sábado, 4 de abril de 2015

4 DE ABRIL - SÁBADO SANTO

PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa-Venerável Padre Pelágio CSsR
– Sábado Santo é um dia de silêncio, de recolhimento e de oração. Nosso Jesus, Deus e Redentor, qual semente fecunda, repousa na paz do túmulo, esperando a aurora da Ressurreição. Foi Ele mesmo que tinha afirmado, referindo-se a si mesmo: 
– Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, permanecerá somente um grão de trigo; mas se morrer, renascerá e produzirá muito fruto (Jo 12,23-32). 
Respeitosos e reverentes, vamos acompanhar os amigos de Jesus, prestando os últimos serviços ao amigo morto na cruz. 
– José de Arimatéia era amigo de Jesus. A ele se juntou Nicodemos, outro amigo;s ambos foram até Pilatos e pediram autorização para sepultar o corpo de Jesus. O soldado encarregado, já constatou sua morte, atravessando seu coração com a lança. 
– Eles foram e retiraram da cruz o corpo de Jesus. Depois, o envolveram em lençóis de linho, ungindo o corpo com aromas e resinas perfumadas. 
– Ali perto, no jardim, havia uma sepultura nova, onde ninguém tinha sido sepultado. Como já era tarde, e porque ia logo começar o repouso sabático, colocaram ali o corpo de Jesus. Fecharam a sepultura e foram embora. 
– Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, permanecerá somente um grão; mas se morrer, renascerá e produzirá, muito fruto”. 
- Palavra da Salvação! 
AS “NOSSAS SENHORAS DAS DORES” DE HOJE 
Por que dona Maria tem esse ar de tristeza e alheamento da realidade? Mora numa casa de pobres, que a recolheram caridosamente. Seu marido apanhou febre no garimpo. Morreu de malaria e de miséria na frente dela, sem que nada pudesse fazer por ele. Um irmão morreu tragicamente num acidente de carro. As rodas o estraçalharam todo. Ela o viu, todo despedaçado, antes de ser sepultado. Um filho foi assassinado no mato durante uma caçada. Ela o encontrou alguns dias depois, já todo deformado e em decomposição, feito pasto das formigas. Depauperada pela falta de alimentação adequada, emagrecida e esquálida, a mente não resistiu a tanto sofrimento e se aniquilou também.  
Lição: Se dona Maria sentiu o aniquilamento dos membros da sua família, quanto não sofreu Nossa Senhora ao acompanhar os sofrimentos inqualificáveis do seu Filho querido. O que a confortava ainda, era saber que seu Filho morreu para nos salvar. Saibamos ser gratos a tanto carinho da Mãe das Dores por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário