Fundou a Comunidade dos Irmãos
Pobres da Sagrada Família.
Beatificado em 2006.
(*)Germersheim, Alemanha, 25 de julho de 1821
(✝︎)Pirmasens, Alemanha, 27 de janeiro de 1862
Paolo Giuseppe Nardini, padre da diocese de Speyer, de origem italiana, fundou as Irmãs Franciscanas da Sagrada Família na Alemanha. Declarado "venerável" em 19 de dezembro de 2005, Bento XVI reconheceu um milagre atribuído à sua intercessão em 26 de junho de 2006. Ele foi beatificado em 22 de outubro de 2006 na catedral de Speyer (Alemanha).
Paolo Giuseppe Nardini nasceu em 25 de julho de 1821 em Germersheim, às margens do Reno, na Alemanha, filho ilegítimo de Margherita Lichtenberger, e só aos dois anos foi adotado por sua tia, Barbara Nardini. Após concluir seus estudos clássicos em Speyer, onde era o melhor de sua turma, ele iniciou o estudo de filosofia e teologia em Speyer e Munique. Em 1846, obteve com sucesso seu diploma, discutindo uma tese relacionada a "Demônios no Novo Testamento". Em 22 de agosto daquele ano, na catedral de Speyer, recebeu a ordenação sacerdotal.
Por um curto período, foi capelão em Frankenthal, até que o bispo quis nomeá-lo prefeito do internato episcopal, cargo que ocupou de 1º de dezembro de 1846 a 11 de janeiro de 1850. Durante esse período, também foi assistente espiritual na paróquia e atuou em várias associações, lutando especialmente pelos direitos da Igreja. Em 1851, tornou-se pároco de Primasen, perto de Rheinpfalz, uma das realidades mais difíceis da diocese. A difícil situação da diáspora causou fortes tensões entre católicos e protestantes, e os primeiros, pertencentes às classes sociais mais pobres, sofreram com as crescentes dificuldades e, às vezes, até crianças tiveram que ser reduzidas a mendigar nas ruas.
Nardini então entendeu que seu trabalho não estaria completo sem a concretização do amor que pregava, ou seja, que os pobres precisavam "pregar o Evangelho não apenas em palavras, mas com a força de uma fé que se sacrificava em amor concreto." Assim, em 2 de março de 1855, ela fundou a Congregação dos Pobres Franciscanos de Mallersdorf, uma comunidade de freiras voltada para cuidar dos doentes e crianças de sua paróquia, bem como de todas as crianças abandonadas que precisavam de moradia digna, educação escolar e formação profissional.
Paolo Giuseppe Nardini morreu em 27 de janeiro de 1862, aos apenas quarenta anos, esgotando toda a energia sem se importar consigo mesmo e a serviço total do bem das almas. Sua reputação de santidade, no entanto, não se extinguiu, mas somente em 1994 a Santa Sé concedeu o nihil obstat para a abertura do processo diocesano, e os atos foram oficialmente inaugurados na Congregação para as Causas dos Santos em 26 de março de 1999. Declarado "venerável" em 19 de dezembro de 2005, o Papa Bento XVI, seu compatriota, reconheceu um milagre atribuído à sua intercessão em 26 de junho de 2006. Ele foi beatificado em 22 de outubro de 2006 na catedral de Speyer (Alemanha).
Hoje, a congregação que ele fundou está espalhada pela Alemanha, África do Sul e Romênia.
Autor: Fabio Arduino

Nenhum comentário:
Postar um comentário