sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Cada dia é dia santo”!

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Nem todo dia é dia santo
, mas cada dia é um dia santo. As festas são boas mas passam. Os grandes acontecimentos são bons, mas passam. Sobram os dias comuns, o dia a dia que segue o ritmo do cotidiano. Não é à toa que a oração do Pai Nosso diz: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Esse pão, nós o entendemos como o pão que é alimento. Que não nos falte o alimento! Mas há outro sentido mais profundo: “O pão que desce do céu e dá a vida”, como nos diz Jesus e S. Jerônimo ensina que este pão do Pai-Nosso é a Eucaristia de cada dia. Podemos deste modo entender que há um dia a dia santificado. Este é o fundamental, pois a vida não se faz dos grandes momentos, mas do costurar de um dia ao outro, que na realidade é a vida. É na vida que corre e escorre por entre nossos dedos, que vamos construir o edifício de nossa vida com sentido. Chamamos isso de santidade. 
Quando falamos de santidade consideramos os grandes homens e mulheres, falamos de milagres, de dons especiais etc...Mas também estes se construíram sobre o pão nosso de cada dia, às vêzes seco, duro, mas doador de vida. É justamente por aí que quero refletir sobre o sentido do ano como oportunidade de santificação. O ano começou e os dias se repetem. Jesus já dissera: “a cada dia basta seu cuidado” (Mt 6,34). É em cada dia que realizamos nossa vida diante de Deus e diante das pessoas. Em que consiste santificar-se no dia a dia? Com certeza não estamos querendo eliminar os fatos extraordinários. Mas como são raros, fiquemos no cotidiano. Qual é a estrada a trilhar para o dia a dia? . 
Como vivera Jesus? O evangelho fala simplesmente: “E menino crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2,52). O evangelho não diz mais nada dos próximos 20 anos de Jesus. Não precisava, pois vivia como toda gente de seu povoado. Viver bem o que se vive sempre. Crescer em estatura significa para nós, desenvolver-se como pessoa no meio em que se vive. Sendo pessoa em relação de fraternidade com as pessoas é o modo mais autêntico de viver. Isso significa crescer em sabedoria. Saber viver, ter gosto de viver, dar sentido à vida, apreciar a vida e colocar esta vida a serviço é santificar a vida. Crescer em graça diante de Deus e dos homens, é manter este contato feliz e saudável com Deus na simplicidade e servir os outros com a mesma simplicidade. Jesus coloca o amor-serviço como o seu testamento: “Se portanto, eu que sou vosso Mestre e Senhor, vos lavei os pés, deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que façais o mesmo” 13,14-15). 
Assim nascem os grandes homens e grandes mulheres. Depois de vivermos intensamente o cotidiano, temos condição de realizar os grandes projetos e milagres no meio do povo. A consistência pessoal é que é a fonte das grandes obras. Elas nascem das pequenas ações do dia a dia santificadas pelo amor a Deus e ao próximo e vividas na simplicidade.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM JANEIRO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário