domingo, 9 de agosto de 2015

Homilia do 19º Domingo Comum (09.08.15) “Eu sou o Pão da Vida”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Quem comer deste pão viverá
              Como no deserto, os judeus murmuram contra Jesus recusando seu ensinamento e sua Pessoa. O pecado da murmuração é grave, pois inclui um ato de soberba por se fazerem juízes de Jesus recusando a afirmação de sua divindade: “Eu sou o Pão descido dos Céus”. O verbo “Eu Sou” O identifica com o Pai. Pelo fato de conheceram sua família recusam sua condição de enviado de Deus. Dizem: “Não é este o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode dizer que desceu do Céu?” (Jo 6,42). Jesus responde: “Não murmureis... Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E Eu o ressuscitarei no último dia” (43-44). Há uma razão mais profunda na recusa a Jesus: “Todo aquele que escutou o Pai, e por Ele foi instruído, vem a mim” (45). Para crer em Jesus é preciso ser instruído pelo Pai. Quem tem abertura ao Pai acolhe o Filho. Ele viu o Pai. Quem crê Nele tem a Vida Eterna. Esta vida vem do Pai e o Filho é aquele que a dá. Pela fé se tem esta Vida. Temos em seguida a proposta de Jesus como alimento: “Eu sou o Pão da Vida” (48). Jesus supera a maravilha do maná, pão vindo do Céu. “Vossos pais comeram o maná e morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer nunca morrerá” (49-50). Crer em Jesus e comer o Pão da Vida dá garantia de Vida Eterna, pois Jesus dá a Vida ao que crê e se alimenta do pão que é Ele. E continua: “Eu sou o Pão vivo descido do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo” (51). Mais adiante, no texto que não será lido este ano, Jesus diz que “se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós” (52). E haverá união de vida com Ele, pois “quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele... e ele viverá por mim” (56).
A força do alimento
            Como comentário a esse texto, temos a história de Elias que, fugindo da rainha Jesabel que queria matá-lo, recebe um alimento que lhe dá força para caminhar 40 dias até o monte Sinai onde se encontra com Deus. Vemos aqui os efeitos da Eucaristia: força para a vida e para encontro com Deus, em certo sentido, de ressurreição. Ser instruído por Deus é crer em Jesus. Essa fé dá a Vida Eterna. Crer em Jesus é acolhê-lo como vindo do Pai.  Quem come desse pão tem a Vida. Cremos e O encontramos no pão da Eucaristia que é sua carne entregue e seu sangue derramado para a vida do mundo. Vemos aqui a noção de Ceia Eucarística que é presença e atuação da Morte e da Ressurreição do Senhor. Crendo rezamos: “Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!” (Sl 33). A história de Elias confirma para nós a grandeza e a força da Eucaristia.
Imitadores de Deus
            Os frutos do alimento celeste, o Pão da Vida, mudam nosso modo de viver. Paulo diz aos efésios que se revistam de Cristo. Continuando em sua orientação, convida: “Sede imitadores de Deus, como filhos que Ele ama. Vivei no amor como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor” (Ef 5,1-20). Paulo ensina a não contristar o Espírito Santo com o qual foram marcados. Viver em Cristo significa viver uma boa vida comunitária: “Toda amargura, irrigação, gritaria, injúria, devem desaparecer. Sede bons uns para com os outros: compassivos, perdoando-vos mutuamente como Deus vos perdoou em Cristo” (Ef 4,30-32). O Pão da Vida que comemos nos une a Deus e modela nossa vida na comunidade. Ele gera comunhão.
Leituras: 1 Reis 19,4-8;Salmo 33; Efésios 4,30-5,2; João 6,41-51 
1.   Os judeus recusam Jesus e seu ensinamento por ser Ele um comum como eles. Ele se identifica com o Pai quando diz “Eu Sou”.  Para acolher Jesus é preciso abrir-se ao Pai que instrui sobre o Filho. Ele é o Pão da Vida. O Pão é sua carne para a vida do mundo. Comendo sua carne e bebendo seu sangue na Eucaristia temos a Vida e permanecemos Nele. 
2.   A história de Elias que foge e é sustentado por quarenta dias por um pão dado por Deus, ilustra a palavra de Jesus sobre o Pão da Vida. A Eucaristia é força e ressurreição. A fé dá a Vida Eterna. Crer em Jesus é acolhê-lo como vindo do Pai. Cremos e O encontramos no pão da Eucaristia que é presença e atuação da Morte e Ressurreição. 
3.   Os frutos do alimento celeste, o Pão da Vida, mudam nosso modo de viver, vendo os males que destroem a comunidade e vivendo o amor para sermos imitadores de Deus. O Pão da Vida que comemos nos une a Deus e modela nossa comunidade. 
                        Pílulas de subsistência           
            Como os filhos de Israel murmuram no deserto contra Moisés, os judeus que comeram do pão multiplicado pelo milagre começaram a murmurar contra Jesus porque se declarara pão descido do Céu. Eles sabiam que Jesus era filho de José. Conhecem sua família. Como declarar a fé a um que é como nós? É o grande desafio da fé: crer além das aparências.
            Por esse texto o evangelista João mostra que Jesus, o homem que era um do povo, é ao mesmo templo o Filho de Deus que veio do Céu para dar Vida. Ele é o alimento que tomamos pela fé e pelo pão da Eucaristia. Crer é ter a vida eterna. Comer o pão da vida é garantir a imortalidade: “Quem come deste pão nunca morrerá”. O pão que dá é sua carne dada para a vida do mundo.  Vemos aqui explicação completa da Eucaristia, é sacrifício e ceia; vida dada para alimento de imortalidade; Alimento que sustenta como sustentou Elias nos 40 dias pelo deserto.

            Paulo nos estimula a imitar Deus, vivendo no amor que é o fruto da fé em Cristo na comunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário