetas. É por isso que aquela voz manda abrir caminho
para o Verbo de Deus, e aplanar os seus obstáculos e asperezas, a fim de que o
nosso Deus possa entrar quando vier. [...]
«Sobe ao vértice do monte
elevado, tu que anuncias a boa nova a Sião! Ergue vigorosamente a tua voz, tu
que anuncias a boa nova a Jerusalém» (Is 40,9) [...] Qual é esta Sião, senão a
que antes foi chamada Jerusalém? [...] Não será isto uma maneira de designar o
grupo dos apóstolos, escolhidos de entre o povo antigo? Não se tratará daquela
que recebeu em herança a salvação de Deus [...], que está situada no vértice,
quer dizer, fundada sobre o Verbo, o Filho único de Deus? Na verdade, foi a ela
que foi ordenado [...] que anunciasse a todos os homens a boa nova da salvação.
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