terça-feira, 19 de janeiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Levanta-te, vai para tua casa!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Marcos descreve
um milagre sensacional, com uma cena de grande efeito. Conta com detalhes: Jesus está dentro de uma casa proclamando a Palavra, bem do seu jeito: rodeado de ouvintes que ouvem, perguntam, questionam. Chega o doente carregado por 4 homens. Não há jeito de chegar até Jesus. Isso não foi problema. Subiram pela escada externa ao terraço da casa. As casas não tinham telhado como as nossas. Era um teto plano, de material de canas, capim, traves e tudo impermeabilizado com argila. Era então fácil abrir uma passagem. Imaginemos a cena do doente vindo do alto por meio de cordas. 
Vemos aí a fé dos homens e do doente: a todo custo chegar a Jesus no qual encontram a solução para o homem. Não há salvação sem solidariedade na fé. Começa o diálogo: “Teus pecados estão perdoados”. Começa a confusão: os fariseus já vêem com estranheza o que Jesus dissera. “Este homem blasfema”, dizem. “Só Deus pode perdoar pecados” Jesus percebe seus pensamentos, recrimina-os e diz “que é mais fácil dizer: teus pecados estão perdoados ou levanta-te e anda. Para que saibais que o Filho do homem tem poder de perdoar pecados, diz ao paralítico: levanta-te, toma teu leito e vai para tua casa”. Bem dizia o profeta Isaias na primeira leitura: “Eis que faço novas todas as coisas” (Is 43.19). 
Este milagre tem uma finalidade fundamental para a fé cristã: o perdão dos pecados é iniciativa de Deus. É o “sim de Deus em Cristo”. Este texto quer demonstrar a radical missão de Jesus: oferecer a todos a cura total da fonte de todos os males: o pecado. Os homens, cheios de fé, buscam Jesus como cura de um corpo. Mas sua fé lhes mereceu a cura total. O homem veio a Jesus. Mesmo buscando a cura, ele faz tudo para encontrar Jesus. Sozinho não conseguiria. Mas homens de fé, manifestando a fé em Jesus, recebem mais do que pediram: cura do corpo e do coração. A missão de Jesus não é de um curandeiro, como muitos o fazem, como diz a primeira leitura: “tratastes-me como um servo”. Sua missão é a reconstrução do homem todo inteiro. A fé já os curara na solidariedade. Conheci, na Itália, o caso de uma menina deficiente físico Foi a Lurdes, mas não pediu o milagre e voltou na sua cadeira de rodas. Mas o milagre foi realizado. Na cadeira de rodas começou um movimento de ajuda e defesa dos deficientes, chegando a forçar o parlamento nacional a fazer leis para melhorar a situação dos deficientes. Este foi o milagre, viver da fé na situação em que vivia, dando condições a outros. A fé é solidária. 
O perdão dos pecados é a missão fundamental de Jesus. Deus não nos perdoa só porque lhe damos garantia de nos termos convertido. O perdão vem como dom gratuito, com diz a primeira leitura: “Sou eu quem cancelo tuas culpas, por minha causa e já não me lembrarei de teus pecados” (Is 43,25). Nossa parte é importante, mas a fundamental é de Deus. Se acentuássemos mais este aspecto, as confissões teriam maior resultado. Converter-se é crer em Jesus e dele receber o perdão. “Levanta-te e anda”. Os milagres sem a fé em Jesus não salvam nem convertem. Busque Jesus e terá todos os milagres. 
(Leituras: Isaías 43,18-25; 
2 Coríntios 1,18-22; Marcos 2,1-12)
Homilia do 7º domingo do Tempo Comum(23.02) 
EM FEVEREIRO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário