PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA REDENTORISTA 52 ANOS CONSAGRADO 45 ANOS SACERDOTE |
Vemos aí a fé dos homens e do doente: a todo custo chegar a Jesus no qual encontram a solução para o homem. Não há salvação sem solidariedade na fé. Começa o diálogo: “Teus pecados estão perdoados”. Começa a confusão: os fariseus já vêem com estranheza o que Jesus dissera. “Este homem blasfema”, dizem. “Só Deus pode perdoar pecados” Jesus percebe seus pensamentos, recrimina-os e diz “que é mais fácil dizer: teus pecados estão perdoados ou levanta-te e anda. Para que saibais que o Filho do homem tem poder de perdoar pecados, diz ao paralítico: levanta-te, toma teu leito e vai para tua casa”. Bem dizia o profeta Isaias na primeira leitura: “Eis que faço novas todas as coisas” (Is 43.19).
Este milagre tem uma finalidade fundamental para a fé cristã: o perdão dos pecados é iniciativa de Deus. É o “sim de Deus em Cristo”. Este texto quer demonstrar a radical missão de Jesus: oferecer a todos a cura total da fonte de todos os males: o pecado. Os homens, cheios de fé, buscam Jesus como cura de um corpo. Mas sua fé lhes mereceu a cura total. O homem veio a Jesus. Mesmo buscando a cura, ele faz tudo para encontrar Jesus. Sozinho não conseguiria. Mas homens de fé, manifestando a fé em Jesus, recebem mais do que pediram: cura do corpo e do coração. A missão de Jesus não é de um curandeiro, como muitos o fazem, como diz a primeira leitura: “tratastes-me como um servo”. Sua missão é a reconstrução do homem todo inteiro. A fé já os curara na solidariedade. Conheci, na Itália, o caso de uma menina deficiente físico Foi a Lurdes, mas não pediu o milagre e voltou na sua cadeira de rodas. Mas o milagre foi realizado. Na cadeira de rodas começou um movimento de ajuda e defesa dos deficientes, chegando a forçar o parlamento nacional a fazer leis para melhorar a situação dos deficientes. Este foi o milagre, viver da fé na situação em que vivia, dando condições a outros. A fé é solidária.
O perdão dos pecados é a missão fundamental de Jesus. Deus não nos perdoa só porque lhe damos garantia de nos termos convertido. O perdão vem como dom gratuito, com diz a primeira leitura: “Sou eu quem cancelo tuas culpas, por minha causa e já não me lembrarei de teus pecados” (Is 43,25). Nossa parte é importante, mas a fundamental é de Deus. Se acentuássemos mais este aspecto, as confissões teriam maior resultado. Converter-se é crer em Jesus e dele receber o perdão. “Levanta-te e anda”. Os milagres sem a fé em Jesus não salvam nem convertem. Busque Jesus e terá todos os milagres.
(Leituras: Isaías 43,18-25;
2 Coríntios 1,18-22; Marcos 2,1-12)
Homilia do 7º domingo do Tempo Comum(23.02)
EM FEVEREIRO DE 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário