Evangelizador da Navarra e da Biscaia.
Santo Honesto foi um pregador e padre cristão de Nîmes do século III . Em algumas fontes hagiográficas e santas ele aparece como Santo Honesto de Pamplona . O que todos parecem concordar é sua estreita ligação com São Saturnino de Toulouse , de quem se acreditava ser discípulo, e com a primeira cristianização de Pompaelo , Pompeiópolis ou Pamplona, como várias fontes mencionam a então cidade romana.
Hagiografia
Honesto era originalmente de Nimes , nobre segundo a lenda. Embora não haja provas documentais que confirmem os fatos, a tradição oral diz que ele foi batizado por Saturnino de Tolosa, que, vindo de Roma, iniciava sua jornada de pregação. Juntos, eles continuaram sua jornada para evangelizar a Gália . Em Carcassonne , o prefeito romano os aprisionou, mas um anjo os libertou. Honesto continuou até Pompaelo (atual Pamplona), onde conseguiu atrair o senador Firmo ( Firmus ), que morava na cidade ou arredores, ou era um dos membros da classe dominante da área (que naquela época geralmente residia nas cidades), provavelmente por meio de sua esposa Eugênia. O referido senador pediu a Honesto que trouxesse o próprio Saturnino a Pamplona. Quando chegou, ele converteu o senador romano Firmo e sua esposa, entre outros cidadãos, bem como os senadores Fortunato e Faustino (provavelmente outros cidadãos romanos da área, talvez relacionados a Firmo por família) e alguns milhares de vizinhos (entre dez mil e quarenta mil de acordo com várias fontes), entre os quais estava o filho do senador, Fermin de Amiens .
Honesto treinou Fermín e continuou pregando na região; Ele enviou Fermín para Toulouse , de onde marcharia para o norte e seria nomeado Bispo de Amiens e canonizado como São Fermín. É improvável que a conversão tenha tido o caráter massivo atribuído à lenda . De fato, Pompelon não reuniu um número significativo de fiéis para formar um bispado e Honesto continuou a atuar na área mais como um pregador do que como um líder espiritual local.
Segundo algumas fontes, Honesto, já idoso, foi para Tolosa, onde morreu em paz; Outras fontes dizem que Honesto foi martirizado em Pamplona durante a perseguição de Aureliano , por volta de 270.
Entre a lenda e a realidade
Assim como muitos de seus contemporâneos, há poucos dados confiáveis sobre sua existência e ele poderia até ser uma figura lendária, sem existência real. De fato, a cristianização de Pamplona é posterior à sua suposta vida e, se fosse real, não teria tido o impacto que lhe atribui a tradição: possivelmente, esta parte da lenda é uma invenção baseada num Honesto real, que provavelmente pregou em Nimes. É possível que a lenda tenha sido criada para justificar o patrocínio do santo e ligá-lo à cidade, bem como para relacioná-lo com a história de San Fermín .
Veneração
A devoção nasceu no reino de Pamplona por volta de 1187, quando as relíquias de São Firmino chegaram trazidas pelo bispo de Pamplona Pedro de Artajona , e também devido ao "importante auge da rota jacobina, por conta dos francos que repovoaram as cidades navarras". Anteriormente, era venerado apenas na França, onde alguns templos afirmavam preservá-los: Saint-Denis de Chatre, a Abadia de Yerres (em Versalhes ) ou São Sérnio de Toulouse. Ele é considerado o Apóstolo de Vasconia .
Nenhum comentário:
Postar um comentário