quarta-feira, 5 de agosto de 2015

DEDICAÇÃO DA BASILICA DE SANTA MARIA MAIOR

CONTEXTO HISTÓRICO

Nosso tempo para hoje são os anos de 352 a 366. Antes ainda, em 325, reune-se em Niceia o Primeiro Concílio Ecuménico da Igreja. Niceia é uma cidade na região da Anatólia, na Turquia. São debatidos questionamentos cristológicos, principalmente relacionados com o Arianismo, que negava a existência em Cristo das duas naturezas: divina e humana. De 350 a 430 o conflito entre as idéias do arianismo e as conclusões do Primeiro Concílio de Niceia se tornam ainda mais vigorosos.
                  
Nesse período, era comum os Bispos procurarem refúgio junto aos imperadores. Estes, por sua vez, estavam mais preocupados com a reconstituição do império romano, nessa época passando por grandes dificuldades.
É interessante observar que durante essa crise ariana surgiu o Papa Liberio I, eleito em 17 de maio de 352 e morto em 24 de setembro de 366. Envolvido na controvérsia ariana, foi desterrado por Constâncio II para Berea de Tracia, onde aparentemente aceitou o arianismo. Mas, regressando a Roma em 358, combateu tal doutrina e expulsou o Antipapa Félix II, imposto pelo imperador. Liberio I foi o responsável pelo lançamento das primeiras fundações da Basílica de Santa Maria Maior. 
A FESTA 
Basílica de Santa Maria Maior, ou Basílica de Nossa Senhora das Neves, ou Basílica Liberiana, é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, junto com a de São Pedro, a de São Paulo e a de São João de Latrão. Foi construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso, em 431.
Segundo uma antiga tradição, um casal romano pediu à Virgem luzes para saber como empregar a sua fortuna. Receberam, então, em sonhos, tanto o casal, quanto o Papa Libério I, a mensagem de que Santa Maria desejava que lhe fosse construido um templo precisamente num lugar do monte Esquilino que aparecesse coberto de neve. Os sonhos aconteceram na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão. No dia seguinte, o terreno onde hoje se ergue a Basílica amanheceu inteiramente nevado.
A Basílica de Santa Maria Maior de Roma é a mais antiga igreja do Ocidente consagrada à Virgem Maria. A declaração dogmática de Maria Mãe de Deus foi recebida com grande entusiasmo por toda a comunidade católica. E foi então que se construiu em Roma a grandiosa Basílica.
Quase todas as igrejas romanas dedicadas a Maria foram construidas onde antes existiram construções pagãs: Santa Maria dos Mártires, no intacto Panteão; Santa Maria dos Anjos, sobre as termas de Diocleciano; Santa Maria, sobre as ruinas do templo de Minerva Calcídica; Santa Maria de Ara Coeli, no cimo do Capitólio, a pedra consagrada a Jupiter. Acredita-se que o Papa Liberio I tenha construida a primitiva Igreja de Santa Maria das Neves sobre fundamentos de um templo pagão. Um século mais tarde Sisto III derrubou essa construção, utilizando novamente os materiais e construindo a Basílica atual, como recordação do Concílio de Éfeso. 
http://www.daaz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário