sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Beato João Giovenale Ancina Bispo Festa: 30 de agosto

Bispo oratoriano, amigo 
de São Francisco de Sales. 
Homem de grande eloquência. 
(*)Fossano, Cuneo, 1 de outubro de 1545
(+)Saluzzo, Cuneo, 30 de agosto de 1604 
Elevado à honra dos altares por Leão XIII em 9 de fevereiro de 1890, Giovanni Giovenale Ancina foi um dos primeiros discípulos de São Filipe Néri”. No Oratório de Roma, em contato com o Padre Filippo, Ancina encontrou o caminho pelo qual planejaria fielmente toda a sua existência: para o Oratório, principal obra apostólica da Congregação, trabalhou com inteligência e dedicação, colocando seus talentos como um homem de letras e um artista, bem como um estudioso das ciências teológicas e um pregador admirado, também estavam ao seu serviço. Chamado de volta a Roma em 1596, foi escolhido pelo Papa como Bispo de Saluzzo. 
Etimologia: João = o Senhor é beneficente, dom do Senhor, do hebraico Emblema: Equipe pastoral 
Martirológio Romano: Em Saluzzo, no Piemonte, o beato Giovanni Giovenale Ancina, bispo, que, outrora médico, foi um dos primeiros a ingressar no Oratório de São Filipe Neri. O Oratório foi para ele uma marca que orientou e alimentou a sua vida e o seu ministério. Entre os depoimentos que podem ser vistos em seus escritos está também um poema, em que - com a harmonia de fala, ritmos e sons que revela em Ancina o poeta e o músico e também o homem culto - ele canta o espírito e o propósito do Oratório: o intelecto humano, capaz de elevar-se, através do exercício da mente, ao conhecimento da criação e da sua beleza, "uma grande coisa é certa" (o Humanismo do Padre Filipe e da sua escola!), mas este nobre empreender por si só não é suficiente para um homem se o seu coração estiver frio ou se ele definhar devido à ausência de “ardor celeste” (o fervor religioso e a devoção calorosa da escola de Filipe, em que falar ao coração”!); se o homem não recorrer àquele espírito divino, o único que pode dar à alma imortal a alegria de que tem sede e que o conforta mesmo nas horas de dor, e se ele não responder com boas obras (o compromisso ascético da proposta filipina !) pelo amor de Deus, nada vale, muito menos os bens do mundo e qualquer prestígio humano. O Oratório, com os seus sermões familiares e os seus cantos, trata desta busca da “perfeição” humana obtida como dom ao subir os caminhos da “montanha”, no topo da qual “tudo arde com o 'amor de quem ama a Deus': aquele que mergulha na comunhão com Deus arde plenamente de amor. O Oratório “Que o intelecto humano descubra tudo / o ser criado, e que nada se esconda aqui, o engenho é refinado onde é usado; / que a arte, a natureza e o céu se revelam, // uma grande coisa é certa, alta gestão e trabalho. / Mas tente dizer-lhe a verdade e sem véus, / o que acontece se o coração frio como o sangue / ou definhar com pouco ardor celestial? // Uma forma gentil e graciosa à vista / pode muito bem parecer, mas de nada vale, / se o espírito divino não for recuperado / onde só a alma imortal pode ser feliz, // e fora disso fica amarga e triste , / se a alma for perfurada dez feridas mortais. / Não é nada ter monarquias entre mil mundos, / se não corresponderes a Deus com boas ações. // Aqui o Oratório é completamente fixo e atento, / esse afeto é despertado e aquecido: / cada concerto / e cada discurso dos seus fins e finalidades para isso, para manter sempre a alma firmemente com Deus, verdadeiramente feliz. // Agora só chegamos às encostas da montanha, // onde no meio das costas e no jugo sagrado no topo / tudo arde de amor quem ama a Deus". Quando, em 1586, iniciou em Nápoles o Experiência oratoriana, o Padre Ancina foi designado pelo Padre Filippo para aquela Casa a pedido reiterado do Padre Francesco M. Tarugi, e com o mesmo ardor ali desenvolveu múltiplas atividades de pregação e estudo, dedicando-se também à poesia e às composições musicais, do qual o “Templo Harmônico da Bem-Aventurada Virgem Maria” permanece um documento precioso, uma coleção de cantos espirituais e laudes para três, cinco, oito e doze vozes. A capital do Reino viu-o como promotor, durante uma década, de encontros culturais e educativos em diversos ambientes. O seu fervor apostólico impulsionou-o a entrar em toda a realidade cultural e espiritual de Nápoles, e a cidade respondeu-lhe com um favor extraordinário. Para a aristocracia e o ambiente da Corte - que olhou com profundo interesse pastoral, sem esquecer de trazer para este mundo as angústias e os problemas dos pobres - fundou o Oratório dos Príncipes; ele estabeleceu associações para médicos, estudantes, comerciantes, artesãos. Organizou peças de teatro e academias para as quais preparou textos e músicas; compôs numerosas obras religiosas em prosa e verso, a maioria das quais ainda inéditas. Com esta dedicação incansável à actividade pastoral desenvolveu os critérios de apostolado que seguiria nos anos seguintes, especialmente no curto espaço do seu serviço episcopal. Em Roma e em Saluzzo recordou muitas vezes as experiências de Nápoles. Chamado a Roma em 1596, quando já se aproximava a sua nomeação para o bispado de Saluzzo, acordada entre Clemente VIII e o duque de Sabóia, Pe. Giovenale viveu uma terrível provação; especialmente quando, em 1598, a decisão parecia irrevogável. Numa Roma que conheceu a pressa frenética de muitos rumo à carreira eclesiástica, fugiu, tomando o caminho de Narni, San Severino, Fermo..., chegando a Loreto e seguindo para outras localidades. Com aquele gesto profético - que o colocou em sintonia com a mais pura tradição do Oratório, do qual, apesar das intervenções do próprio Padre Filipe, o novo Papa, conhecendo o valor destes homens, retirou, em 1592, o Pe. Tarugi para o arcebispado de Avignon e Pe. Giovan Francesco Bordini para o de Cavaillon - Pe. Giovenale tentou permanecer o apóstolo que sempre foi, mas na simplicidade do estilo oratoriano. Regressou energicamente a Roma do seu tão almejado “deserto”, e ali foi acolhido “com aplausos universais”, como lemos no “Atalho da vida do Venerável Servo de Deus Giovanni Giovenale Ancina, bispo de Saluzzo”: “aclamado por todos pela generosa fuga à dignidade oferecida; O Cardeal Tarugi em particular não deixou de elogiá-lo, dizendo: ... Não se encontram Padres Juvenis que digam: Fugi para ficar no deserto”. Devido às contínuas negociações entre a Cúria Romana e o Estado de Sabóia sobre os direitos reivindicados pela Sé Apostólica, a nomeação foi adiada. Oficializado no Consistório de 26 de agosto de 1602, Pe. Giovenale teve que aceitar esse encargo. Certamente teria pensado naquele momento nos versos deliberadamente populares compostos em Fermo nos dias da fuga: o “Novo cântico de Giovenale Ancina, a pecadora, à imitação do Beato Jacopone da Todi. 1598”, como os intitulou, ou “O Peregrino Errante”, como mais tarde serão chamados: “Pastorado grandes problemas: com a vida em risco, quando o rebanho se desordena... Bispado grande tempestade, noite e dia incomoda o coração: se você 'Você gosta desta festa, venha para a frente, seu carneiro!' Mas certamente não foi o medo dos trabalhos apostólicos que o fez temer aquele serviço... Havia a memória do Padre Filippo e a simplicidade da vida no Oratório; ali estava a sua humildade, a consciência do seu nada: “Piscopato de Salluce, deixe o Duce para outro especialista, você não é nem sal nem luz, mas apenas sombra e Cocozzone!”. A ordenação episcopal foi-lhe conferida por cartão. Tarugi na querida Vallicella no dia 1º de setembro. De Fossano, onde teve de parar alguns meses devido a recorrentes questões entre o Duque e a Santa Sé, e onde começou a exercer o seu ministério episcopal, deixando até a memória dos milagres operados com a sua oração e a sua bênção, enviou o seu primeira saudação: “uma breve carta que lhe escrevi com o carinho íntimo do meu coração, como claro testemunho e penhor do amor sincero que lhe temos, como um pai aos seus filhos”, na qual apresentou o seu programa: “Vamos procure visitar os enfermos, consolar os aflitos, aliviar as necessidades dos pobres segundo as nossas forças”. Declarou também o seu desejo de dialogar com todos “em audiências fáceis e rápidas”, de administrar a justiça temperando o rigor com a justiça e a gentileza; o seu empenho na pregação e na catequese e o seu desejo de ver florescer novamente aquela comunidade cristã na frequência dos sacramentos. E concluiu: “Será introduzido também o Oratório, conforme a maneira e o estilo usados ​​em Roma, Nápoles e outras principais cidades italianas”. Chegando a Saluzzo, convocou o Sínodo diocesano, fundou o Seminário, iniciou a Visita Pastoral aplicando com alegria e mansidão filipina as disposições do Concílio de Trento, dedicou-se à recuperação dos valdenses e dos hereges, obtendo notáveis ​​conversões em neste campo: entre outros, o sobrinho de Calvino, que se tornou carmelita com o nome de Fra Clemente. Ele pregou incessantemente, como havia prometido e como retratado no retábulo de Borgna no altar a ele dedicado na catedral de Saluzzo. Aproveitou todas as oportunidades para anunciar a Palavra de Deus, inspirando-se em todas as circunstâncias: como quando, encontrando-se em Belvedere Langhe, improvisou: “O que você acha que é Belvedere? Talvez veja uma Milão tão populosa e mercantil? Talvez uma Veneza fundada no mar? Ou talvez uma Nápoles com muitos cenários bonitos? Você sabe o que é o Belvedere? Ver Deus face a face, ver a humanidade do Cristo Redentor com feridas nas mãos, nos pés, no lado, sofrido com tanta caridade pelo nosso amor; vendo a Santíssima Virgem sua mãe...muitos anjos e santos no céu. Isto, minhas almas, é o Belvedere: e todos devemos aspirar a isso, tomando os meios necessários que são a confissão e a penitência dos pecados e a observância da lei divina”. Foram inúmeras as obras de renovação espiritual e de caridade activa que realizou no espaço de pouco mais de um ano. É surpreendente que tão grande trabalho tenha sido realizado em tão pouco tempo por um homem tão dedicado à oração que, às vezes, ajoelhado em seu quarto, não percebia que alguém passava e que era capaz de dedicar até cinco ou seis horas contínuas para a adoração extática da SS. Sacramento. A dignidade episcopal não alterou em nada o nível de vida que aprendeu na escola do Padre Philip: não queria para si nada mais do que o estritamente necessário; a sua mesa era muito simples, mas nunca deixava de convidar pelo menos dois pobres todos os dias e quatro nos feriados; escolheu para si os quartos mais desconfortáveis ​​do Palácio e transformou a sua casa - onde também vivia um mendigo que conheceu em Roma e trouxe para Saluzzo - num modelo de comunidade, dedicada ao trabalho, à oração e à meditação, e à celebração de Missa e também ao silêncio em determinadas horas do dia. Para uma riqueza Mons. Ancina não podia desistir: a sua biblioteca, composta - como a do Padre Filippo - por cerca de quatrocentos volumes, que incluía obras sobre todas as ciências eclesiásticas, livros de medicina, história natural e literatura. A sua obra de reforma do clero, dos religiosos, dos leigos cristãos, foi interrompida pela sua morte súbita: uma suspeita de envenenamento - da qual deve ter sido vítima um frade de vida dissoluta, atingido pelas medidas do santo Bispo. estranho - pôs fim à sua existência terrena em 30 de agosto de 1604. A sua Igreja lamentou-o com imenso carinho e dele conservou uma grata memória. O último fragmento que saiu da pena do Beato Ancina expressa, ainda em forma poética, o grande anseio que sustentou toda a sua vida e a sua ação apostólica, a sede de Deus à qual alimentou aquele desejo de martírio ao qual o Padre Giovenale nunca esteve alheio. a fervorosa escola de P. Filippo: “Senhor, sou feliz / por sofrer dores e tormentos / desde que seja certo / que isso beneficie a minha alma. // E que graça maior / ou favor mais sublime / pode me vir do Céu / do que rasgar o meu véu. // O véu que me cobre / o corpo é o que me atrapalha / para que a elevada Luz Divina não brilhe sobre mim. // Venha então como mártir, / conforme o meu desejo / destrua-me com ferro e fogo, / isso ainda será pouco. // Pela glória eterna / até onde posso discernir / não é digno de sofrimento / nem mesmo de um homem santo e digno”. Vale ainda lembrar, neste olhar rápido colocado sobre a ilustre figura do nosso Beato irmão, a amizade fraterna que o ligava a São Francisco de Sales, “jóia de Sabóia” que terminou os seus dias, desgastados pelos trabalhos apostólicos, no dia 28 de dezembro de 1622, ano da canonização de São Filipe Néri. Francesco não conheceu pessoalmente o padre Filippo; no entanto, ele esteve em contato com o ambiente do Padre Filippo em Roma em 1598-99; visitando frequentemente Vallicella, conheceu e fez amizade em particular com alguns dos primeiros discípulos do Santo: o Cardeal Cesare Baronio, o Pe. Giovanni Giovenale e o Pe. Não foi sem estes encontros e a estima que Francisco desenvolveu pelo ambiente vallicelliano que a "Sainte Maison" que fundou em Thonon, na zona de Chiablese, foi erguida por Clemente VIII em 1598 "iuxta ritum et instituta Congregationis Oratorii de Urbe" e que a Casa da qual Francesco foi nomeado primeiro Superior tinha o Cardeal Baronio como protetor. O compromisso assumido por Sales ao serviço de uma vasta direção espiritual - na profunda convicção de que o caminho da santidade é um dom do Espírito para todos os fiéis, religiosos e leigos, homens e mulheres - fez dele um dos maiores líderes espirituais diretores de todos os tempos. E a sua ação, que se fundamentou no diálogo, na doçura e no otimismo sereno, está admiravelmente em sintonia com a proposta espiritual de São Filipe Néri e da escola oratoriana, pela harmonia inata que as obras de Sales destacam. Feito bispo de Genebra em 1602, ao mesmo tempo que a nomeação de Ancina, a correspondência entre os dois Pastores foi o meio para o relacionamento; mas não faltou um encontro memorável que encheu de alegria ambos os corações. É o próprio Francisco de Sales quem recorda este acontecimento na Eulogia que, por mandato do Papa Paulo V, preparou para a causa de beatificação do seu amigo: vindo a Turim, em visita ao Duque de Sabóia - seu soberano , uma vez que o Estado de Sabóia também incluía a área de Chiablese - ele queria conhecer Mons. Giovenale: “Para saudá-lo desviei-me do caminho e dirigi-me para Carmagnola, onde o bispo realizava a sua visita pastoral”. Era 3 de maio de 1603, festa da Invenção da Santa Cruz: convidado pelo irmão para proferir um sermão, falou com tanto fervor que Juvenal, parabenizando e aludindo à Casa de Sales, lhe disse: "Vere tu es Sal"; e Francisco, aludindo com humor e humildade ao nome da diocese da qual Ancina era bispo, respondeu: "Immo tu es Sal et Lux". havia iniciado o estreito vínculo de amizade com P. Giovenale, Francisco de Sales já lhe havia escrito de Turim, em 17 de maio de 1599: "Darei sempre conta de todos os sucessos relatados a Vossa Reverenda Paternidade, e também de mim mesmo, como algo absolutamente seu"; oportunidade de mostrar aos outros a sua estima por Ancina, como recorda o Prior de Bellavaux ao escrever ao novo Bispo de Saluzzo: “O grande amor que [Dom de Sales] tem por Vossa Reverendíssima Senhoria é revelado em isto: que fala dela com grande carinho e paixão, alegrando-se por vê-la em breve e abraçá-la em santa caridade; dizendo a todos com ousadia que é filho de Vossa Reverenda Mamãe e que ele mesmo a constituiu Bispo, tendo-o proposto a Sua Santidade antes de qualquer outro”. À Senhora de Chantal, por ocasião da morte de Juvenal, o próprio Francisco de Sales escreveu: “Dom Bispo de Saluzzo, um dos meus amigos mais próximos e um dos maiores servos de Deus e da Igreja no mundo, faleceu há pouco há muito tempo, para grande pesar de seu povo, que não aproveitou suas dificuldades por mais de um ano e meio." No referido elogio, o bispo de Genebra apontou no amigo um modelo exemplar da renovada ação pastoral promovida pelo Concílio de Trento, e destacou, juntamente com a habilidade oratória de Ancina, a sua introspecção espiritual, o dom de cura e a opinião entusiástica de contemporâneos. O Eulogia termina com uma preciosa declaração: “Non memini me vidisse hominem qui dotibus, quas Apostolus apostolicis viris tantopere cupiebat, cumulatius ac splendidius ornatus esset”: Não me lembro de ter visto um homem mais abundante e esplendidamente adornado com todas aquelas qualidades que o O apóstolo deseja supremamente os homens apostólicos. “Na história da santidade pós-tridentina – lemos num artigo publicado numa difundida revista pastoral italiana – a Beata Ancina ocupa um lugar de notável importância. A desejável publicação das suas obras prestaria um importante serviço ao conhecimento daquela época. Ancina é certamente um profeta e um gênio da evangelização-comunicação, na qual deu amplo espaço às artes, facilitando a convocação das classes humildes no banquete universal da cultura, da socialização lúdica e da piedade evangélica”. 
Autor: Mons. Edoardo Aldo Cerrato CO 
As tentações de um jovem rico: assim poderíamos chamar as diversas oportunidades que o mundo do século XVI ofereceu ao Beato Giovanni Giovenale Ancina de Fossano. Em primeiro lugar, os soldados (primeiro espanhóis e depois franceses) que estão estacionados na cidade e que certamente não são uma escola de modéstia. Depois, um interessante pedido de casamento com uma jovem nobre e virtuosa que, aliás (detalhe não negligenciável), traz como dote duas mil coroas. Por fim, a oportunidade de fazer carreira em Roma, com a “recomendação” de um cardeal. É um “Dies irae”, ouvido numa igreja de Savigliano, que faz com que o promissor médico de 27 anos (que também obteve uma esplêndida licenciatura em Filosofia) mude de rumo e o encaminhe para o sacerdócio. Em Roma ficou fascinado por “um certo Padre Filipe, maravilhoso em muitos aspectos”, que não era outro senão São Filipe Neri, que, depois de o fazer suspirar um pouco, acolheu-o, juntamente com o seu irmão Giovanni Matteo, na sua congregação. . Tornado sacerdote, iniciou o seu ministério em Roma (onde, entre outras coisas, se interessou apaixonadamente pela fundação da diocese de Fossano) e depois acompanhou São Filipe a Nápoles, onde viveu os dez melhores anos do seu sacerdócio: colheu frutos inesperados de conversões, os seus sermões são tão populares que as igrejas napolitanas não são suficientes para conter todos aqueles que querem ouvi-lo. Retorna a Roma por ordem de São Filipe, mas aqui percebe que corre o grande “risco” de se tornar bispo. O que o “trai” e o destaca perante Clemente VIII, além da sua reputação de homem santo e de pregador talentoso, parece ser precisamente um sermão que é chamado a proferir perante o Papa e os Cardeais e que é obrigado a improvisar. , visto que esqueceu suas anotações em casa, resultado de uma semana de intenso trabalho e pesquisa bíblica e patrística. O resultado daquele sermão “surpresa” é tal que o Papa não pode mais esquecê-lo, que entretanto, enquanto reza e faz rezar para que não lhe aconteça a “infelicidade” de se tornar bispo, abandona a capital e começa a pregar em turnê pela Itália. Procurado e proposto para a sede episcopal de Mondovì, escolhe a de Saluzzo (ambas na zona de Cuneo) por ser mais pobre e mais difícil. Ele sabe que aqui a fé está ameaçada não só pela heresia, mas sobretudo pela má preparação do clero, o que deixa muito a desejar em termos de moralidade e preparação teológica. Ele sabe que, na falta de guias espirituais adequados, o fervor e o entusiasmo religioso estão falhando entre o povo de Deus. Ancina será bispo de Saluzzo por apenas alguns meses: tempo suficiente para restaurar alguma ordem, revigorar a fé, introduzir a prática do Quarantore, incentivar o culto da Eucaristia, combater a heresia que se espalha da vizinha França até o Piemonte. Inaugura um novo estilo episcopal, substituindo o modelo bispo-príncipe, muito comum no século XVI,com a do bom bispo-pastor, em plena sintonia com o estilo evangélico. Sobriedade, penitência, piedade profunda, austeridade de vida, grande generosidade para com os pobres, delicadeza e cuidado para com os doentes: é assim que Dom Ancina, dando o exemplo, tenta moralizar o seu clero e tenta ensinar o seu povo. Sem deixar, se necessário, de levantar a voz e impor sanções, como fez poucos dias após a sua entrada na diocese, suspendendo todos os sacerdotes do ministério da confissão, com excepção dos párocos, e reservando-se o direito de nomear apenas aqueles que foram feitos dignos disso. Ao ser cristão e ao se tornar pastor, seus modelos foram São Filipe Néri, em cuja sombra foi treinado, São Carlos Borromeu, seu contemporâneo, e São Francisco de Sales, que veio de Genebra para Carmagnola especificamente para conhecê-lo e lidar com ele. Entretanto prega, com o estilo que São Filipe Néri lhe transmitiu: na igreja, na rua, até na pista de dança durante uma celebração patronal. E reza: horas e horas ininterruptas diante da Eucaristia, ou no seu quarto diante da imagem de Nossa Senhora, tão absorto e devotado que para trazê-lo de volta à realidade às vezes é necessário sacudi-lo bastante. Morreu a 30 de agosto de 1604, exatamente dois anos após a sua nomeação episcopal e apenas 17 meses após a sua entrada na diocese, e o seu fim está envolto em mistério: foi envenenado por aqueles que não partilharam a sua ação reformadora e o seu zelo apostólico? As suspeitas recaem sobre um frade, a quem Dom Ancina havia acusado de conduta imoral poucos dias antes e ameaçado com sanções canônicas, que lhe serve um vinho misterioso no dia de São Bernardo (20 de agosto), durante o almoço que os frades do convento de Saluzzo eles preparado para o bispo. O fato é que os males do bispo começam a aparecer logo após o almoço e ele morre dez dias depois, com dores insuportáveis. Ninguém se interessa ou quer investigar imediatamente essa suspeita e um véu de compaixão é colocado sobre tudo, para não levantar um ninho de vespas para a desgraça do convento. Mas a confirmação de que há alguma verdade neste alegado “mistério” vem precisamente da Postulação, que inicialmente tenta estabelecer a causa da beatificação demonstrando o martírio de Ancina “pelo veneno que lhe foi dado para cumprir as suas obrigações episcopais”. É evidente que não o pode fazer devido ao decurso de muito tempo, à não realização das investigações em tempo útil, ao desaparecimento de quaisquer testemunhas e até à falta do nome do suposto homicida. Contudo, isto não impede que Giovanni Giovenale Ancina alcance igualmente a glória dos altares através do caminho ordinário do reconhecimento do exercício heróico das virtudes cristãs, sancionado pela beatificação ocorrida em 9 de Fevereiro de 1890 pelo Papa Leão XIII. Enquanto ele, sem esquecer que foi médico, continua a cuidar daqueles que lhe confiam as suas doenças,como demonstram os numerosos relatos de agradecimentos recebidos. ORAÇÃO Ó Deus, que no Beato João Juvenal Ancina, Bispo, formaste um eminente pregador da tua palavra e um pastor zeloso exemplar, concede através da sua intercessão salvaguardar a fé que ele transmitiu através do ensino e seguir o caminho que traçou com o exemplo. Através de Cristo nosso Senhor. Senhor, que no beato Giovanni Giovenale Ancina, colocado ao serviço do teu povo, se tornaste médico das almas e dos corpos, concede-nos, por sua intercessão, gozar sempre da saúde espiritual e corporal. Através de Cristo nosso Senhor. 
Autor: Gianpiero Pettiti

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