Evangelho segundo S. Lucas 4,1-13.
Naquele
tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão. Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi
tentado pelo Diabo. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu
fome. O Diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se
transforme em pão». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive
o homem’». O Diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-Lhe num instante todos
os reinos da terra e disse-Lhe: «Eu Te darei todo este poder e a glória
destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser. Se Te
prostrares diante de mim, tudo será teu». Jesus respondeu-lhe: «Está
escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’». Então o
Diabo levou-O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do templo e disse-Lhe: «Se
és Filho de Deus, atira-Te daqui abaixo, porque está escrito: ‘Ele dará
ordens aos seus Anjos a teu respeito, para que Te guardem’; e ainda: ‘Na
palma das mãos te levarão, para que não tropeces em alguma pedra’». Jesus
respondeu-lhe: «Está mandado: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». Então o
Diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de
Jesus, até certo tempo.
Da Bíblia Sagrada - Edição dos
Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de
Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre Mateus
«Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-se
do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde esteve durante quarenta
dias, e era tentado pelo diabo.» [...] Tudo o que Jesus fez e padeceu foi para
nos instruir. Por isso, quis ser conduzido a esse lugar a fim de lutar com o
demónio, para que ninguém, de entre os baptizados, se sinta perturbado se,
depois do seu baptismo, sofre as maiores tentações, como se fosse uma coisa
extraordinária; deve, antes, suportar tudo isso como se fizesse parte da ordem
natural das coisas. Foi para isso que recebestes as armas: não para ficardes
ociosos, mas para combaterdes.
Estes são alguns motivos pelos quais Deus
não impede que tenhais tentações. Em primeiro lugar, para vos ensinar que vos
tornastes muito mais fortes. Depois, para que vos conserveis prudentes, em lugar
de vos orgulhardes dos grandes dons recebidos, porque as tentações têm o dom de
vos humilhar. Além disso, sereis tentados para que o espírito do mal,
perguntando-se se verdadeiramente renunciastes a ele, fique convencido, pela
experiência das tentações, de que o abandonastes totalmente. Em quarto lugar,
sois tentados para vos fortalecerdes e vos tornardes mais sólidos do que o aço.
Em quinto lugar, para que tenhais a certeza absoluta de que vos foram confiados
tesouros; porque o demónio não vos assaltaria se não tivesse visto que recebíeis
uma honra maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário