Martirológio Romano: Em Alexandria, Egito, Santa Eutrópia, mártir, que entregou seu espírito em meio a torturas cruéis por se recusar a negar a Cristo.
De acordo com as narrativas dos sinaxarianos orientais, que nem sempre concordam em detalhes, Eutrópia foi julgada e martirizada sob o governante de Alexandria, Apelliano. O nome deste magistrado romano é conhecido apenas através da Acta do mártir Epimachus que, tendo ido a Alexandria na época da perseguição de Décio (249-51), foi julgado por Apellian. Quanta validade histórica há nesta história, não sabemos. No entanto, tomando como base a Acta de Epimachus, pode-se estabelecer que Eutrópia caiu na perseguição de Décio.
Presa porque visitou cristãos na prisão (um detalhe que não é encontrado em todas as narrativas), levada perante o prefeito, ela demonstrou constância heróica, recusando-se a negar Cristo. Submetida à tortura de arranhões e fogo, ela teria se voltado para o monitor exclamando: "Seu fogo está muito frio!" Apelliano tentou no dia seguinte convencê-la a renegá-la, mas, vendo seus esforços inúteis, ordenou sua decapitação.
Autor: Gian Domenico Gordini
Fonte:
Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:
Postar um comentário