sábado, 21 de setembro de 2024

São Mateus Apóstolo e Evangelista - Festa: 21 de setembro

Século I DC
 
Mateus é cobrador de impostos em Cafarnaum da Galiléia. Jesus o vê, chama-o. Ele se levanta de repente, deixa tudo e o segue. A partir desse momento, os impostos, as finanças e os romanos deixaram de existir. Tudo cancelado por aquela palavra de Jesus: “Segue-me”. Os evangelistas Lucas e Marcos também o chamam de Levi, que poderia ser seu segundo nome. Mas dão-lhe o nome de Mateus na lista dos Doze escolhidos por Jesus como seus mensageiros: “Apóstolos”. E com este nome aparece também nos Atos dos Apóstolos. Sabemos muito pouco sobre sua vida. Mas temos o seu Evangelho, há muito considerado o primeiro dos quatro textos canônicos, em ordem cronológica. Agora os estudos colocam o Evangelho de Marcos nesse lugar: ao contrário dos outros três, o texto de Mateus não está escrito em grego, mas na língua “hebraica” ou “paterna”, segundo os escritores antigos. E é quase certo que seja aramaico, falado na Palestina da época. Mateus queria antes de tudo falar aos cristãos de origem judaica. E é fundamental apresentar-lhes os ensinamentos de Jesus como confirmação e cumprimento da Lei Mosaica. De facto, vemos - aliás, às vezes parece que o ouvimos - que ele relaciona continuamente factos, gestos e ditos relativos a Jesus com referências ao Antigo Testamento, para deixar claro de onde ele vem e o que ele veio alcançar. A partir daqui, o evangelista Mateus traça então os acontecimentos do grandioso futuro da comunidade de Jesus, da Igreja, do Reino que cumprirá as profecias, quando o povo “verá o Filho do Homem vindo nas nuvens do céu em grande poder e glória" (24.30). Escrito numa língua para poucos, o texto de Mateus torna-se livro de todos após a tradução para o grego. A Igreja faz dele um instrumento de pregação em todos os lugares e utiliza-o na liturgia. Mas sabemos muito pouco sobre ele, Matteo. Ele é mencionado nominalmente com os outros apóstolos em Atos (1.13) imediatamente após a ascensão de Jesus ao céu. Novamente em Atos, Mateus está presente com os outros apóstolos na eleição de Matias, que ocupa o lugar de Judas Iscariotes. E está com os outros onze, quando Pedro, no dia de Pentecostes, fala à multidão, anunciando que Jesus é “Senhor e Cristo”. Então, ele certamente pregou na Palestina, entre os seus, mas os acontecimentos subsequentes são desconhecidos. A Igreja o homenageia como mártir. 
Patrono: Banqueiros, Contadores, Impostos 
Etimologia: Mateus = homem de Deus, do hebraico
Emblema: Anjo, Espada, Porta-Moedas, Livro de Contas
Martirológio Romano: Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista, que, chamado Levi por Jesus para segui-lo, deixou o cargo de publicano ou cobrador de impostos e, eleito entre os Apóstolos, escreveu um Evangelho, no qual se proclama que Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão, cumpriu a promessa do Antigo Testamento. 
O apóstolo e evangelista Mateus encarna paradigmaticamente a figura do conhecedor das Escrituras que aprendeu o que diz respeito ao Reino de Deus, e «é como o dono de uma casa que tira do seu armazém coisas novas e coisas velhas» (Mt 13,52). ). Era homem de certa cultura, coletor de impostos (publicano) em Cafarnaum; de formação helenística, parece que ele gregonizou seu nome, Levi, de origem judaica (Mc 2,14; Lc 5,27). A tarefa desempenhada por este discípulo de Jesus na transmissão do Evangelho é de capital importância. Após a ressurreição, foram coletados alguns episódios da vida do Senhor e organizados “discursos” (coleção das palavras do Senhor) em torno de algumas palavras-chave. Estes elementos da “boa nova” de Cristo poderiam ter servido aos primeiros cristãos como “cumprimento” das leituras do Antigo Testamento que ainda ouviam nas sinagogas. Mateus, também com base nestas primeiras redações, escreveu em aramaico um amplo resumo das “palavras” e “obras” de Jesus, destacando a sua “messianidade” e a posição dos cristãos, isto é, da Igreja perante a lei e ao culto da Antiga Aliança. 
Mateus ou Levi? 
Originário de Cafarnaum, publicano e cobrador de impostos, posteriormente convertido por Jesus, seu nome significa simbolicamente “Dom de Deus”. Alguns supõem que ele mudou de nome como uma forma típica da época, para indicar a mudança de vida, da mesma forma que Simão se tornou Pedro e Saulo se tornou Paulo. Jesus passou pelo cobrador de impostos Levi e simplesmente disse: Segue-me (Marcos 2:14). E ele, levantando-se, seguiu-o; e imediatamente realizou um banquete para o qual convidou, além de Jesus, um grande número de publicanos e outros pecadores públicos. A referência a um cobrador de impostos em Cafarnaum, chamado Levi, também aparece em Lucas 5.27. O mesmo episódio é relatado em Mateus 9.9, onde porém o publicano se chama Mateus; Levi e Mateus são geralmente considerados a mesma pessoa. Jesus viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Siga-me”. O capítulo 9 do versículo 9 do seu evangelho nos apresenta o chamado de Mateus e traça um perfil sugestivo e emblemático para cada chamado à conversão. Jesus disse-lhe “Segue-me”, isto é, imita-me. Siga-me, disse ele, não tanto com o movimento dos pés, mas com a prática de vida. «E ele levantou-se, continuou e o seguiu» (Mt 9, 9). Como escreve São Beda, o Venerável, não é de estranhar que um publicano, à primeira palavra do Senhor, que o convidou, tenha abandonado os ganhos da terra que tinha no coração e, deixando para trás as suas riquezas, aceitasse seguir aquela que ele viu não ter nenhuma riqueza. Na verdade, o mesmo Senhor que o chamou externamente com a palavra, instruiu-o internamente com um impulso invisível para segui-lo. Ele infundiu em sua mente a luz da graça espiritual com a qual pôde compreender como aquele que na terra o arrebatou das coisas temporais foi capaz de lhe dar tesouros incorruptíveis no céu. Enquanto Jesus estava sentado à mesa em casa, muitos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se à mesa com ele e seus discípulos” (9, 10). Assim, a conversão de um único cobrador de impostos serviu de estímulo para a conversão de muitos cobradores de impostos e pecadores, e a remissão dos seus pecados foi um modelo para a de todos eles. São Marcos, porém, no seu evangelho nos apresenta Mateus assim: Jesus «Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no balcão de impostos, e disse-lhe: “Segue-me”. Ele se levantou e o seguiu. » (Mc 2,14). Mateus ofereceu um banquete: «Enquanto Jesus estava à mesa em sua casa, muitos publicanos e pecadores sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos; na verdade, houve muitos que o seguiram. Então os escribas da seita dos fariseus, vendo-o comer com pecadores e cobradores de impostos, disseram aos seus discípulos: “Como é que ele come e bebe na companhia de cobradores de impostos e pecadores?” Tendo ouvido isto, Jesus disse-lhes: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes; Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”. (Mc 2,15-17) 
A sua figura nos Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos
Jesus o escolheu como membro do grupo dos doze apóstolos, e como tal ele aparece nas três listas que os três evangelhos sinópticos nos transmitiram: Mateus 10.3; Marcos 3.18; Lucas 6.15. Tweety e três dos evangelhos sinópticos descrevem seu chamado para nós enquanto eu exercia seu controverso trabalho como cobrador de impostos em nome dos romanos. Seu nome também aparece nos Atos, onde são mencionados os apóstolos que compõem a temível comunidade que sobreviveu à morte de Jesus «Quando entraram na cidade, subiram para onde moravam. Havia Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago de Alfeu e Simão, o Zelote, e Judas de Tiago." (Atos 1:13). Novamente em Atos, Mateus aparece presente com os outros Apóstolos na eleição de Matias, que ocupa o lugar de Judas Iscariotes. E está com os outros onze, quando Pedro, no dia de Pentecostes, fala à multidão, anunciando que Jesus é “Senhor e Cristo”. 
Mateus, o publicano 
Mateus é identificado com o apelido de “publicano”, termo repleto de consequências negativas e socialmente relevantes. O desprezo pelos publicanos, no tempo de Jesus, estava muito enraizado: eram cobradores de impostos, e não se odeia alguém só porque trabalha no que hoje chamaríamos de gestão financeira. Mas os Judeus, na altura, não pagavam impostos ao seu Estado soberano e livre, mas sim aos romanos ocupantes; na prática, tratava-se de financiar aqueles que os oprimiam. E olhavam para o cobrador de impostos como um colaborador detestável. Mateus faz esse trabalho em Cafarnaum da Galiléia. Com sua barraca ali ao ar livre. Jesus o vê logo após curar um paralítico. Ele liga para ele. Ele se levanta de repente, deixa tudo e o segue. A partir desse momento, os impostos, as finanças e os romanos deixaram de existir. Tudo cancelado por aquela palavra de Jesus: “Segue-me”. 
Pregação e martírio na Etiópia 
Segundo a tradição, depois de Pentecostes, Mateus pregou primeiro na Judéia e depois levou o Evangelho à África, à Etiópia, e isso é conhecido pelo testemunho de Clemente de Alexandria, que praticava o exercício da contemplação e levava uma vida austera, comendo apenas ervas, raízes e frutos silvestres. Ele foi massacrado por um esquadrão de pagãos ferozes enquanto celebrava o santo sacrifício. Segundo outras Paixões apócrifas, atestadas na Lenda Áurea de Jacopo da Varagine, ele teria levado à conversão do rei Egipo e da terra sobre a qual reinava, a Etiópia, após ter ressuscitado milagrosamente sua filha Ifigênia. A tradição também conta que, com a morte do soberano, ele seria sucedido no trono pelo rei Hirtaco, irmão de Egipo, que queria se casar com a filha do falecido rei, Ifigênia, que no entanto havia consagrado sua virgindade ao Senhor. Como sua proposta de casamento havia sido rejeitada pela jovem, Hirtaco pediu a Mateus que a convencesse a se entregar a ele, mas o santo em resposta o convidou a ouvir um sermão seu que ele proferiria no sábado seguinte no templo do presença de toda a população. Naquele sábado, o apóstolo proclamou solenemente que o voto de Ifigênia de casamento com o rei celestial não poderia ser quebrado pelo casamento com um rei terreno, porque se um servo usurpasse a esposa de seu rei, ele seria justamente queimado vivo. O santo teria sido morto no altar enquanto celebrava missa, esfaqueado com uma espada por um assassino enviado pelo rei. Ele é retratado como idoso e barbudo e tem como emblema um anjo que o inspira ou guia sua mão enquanto escreve o Evangelho. Muitas vezes ele tem uma espada ao seu lado, símbolo de seu martírio. 
O autor do primeiro Evangelho 
São Mateus é considerado o autor do primeiro Evangelho canônico, não o mais antigo, mas o primeiro da lista do Cânon. Já havia vestígios de um Evangelho segundo Mateus entre o final do primeiro século e o início do segundo. Na verdade, temos notícias disso a partir de referências contidas em diversos autores da época. Clemente de Roma o menciona em 95 DC, assim como Inácio de Antioquia em 115 DC. Alusões também estão contidas na Epístola de Barnabé entre 100 e 130 DC e na Didache (100 DC). como autor, não há dúvida de que o Evangelho era tido em alta estima na igreja primitiva. Somente a partir de meados do século II é que se começou a referir-se a este Evangelho como “segundo Mateus”, atribuindo-o ao apóstolo de Jesus. A antiga tradição identificou sem dúvida o autor do Evangelho de Mateus com o publicano Mateus chamado por Jesus para. siga-o. A tradição, porém, considera o publicano Mateus o autor do evangelho relevante. E esta atribuição lembra uma passagem de Papias de Hierápolis das primeiras décadas do século II, relatada por Eusébio de Cesaréia: “Mateus coletou as logias em língua hebraica, e cada um as interpretou como pôde”. Parece, portanto, dado o testemunho de Papias, que Mateus escreveu seu evangelho em hebraico, coletando ditos e narrativas anteriores (a chamada fonte “Q”). Na realidade, quando Papias fala da “língua hebraica”, não se refere à língua hebraica propriamente dita, porque o hebraico dos tempos de Jesus, mas também dos de Mateus, não é a língua do Antigo Testamento, que agora caiu em desuso, mas o aramaico Mateus teria, portanto, escrito seu Evangelho em aramaico (talvez composto de 5 livros), tanto que o texto grego daquele que é considerado o primeiro Evangelho contém numerosos elementos aramaicos, tanto no estilo quanto no vocabulário, então. passe para o texto grego. Havia, portanto, um texto aramaico do primeiro Evangelho, que se perdeu devido aos diversos acontecimentos, inclusive guerras, da época. Então, a que data data o texto grego? O ambiente político e social descrito, o conflito entre Jesus e os fariseus, parece indicar que a escrita em grego ocorreu antes da destruição de Jerusalém pelos romanos, ou seja, antes de 70 DC. Além disso, no Evangelho segundo Mateus. , há elementos do Evangelho segundo Marcos, escrito por volta de 62 d.C., portanto o texto grego estaria situado entre 62 e 70 d.C. na esteira de Papias, no entanto, outros autores cristãos também relatam a mesma notícia no Evangelho de Mateus . Assim é Irineu de Lyon que, por volta de 180, relata que «Mateus publicou um Evangelho escrito entre os judeus, na língua deles, enquanto Pedro e Paulo pregaram em Roma e fundaram a Igreja». Para Orígenes, Mateus é o primeiro dos quatro Evangelhos. Assim, de fato, ele escreve em 233: Como aprendi pela tradição a respeito dos quatro Evangelhos, que são também os únicos aceitos pela Igreja de Deus debaixo do céu,primeiro foi escrito aquele segundo Mateus, que foi primeiro cobrador de impostos, depois apóstolo de Jesus Cristo; ele o escreveu para os crentes do Judaísmo e o compôs na língua hebraica. E Eusébio de Cesaréia confirma, mais uma vez, a notícia: de fato Mateus, que inicialmente pregou aos judeus, quando teve que ir também a outros escreveu o seu Evangelho na língua dos seus antepassados para os fiéis que deixou, assim substituindo pela escrita em sua presença. No século IV, a atribuição a Mateus era agora um facto estabelecido, como pode ser visto nas citações contidas em vários autores cristãos. 
As relíquias conservadas em Salerno 
As relíquias de São Mateus chegaram a Velia, na Lucânia, por volta do século V, onde permaneceram sepultadas durante cerca de quatro séculos. O corpo do Santo foi encontrado pelo monge Atanásio perto de uma fonte termal na antiga cidade de Parmênides. Os restos mortais foram trazidos pelo próprio Atanásio para a atual igrejinha de San Matteo, em Casal Velino. O modesto edifício de fachada simples em empena apresenta, à direita do altar, o arcossólio, onde segundo a tradição foram depositadas as relíquias sagradas do Santo. Uma inscrição em latim bastante tardia (século XVIII), colocada no lado curto do arcossólio, relembra o episódio da tradução; posteriormente os ossos foram levados para o Santuário de Madonna del Granato em Capaccio-Paestum. Encontrados na época lombarda, foram trazidos para Salerno em 6 de maio de 954, onde atualmente estão preservados na cripta da catedral. O Santo é o padroeiro da cidade.
Patrocínios 
São Mateus é considerado o padroeiro dos banqueiros, banqueiros, funcionários da alfândega, da polícia financeira, dos doleiros, dos contadores, dos contadores, dos guarda-livros e dos cobradores de impostos. O documento papal que atesta o patrocínio reconhecido é datado de 10 de abril de 1934 e assinado pelo Cardeal Eugenio Pacelli, futuro Papa Pio XII. O Pontífice que acolheu o pedido do Comandante Geral e apoiado pelo Ordinário Militar da época foi Pio XI. O “Breve Pontifício”, ao declarar São Mateus Padroeiro da Guardia di Finanza, faz votos por que todos os membros do Corpo possam, seguindo o seu exemplo, combinar o exercício fiel do dever para com o Estado com o seguimento fiel de Cristo. 
Autor: Don Luca Roveda 
Mateus é um cobrador de impostos a serviço de Herodes, na época em que Jesus vive, em Cafarnaum, na Palestina, realiza sua obra, desaprovada, senão desprezada. Mateus, de facto, cobra impostos em nome do Império Romano ocupante que explora os pobres. Para Mateus o dinheiro é muito importante e no seu coração endurecido e avarento não há lugar para mais nada, mas um dia Jesus encontra-o atrás da sua barraca enquanto conta o dinheiro que acaba de recolher. Ele olha para ele, fala com ele e diz para ele se levantar e segui-lo. Isso é suficiente para fazê-lo mudar de vida. O publicano obedece instantaneamente, levanta-se do posto e segue Jesus: converte-se, abandona tudo (família, trabalho, amigos) e, tornando-se generoso e altruísta, passa a fazer parte do grupo dos doze apóstolos. Mateus despede-se da sua antiga vida oferecendo um banquete aos seus amigos, pecadores como ele, do qual Jesus também participa. O Mestre pretende assim demonstrar que veio à Terra para ajudar os pecadores a arrependerem-se e a mudarem o seu comportamento e não apenas para o bem. bons e justos. Mateus segue o Mestre em sua pregação durante três anos e, após sua morte e ressurreição, escreve um dos quatro Evangelhos, descrevendo os acontecimentos dos quais foi testemunha direta. Mateus vê os milagres realizados por Jesus, como a multiplicação dos pães e dos peixes, ouve seus sermões e testemunha sua ressurreição. Segundo algumas versões, para escapar da perseguição aos cristãos, o apóstolo abandonou a Palestina e viajou por vários países, onde difundiu a mensagem cristã: da Pérsia à Síria, da Macedónia à Etiópia, onde morreu por volta de 74 DC. São Mateus é o protetor dos banqueiros, banqueiros, contadores, auditores, doleiros, funcionários da alfândega, consultores fiscais, policiais financeiros. É o padroeiro de Salerno, para onde o seu corpo foi trasladado no século XI e guardado na catedral da cidade. Diz-se que por intercessão de San Matteo Salerno foi poupado do cerco dos sarracenos em 1544 e do terremoto de 1688. O símbolo que o caracteriza é um anjo que, com o tinteiro na mão, inspira e orienta o santo na escrita da história do Evangelho. 
Autora: Mariella Lentini 
Fonte: Mariella Lentini, guia das santas companheiras de todos os dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário