depois arcebispo de Mains (Alemanha)
e primaz da Germânia.
Coroou Henrique e desempenhou um
papel considerável no Império.
(*)Schöningen, Alemanha, 940
(+)Mainz, 23 de fevereiro de 1011
Nascidoem 940 em Schöningen, Alemanha, ele era um homem de fé e política. Eleito arcebispo de Mainz em 975, dedicou-se ao cuidado dos fiéis e à difusão do cristianismo. Ele também era arquichanceler imperial e favorecia a colaboração entre o poder religioso e político. Ele morreu em Mainz em 1011.
Martirológio Romano: Em Mainz, na Francônia, na Alemanha, São Guilherme, bispo, distinguiu-se por seu zelo pastoral.
São Willigiso nasceu em Schöningen, Alemanha, em 940. Ele logo entrou no mosteiro de Fulda, onde estudou e foi formado na vida espiritual. Em 968 foi ordenado sacerdote e, pouco depois, tornou-se capelão e conselheiro dos imperadores Otão I e Otão II.
Em 975 foi eleito arcebispo de Mainz, uma das dioceses mais importantes do Sacro Império Romano-Germânico. Nesta função, distinguiu-se pelo seu grande zelo pastoral. Dedicou-se ao cuidado dos fiéis, promovendo a formação do clero e a renovação da vida religiosa. Além disso, ele fundou inúmeras igrejas e escolas e estava comprometido com a disseminação do cristianismo entre as populações pagãs.
Villigiso também foi um político importante. Ele foi nomeado arquichanceler imperial e ocupou esse cargo por mais de trinta anos. Neste contexto, trabalhou para promover a colaboração entre o poder religioso e político, em nome da unidade do Império.
Ele morreu em Mainz em 23 de fevereiro de 1011.
Autor: Franco Dieghi
Nenhum comentário:
Postar um comentário