Evangelho segundo S. João 6,52-59.
Naquele
tempo, os judeus discutiam entre si: «Como pode Jesus dar-nos a sua carne a
comer?». Então Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não
comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a
vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna;
e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o
meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo
pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu
do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste
pão viverá eternamente». Assim falou Jesus, ao ensinar numa sinagoga, em
Cafarnaum.
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos
Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África), doutor da
Igreja
Sermão 227 (Às crianças, sobre os sacramentos)
Tornar-se num só pão, num só corpo
Este pão que vedes sobre o altar, consagrado
pela palavra de Deus, é o corpo de Cristo. Este cálice consagrado pela palavra
de Deus, ou melhor, o que ele contém, é o sangue de Cristo. Nestes elementos, o
Senhor quis oferecer à nossa veneração, ao nosso amor, o seu corpo e o seu
sangue, que derramou pela remissão dos nossos pecados. Se os recebestes com boas
disposições, tornastes-vos naquilo que recebestes. Diz o Apóstolo: «Todos nós
somos um só pão, um só corpo» (Cor 10,17).
Este pão recorda-vos que
deveis amar a unidade. Pois este pão foi porventura feito de um só grão? Não
existia nele, no princípio, uma quantidade de grãos de trigo? Antes de tomar a
forma de pão, os grãos estavam separados; foi a água que os uniu, depois de
serem moídos. Se o trigo não for moído e embebido em água, não se lhe pode dar a
forma de pão. Do mesmo modo, foi-vos necessário passar pela humilhação dos
jejuns e pelo exorcismo dos escrutínios; depois, fostes lavados pela água do
baptismo, que vos penetrou a fim de vos fazer tomar a forma de pão. Como aparece
aqui representado o fogo? Pelo santo crisma, porque o óleo que alimenta o nosso
fogo é o sacramento do Espírito Santo. […] No dia de Pentecostes, o Espírito
Santo revelou-Se sob a forma de línguas de fogo. […] Portanto, o Espírito Santo
aparece como o fogo depois da água; e vós sois transformados neste pão que é o
corpo de Cristo. Este sacramento é, portanto, um símbolo da unidade.
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