sexta-feira, 10 de julho de 2015

EVANGELHO DO DIA 10 DE JULHO

Evangelho segundo S. Mateus 10,16-23.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos. Portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.Tende cuidado com os homens: hão-de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas sinagogas.Por minha causa, sereis levados à presença de governadores e reis, para dar testemunho diante deles e das nações.Quando vos entregarem, não vos preocupeis em saber como falar nem com o que dizer, porque nessa altura vos será sugerido o que deveis dizer;porque não sereis vós a falar, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós.O irmão entregará à morte o irmão e o pai entregará o filho. Os filhos hão-de erguer-se contra os pais e causar-lhes a morte.E sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes de vir o Filho do homem».
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Afraate (?-c. 345), monge e bispo de Nínive, perto de Mossul, As exposições, nº 21
«O servo não é maior que o seu senhor» (Jo 15,20)
Jesus foi perseguido como os justos [do Antigo Testamento] foram perseguidos, a fim de que sejam consolados os perseguidos de hoje, eles que são perseguidos por causa de Jesus perseguido. Porque Ele disse: «Se o mundo vos odeia, ficai sabendo que primeiro Me odiou a Mim. Se fosseis do mundo, o mundo amaria o que é seu; mas, porque não sois do mundo, ao contrário, Eu vos separei do meio do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é maior que o seu senhor. Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós» (Jo 15,18-20). Com efeito, Ele nos dissera também: «O irmão entregará o seu irmão à morte, e o pai entregará o seu filho. E levantar-se-ão os filhos contra os pais e lhes darão a morte. E vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome.» Tinha-nos também ensinado: «Mas quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de falar nem com o que haveis de dizer; nessa altura ser-vos-á inspirado o que tiverdes de dizer. Não sereis vós a falar, será o Espírito de vosso Pai que falará por vós.»
Foi este Espírito que falou pela boca de Jacob ao seu perseguidor Esaú; foi o Espírito de sabedoria que falou perante o Faraó pela boca de José perseguido; foi o Espírito que falou pela boca de Moisés em todos os milagres que ele fez no Egipto […]; foi o Espírito que cantou pela boca de David perseguido, porque era por Ele que cantava para aliviar do mau espírito a Saúl, seu perseguidor; foi o Espírito que revestiu Elias, e com Ele que este repreendeu Jezebel e Achad seu perseguidor […]; foi o Espírito que reconfortou Jeremias, e com o qual este se ergueu audaciosamente para repreender Sedecias; foi o Espírito que protegeu Daniel e os seus companheiros na Babilónia; foi esse mesmo Espírito que salvaguardou Mardoqueu e Ester no país do seu cativeiro.  
Ouve, meu amigo, os nomes dos mártires, dos confessores e dos perseguidos: Abel, Jacob, José, Moisés, Josué, Jefté, Sansão, Gedeão e Barac, David, Samuel, Ezequias, Elias, Eliseu, Miqueias, Jeremias, Daniel, Ananias e os seus companheiros, Judas Macabeu e os seus companheiros. […] Mas o martírio de Jesus foi o maior de todos: ele ultrapassou em tribulação e em testemunho todos estes que o antecederam e todos os que hão-de vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário