quarta-feira, 21 de agosto de 2024

São Sidônio Apolinário Bispo de Clermont Festa: 21 de agosto

(cerca de 423-480)
 
Martirológio Romano: Em Clermont-Ferrand, na Aquitânia, França, São Sidônio Apolinário, que, como prefeito da cidade de Roma, ordenou bispo de Clermont, versado nas ciências sagradas e profanas, como verdadeiro pai universal e médico ilustre, forte em a coragem cristã opôs-se à ferocidade dos bárbaros. 
Caio Sólio Apolinário foi um galo-romano nascido em uma família nobre de Lyon por volta de 430. Seu pai e seu avô foram prefeitos pretorianos. Sidônio não apenas manteve o cargo, mas elevou-o, apesar de todos os problemas da época, aos quais sobreviveu com sucesso e honra. Por isso há muitas informações sobre sua vida, mais do que muitos outros santos da época. Sidônio não era apenas astuto política e socialmente, mas também um excelente compositor de versos para ocasiões especiais. Este foi provavelmente um dos principais fatores que garantiram sua sobrevivência. Ele recebeu uma educação clássica em Áries, estudando com Claudian Mamertus de Viena. Casou-se com Papianilla, filha de Avitus, herdeiro da propriedade de Avitacum em Auvergne. Com ela ele teve um filho e três filhas. Avito, escolhido pela aristocracia da Gália, tornou-se imperador em julho de 455. Sidônio foi a Roma com o novo imperador e em 1º de janeiro de 456 recitou um panegírico em sua homenagem (à maneira de Claudiano, que manteria a partir daquele momento). ). Como recompensa por este serviço, uma estátua dele foi erguida entre os poetas no Fórum de Trajano. Sidônio sempre atraiu esse tipo de reconhecimento, durante e depois de sua vida. Pouco tempo depois, Avito foi deposto e Sidônio participou de uma revolta centrada em Lyon em nome de seu sogro. Foi uma má escolha: a insurreição, de facto, fracassou. Consequentemente, o desaparecimento de Sidônio da cena política deveria ser esperado, mas em vez disso ele conseguiu ganhar o favor do novo imperador, Maggiorano, e em 458 em Lyon, recitou um panegírico em sua homenagem. Isso lhe rendeu um cargo de funcionário público em Roma, a partir de 459 ou 460. Em 461, Maggiorano foi morto por Ricímero, o Godo, que nomeou Severo imperador. Sidônio voltou à França por alguns anos. Em 465 Ricímero envenenou Severo e em 467 Antêmio foi escolhido em seu lugar. No mesmo ano, Sidônio foi a Roma à frente de uma delegação galo-romana e, em 1º de janeiro de 468, recitou um panegírico em homenagem ao novo imperador. Em reconhecimento, foi nomeado praefectus urbi, prefeito de Roma. Sidônio, em 469, retornou à Gália e aceitou com relutância - já que não tinha experiência eclesiástica - a nomeação como bispo de Auvergne, tendo Clermont-Ferrand como sede. Uma característica fundamental para um bispo era gozar de certa autoridade para se opor aos interesses dos poderosos, por isso muitos bispos pertenciam a famílias senatoriais. Diz-se que Sidônio foi um pastor sério e eficiente, que dedicou aos seus padres e à diocese a mesma energia que havia demonstrado para o bem-estar moral de seus escravos. Renunciou à poesia, começou a jejuar dia sim, dia não, doou muitos dos seus bens aos mosteiros e aos pobres, ajudando a sustentar mais de quatrocentos habitantes da Borgonha afetados pela fome; organizou procissões em tempos de guerra, defendeu com coragem o seu povo, especialmente contra os visigodos quando sitiaram Clermont. A sua capacidade como estadista e o seu patriotismo foram provavelmente elementos decisivos na escolha de alguém que, como ele, defenderia os interesses do poder central perante os seus inimigos. A cidade, porém, caiu em 474. Sidônio ficou assustado com a heresia ariana e ainda mais quando viu que a autoridade romana cedeu formalmente Auvergne a Eurico, o Godo, em 475 e foi exilado na fortaleza de Liviana, perto de Carcassonne. Foi tratado com humanidade e foi libertado em 476, com permissão para voltar a cumprir as suas funções de bispo até à sua morte, o que provavelmente ocorreu em 479-480, se não mais tarde, em 489-490. Ele dedicou a maior parte de seu tempo nesses últimos anos à coleta e publicação de suas cartas. Vários escritos de Sidônio sobreviveram: principalmente três longos panegíricos e alguns poemas juvenis dedicados a amigos. Conhecemos também nove livros das Epístolas, cartas a amigos e parentes e sete livros escritos durante os anos de episcopado. As cartas são produtos literários no estilo de Plínio, o Jovem, e se alguma vez foram escritas nas datas indicadas,certamente devem ter sido cuidadosamente retrabalhados. Destes obtemos numerosos recortes da vida cristã da época: os aristocratas locais reunidos em torno do túmulo do cônsul Syagrius no dia de São Justo, à sombra de uma pérgula num dia quente de outono; o colorido interior da nova catedral de Lyon, com um dos poemas de Sidônio na decoração em mosaico da parede da basílica; Claudiano Mamerto, filósofo, arquiteto, orador, exegeta, poeta e músico enquanto ensaia meticulosamente seus arranjos musicais dos salmos (instructas docuit sonare classes). Os escritos de Sidônio retratam-no como um orgulhoso patriota galo-romano e como um aristocrata extremamente consciente de sua posição, mas também dos deveres da amizade. Possuindo um estilo muito formal, ele estava pronto para demonstrar conhecimento de artifícios retóricos e discurso ornamentado com abundância de metáforas excessivas para o discurso. No entanto, existem poucos escritores verdadeiramente originais e os seus poemas, tal como as suas cartas, são frequentemente performances agradáveis ​​e tentativas literárias bem sucedidas. O conteúdo espiritual de suas obras é mínimo, embora existam inúmeras referências edificantes à mitologia clássica. Nos séculos em que foram publicados alguns compêndios de autores latinos, sagrados e profanos, para a educação dos jovens cristãos, um típico Chorus Poetarum (semelhante ao publicado por Louis Muget em Lyon em 1615), considerou as obras de Sidonius, em conjunto aos de Claudiano e Ausônio, como "profanos", enquanto Prudêncio, Venâncio, Lactâncio e outros foram considerados autores "religiosos". Por um longo período, portanto, Sidônio foi (e em certo sentido continua sendo) o último representante da cultura clássica no final de uma era que incluía Lucrécio, Horácio, Catulo, Propércio e Marcial. São Gregório de Tours (17 de novembro) fez uma coleção (agora perdida) de suas Orações Eucarísticas, as Contestatiunculae.No entanto, existem poucos escritores verdadeiramente originais e os seus poemas, tal como as suas cartas, são frequentemente performances agradáveis ​​e tentativas literárias bem sucedidas. O conteúdo espiritual de suas obras é mínimo, embora existam inúmeras referências edificantes à mitologia clássica. Nos séculos em que foram publicados alguns compêndios de autores latinos, sagrados e profanos, para a educação dos jovens cristãos, um típico Chorus Poetarum (semelhante ao publicado por Louis Muget em Lyon em 1615), considerou as obras de Sidonius, em conjunto aos de Claudiano e Ausônio, como "profanos", enquanto Prudêncio, Venâncio, Lactâncio e outros foram considerados autores "religiosos". Por um longo período, portanto, Sidônio foi (e em certo sentido continua sendo) o último representante da cultura clássica no final de uma era que incluía Lucrécio, Horácio, Catulo, Propércio e Marcial. São Gregório de Tours (17 de novembro) fez uma coleção (agora perdida) de suas Orações Eucarísticas, as Contestatiunculae.No entanto, existem poucos escritores verdadeiramente originais e os seus poemas, tal como as suas cartas, são frequentemente performances agradáveis ​​e tentativas literárias bem sucedidas. O conteúdo espiritual de suas obras é mínimo, embora existam inúmeras referências edificantes à mitologia clássica. Nos séculos em que foram publicados alguns compêndios de autores latinos, sagrados e profanos, para a educação dos jovens cristãos, um típico Chorus Poetarum (semelhante ao publicado por Louis Muget em Lyon em 1615), considerou as obras de Sidonius, em conjunto aos de Claudiano e Ausônio, como "profanos", enquanto Prudêncio, Venâncio, Lactâncio e outros foram considerados autores "religiosos". Por um longo período, portanto, Sidônio foi (e em certo sentido continua sendo) o último representante da cultura clássica no final de uma era que incluía Lucrécio, Horácio, Catulo, Propércio e Marcial. São Gregório de Tours (17 de novembro) fez uma coleção (agora perdida) de suas Orações Eucarísticas, as Contestatiunculae. Sidônio foi venerado em toda a Gália, provavelmente, como já foi dito, porque, como muitos outros santos, foi um bispo que não deixou lembranças tristes de sua obra. 
Autor: Alban Butler

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