sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

A Virgem Maria era "da casa de Davi" – 1 de janeiro

A genealogia de Jesus de São Lucas, do Livro de Kells, transcrita pelos monges celtas c. 800.
      São Lucas (2:4) diz que São José foi de Nazaré a Belém para ser registrado pelo censo, "porque ele era da casa e da família de Davi". Como se para excluir toda a dúvida sobre a descendência de Maria, o Evangelista (1:32, 69) afirma que a criança nascida de Maria sem a intervenção do homem deve receber "o trono de Davi Seu pai", e que o Senhor Deus "levantou a força da salvação para nós na casa de Davi seu servo". [1] Por isso, os comentaristas nos dizem que no texto "no sexto mês o Anjo Gabriel foi enviado de Deus... a uma virgem comprometida com um homem cujo nome era José, da casa de Davi" (Lucas 1:26-27); a última cláusula "da casa de Davi" não se refere a José, mas à virgem que é a pessoa principal na narrativa; assim, temos um testemunho direto inspirado para a descendência davídica de Maria. [2]
Vitral rosácea na Basílica de St. Denis, França, representando os ancestrais de Nosso Senhor de Jesse em diante.
 
     Enquanto os comentaristas geralmente concordam que a genealogia encontrada no início do primeiro Evangelho é a de São José, Anuius de Viterbo propõe a opinião, já aludida por Santo Agostinho, que a genealogia de São Lucas dá a linhagem de Maria. O texto do terceiro Evangelho (3:23) pode ser explicado de modo a fazer de Heli o pai de Maria: "Jesus... sendo como era suposto o filho de José, que era [o genro] de Heli" [3]. Nessas explicações, o nome de Maria não é mencionado explicitamente, mas está implícito; pois Jesus é o Filho de Heli através de Maria.
Pintura de Giotto de St. Joachim 
e St. Anne reunião no Golden Gate.
Seus pais
     Embora poucos comentaristas adiram a visão da genealogia de São Lucas, o nome do pai de Maria, Heli, concorda com o nome dado ao pai de Nossa Senhora em uma tradição fundada no relatório do Proto Evangelho de Tiago, um Evangelho apócrifo que data do final do século II. De acordo com este documento, os pais de Maria eram São Joaquim e Sant`Ana.
     Agora, o nome Joaquim é apenas uma variação de Heli ou Eliachim, substituindo um nome divino (Yahweh) pelo outro (Eli, Elohim). A tradição dos pais de Maria, encontrada no Evangelho de Tiago, é reproduzida por São João Damasceno [4], São Gregório de Nyssa [5], São Germânio de Constantinopla [6], pseudo-Epifânio [7], pseudo-Hilarius [8], e São Fulbert de Chartres [9]. Alguns desses escritores acrescentam que o nascimento de Maria foi obtido pelas orações fervorosas de Joaquim e Ana em sua idade avançada. Como Joaquim pertencia à família real de Davi, então Ana deveria ter sido descendente da família sacerdotal de Arão; assim Cristo, o Rei Eterno e Sacerdote surgiu de uma família real e sacerdotal [10].
O Poço de Maria (ou "A Nascente da Virgem Maria") foi a principal fonte de água da cidade em Nazaré. Alguns acreditam que era aqui que Maria tomava banho com Jesus e lavava suas roupas e que Nosso Senhor viria buscar água para Nossa Senhora.
 
A cidade natal dos pais de Maria
      De acordo com Lucas 1:26, Maria morava em Nazaré, cidade da Galileia, na época da Anunciação. Uma certa tradição sustenta que ela foi concebida e nascida na mesma casa em que a Palavra se tornou carne [11].
     Outra tradição baseada no Evangelho de Tiago considera Sephoris como a primeira casa de Joaquim e Ana, embora se diga terem vivido mais tarde em Jerusalém, em uma casa chamada por São Semônio de Jerusalém [12] Probatica. Probatica, um nome provavelmente derivado da proximidade do santuário para a piscina chamada Probatica em João 5:2. Foi ali que Maria nasceu. Cerca de um século depois, por volta de 750 d.C., São João Damasceno [13] repete a afirmação de que Maria nasceu na Probática.
Igreja de Santa Ana em Jerusalém. A igreja é dedicada a Santa Ana e São Joaquim, que segundo a tradição viviam aqui, e ao local onde Nossa Senhora nasceu, em uma caverna que está localizada sob a basílica. Uma seção da basílica fica sobre a Piscina de Bethesda.
    
     Diz-se que, já no século V, a imperatriz Eudóxia construiu uma igreja sobre o lugar onde Maria nasceu, e onde seus pais viviam na velhice. A atual Igreja de Sant`Ana fica a uma distância de apenas cerca de 100 pés da piscina Probática. Em 1889, no dia 18 de março, foi descoberta a cripta que inclui o suposto túmulo de Sant`Ana. Provavelmente este lugar era originalmente um jardim no qual Joaquim e Ana costumavam descansar. Naquela época estava fora dos muros da cidade cerca de 400 pés ao norte do Templo. Outra cripta perto do túmulo de Sant`Ana é o suposto local de nascimento da Virgem; portanto, nos primórdios a igreja se chamava Santa Maria da Natividade [14]. No Vale do Cedron, perto da estrada que leva à Igreja da Assunção, há um pequeno santuário contendo dois altares que dizem estar sobre os locais de enterro dos Santos Joaquim e Ana, mas essas sepulturas pertencem à época das Cruzadas [15]. Em Sephoris também os Cruzados substituíram por uma grande igreja um antigo santuário que ficava sobre a lendária casa dos Santos Joaquim e Ana. Após 1788, parte desta igreja foi restaurada pelos Franciscanos.
 
[1]São Lucas (2:4) diz que São José foi de Nazaré a Belém para ser registrado pelo censo, "porque ele era da casa e da família de Davi". Como se para excluir toda a dúvida sobre a descendência de Maria, o Evangelista (1:32, 69) afirma que a criança nascida de Maria sem a intervenção do homem deve receber "o trono de D[1] cf. Tertullian, de carne Christi, 22; P.L., II, 789; St. Aug., de cons. Evang., II, 2, 4; P.L., XXXIV, 1072.
[2] Cf. St. Ignat., ad Ephes, 187; St. Justin, c. Taryph., 100; St. Aug., c. Fausto, xxiii, 5-9; Bardenhewer, Maria Verkundigung, Freiburg, 1896, 74-82; Friedrich, Die Mariologie des hl. Augustinus, Cöln, 1907, 19 sqq.
[3] Jans., Hardin., etc.
[4] hom. I. de nativ. B.V., 2, P.G., XCVI, 664
[5] P.G., XLVII, 1137
[6] de praesent., 2, P.G., XCVIII, 313
[7] de laud. Deipar., P.G., XLIII, 488
[8] P.L., XCVI, 278
[9] em Nativit. Deipar., P.L., CLI, 324
[10] cf. Ago., Consens. Evang., l. II, c. 2
[11] Schuster e Holzammer, Handbuch zur biblischen Geschichte, Freiburg, 1910, II, 87, nota 6
[12] Anacreont., XX, 81-94, P.G., LXXXVII, 3822
[13] hom. Eu em Nativ. B.M.V., 6, II, P.G., CCXVI, 670, 678
[14] cf. Guérin, Jérusalem, Paris, 1889, pp. 284, 351-357, 430; Socin-Benzinger, Palästina und Syrien, Leipzig, 1891, p. 80; Revue biblique, 1893, pp. 245 sqq.; 1904, pp. 228 sqq.; Gariador, Les Bénédictins, I, Abbaye de Ste-Anne, V, 1908, 49 m².
[15] cf. de Vogue, Les églises de la Terre-Sainte, Paris, 1850, p. 310
(CFR. Enciclopédia Católica)
https://nobility.org/2013/12/30/mary/

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