sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Beato Gilberto "o Grande", Abade de Citeaux 17 de outubro

Martirológio Romano:
Em Toulouse, também na França, o aniversário da morte do Beato Gilbert, abade de Cîteaux, que, de origem inglesa, era um homem de alta ciência e defendeu São Tomás Beckett no exílio.
Ele nasceu na Inglaterra no final do século XI e em sua Em sua juventude, ele se tornou um monge na abadia de Clairvaux. Sua virtude e sua Em 1143 foi enviado como abade para o mosteiro de Nossos acampamentos. Vinte anos depois, em 1163, ele foi chamado para o abadia mãe de Cîteaux como abade. Ele ficou do lado do O Papa Alexandre III contra o antipapa Otaviano. Em 1166, o capítulo geral de sua Ordem enviou Pontigny para se encontrar com São Tomás Becket, banido da Inglaterra, da ameaça de Henrique II contra o Cistercienses ingleses se hospedado por cistercienses franceses. Enquanto viajava, a morte o surpreendeu em Toulouse em Ano 1167.
 Martirológio Romano: Em Toulouse, novo na Gália, a morte de São Gilbert, abade de Citeaux, que, nascido em England, um homem ilustre por sua erudição, defendeu São Tomás Becket. 1167/72. 
De origem inglesa, foi feito Cisterciense, provavelmente no mosteiro de Ourscamp; ele conheceu São Bernardo de Claraval, a quem ele tentou imitar em tudo. Ele foi abade em 1147 de Swineshead, cargo em que permaneceu por 20 anos; em 1163, foi eleito abade de Citeaux. Em Em 1167, ele renunciou à abadia sob a pressão das dificuldades que o rei Henrique II colocou os cistercienses, que ficaram do lado de São Tomás Beckett. Em sua doutrina condensada no Os sermões refletem uma intensa vida espiritual. Ele estava atento às correntes de seu tempo, mencionando casos negativos como o cisma do antipapa Vítor. Seu amor pela vida monástica e especialmente pela vida cisterciense era grande. Aludido às perseguições que recebeu. Seus biógrafos pensam que são as perseguições de Henrique II por seu apoio a São Tomás, o que o obrigou a ir para o exílio no Mosteiro cisterciense de Pontigny. Mesmo que não haja evidências, parece que ele se retirou para o mosteiro de L'Arrivour, na diocese de Troyes, sufragâneo de Claraval, onde morreu. https://vidas-santas.blogspot.com/2013/10/beato-gilberto-el-grande-abad-de-citeaux.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário