Nascido na região de Mrna, filho de um bandido, Teodorico, após um casamento fracassado, decidiu abraçar a vida monástica a conselho do bispo São Remígio. Estabeleceu-se em Mont Or, onde sua fama de santidade cresceu, atraindo discípulos e até mesmo o rei da Austrásia, Teodorico I, que foi curado de uma doença grave. Atribuído a milagres, Teodorico morreu em 533 e foi sepultado em Mont Or. A abadia que ele fundou passou por muitas vicissitudes ao longo dos séculos, mas suas relíquias foram salvas e transferidas para a igreja paroquial em 1776.
Etimologia: Teodorico = aquele que está à frente do povo, do anglo-saxão
Emblema: Cajado de pastor
Martirológio Romano: Em Reims, no território da Nêustria, na França, São Teodorico, sacerdote, discípulo do bispo São Remígio.
Segundo escritos antigos de valor incerto, Teodorico nasceu na região de Mrna, onde seu pai Marcardo vivia do banditismo e do roubo.
Ao se casar, propôs à esposa viver castamente, mas, não tendo conseguido convencê-la, abandonou-a. Para nós, que vivemos nesta era moderna, tudo parece absurdo, mas na Alta Idade Média não é incomum encontrar casais que, por mútuo acordo, decidem viver o matrimônio castamente, entendido então também como um vínculo de fé mútua; e, ao longo dos séculos, encontramos casais que alcançam o martírio juntos ou se tornam santos ao colocar em prática uma separação que contemplava a escolha de um mosteiro para cada um.
Teodorico foi ao bispo São Remígio, que lhe sugeriu que vivesse em solidão nos arredores de Reims, em Mont Or, hoje Mont d'Or.
São Remígio o ordenou sacerdote; ao seu redor se reuniram numerosos discípulos, incluindo o Padre Marcardo, arrependido de suas infâmias.
O rei da Austrásia, Teodorico I, gravemente doente de um olho, foi visitar o piedoso abade, por cujas orações foi curado. Diz-se também que Teodorico ressuscitou a filha do rei, que demonstrou sua gratidão com grandes esmolas ao mosteiro.
O santo abade fundador, falecido em 1º de julho de 533, foi sepultado na igreja de Mont Or, em cujo túmulo ocorreram muitos milagres.
A abadia foi destruída pelos húngaros; em 933, foi restaurada pelo bispo de Reims; no século XIII, uma grande igreja foi construída.
Após muitas vicissitudes ao longo dos séculos, ligadas ao destino do mosteiro, em 1776, as relíquias, depositadas em um baú de prata dourada, foram transferidas para a igreja paroquial.
O Martirológio Romano especifica que Teodorico foi discípulo de São Remígio.
Autor: Antonio Borrelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário