segunda-feira, 3 de junho de 2024

SANTA CLOTILDE, RAINHA DA FRANÇA

Nascida em Lyon, em 474, casou-se com Clóvis, rei dos Francos. O soberano, que era pagão, permitiu-lhe batizar seus cinco filhos, que, com a sua morte, brigaram pela sua sucessão. Clotilde retirou-se para Tour, cidade de São Martinho, onde se dedicou às obras de caridade e orações por seus filhos. 
(*)Lyon, França, c. 473/4
(+)Tours, França, 3 de junho de 545
Nasceu por volta de 474, filho de Chilperic rei dos burgúndios. Órfã, ela se casará com Clóvis, rei dos francos, um povo de origem germânica que está se expandindo na Gália. Ela aceita o filho de Clóvis, Teodorico, por uma concubina, mas se preocupa com suas diferentes crenças: ela é cristã, o rei é pagão. Quando seu primeiro filho, Ingomero, nasceu, Clotilde o batizou, mas o bebê morreu imediatamente. Serenidade retorna com o nascimento do segundo, batizado com o nome de Clodomiro. Eles são seguidos por Childebert, Clotaire e uma garotinha, Clotilde. A rainha, então, conseguiu convencer Clóvis a se tornar cristão: batizou-o de Remígio de Laon, bispo de Reims. A sua, no entanto, soa como um movimento político: Clóvis precisa da ajuda da Igreja. Mas as brigas entre os filhos de Clotilde e o rei eclodem com a morte de Clóvis. Para curar a guerra fratricida, a rainha confia-se com oração a São Martinho de Tours. E morreu em 545 na cidade do santo bispo.
Etimologia: Clotilde = ilustre em batalha, do antigo franco
Martirológio Romano: Na Gália de Lugduna, hoje na França, Santa Clotilde, rainha, cujas orações induziram seu marido Clóvis, rei dos francos, a aceitar a fé de Cristo, após a morte de seu marido, retirou-se para a basílica de São Martinho, não mais para ser considerada uma rainha, mas uma verdadeira serva do Senhor. Nascida em Lyon por volta de 473, quando o Império Romano do Ocidente estava se dissolvendo, Clotilde era filha do rei dos burgúndios, que dominavam um vasto território do sudoeste da Gália. Um período de grandes lutas entre reinos e tribos franco-germânicas, no vácuo deixado pela desintegração imperial. A violência não poupou ninguém, mesmo dentro da mesma família: pais contra filhos, irmãos contra irmãos. Clotilde sofreu o assassinato de seus pais pelas mãos de seu tio paterno, que exilou a menina em Genebra. Foi aqui que ele se converteu ao cristianismo e trouxe à tona equilíbrio interior e sabedoria. A fama chegou ao rei dos francos, Clóvis, que a queria em casamento. Clotilde teve que conviver com um homem áspero e impetuoso, mas aos poucos seu exemplo e paciência foram levando a melhor. O rei concordou em batizar seus filhos e depois se converteu, segundo alguns após a batalha vitoriosa contra os alamanos em 496, durante a qual ele invocou o Deus de sua esposa no momento mais difícil. Com Clóvis, quase todos os seus súditos passaram do paganismo para o cristianismo, e a França tornou-se "a filha primogênita da Igreja". Até o fim de sua vida, que terminou no eremitério de Tour, perto do túmulo do venerado bispo Martinho, Clotilde tentou amortecer as brigas furiosas que colocaram seus filhos uns contra os outros após a morte de Clóvis. Nem sempre conseguiu, mas quando morreu – em 3 de junho de 545 – foi imediatamente proclamada santa por aclamação e seu corpo levado para Paris, onde repousa entre os grandes do Panteão. 
Autor: Enzo Romeo 
Clotilde nasceu em Lyon por volta de 475, quase coincidindo com o fim do Império Romano no Ocidente (476). A Gália romana também vinha se desintegrando através do estabelecimento de vários reinos independentes pelos chamados povos bárbaros, não raro rivais entre si. Por nascimento, ela já era uma princesa, como filha do rei Childerico I, líder dos burgúndios, um grupo germânico oriental que chegou primeiro à margem esquerda do Reno e depois ao médio Ródano. Em sua vida, no entanto, houve o destino adverso de uma dolorosa série de tragédias e assassinatos reais, entre os quais ele encontrou a salvação com grande fé em Cristo Jesus. Em 481 seu pai foi morto, e ela, com sua mãe e irmã mais velha Cromachus, retirou-se para Genebra. Juntos, dedicaram-se a uma vida de oração e depois de assistência aos necessitados. Segundo algumas histórias, a jovem também foi submetida à perseguição e à perda da mãe por assassinato, até que, através dos embaixadores, foi convidada em casamento por Clóvis, o jovem rei dos francos, outro povo germânico que havia se estabelecido em territórios ao norte do Sena. Clóvis, que se tornaria o progenitor dos merovíngios, era um homem pagão, bastante áspero e irreligioso. Ele, no entanto, deu a sua esposa permissão para batizar cada um de seus cinco filhos, alguns dos quais, no entanto, seriam culpados de crimes ou conflitos desastrosos por razões de poder, especialmente após a morte de seu pai. Com a ajuda e proteção do bispo de Reims, o futuro São Remígio, Clotilde também iniciou um lento, mas profundo trabalho de sedução moral para com o marido. Um verdadeiro milagre ocorreu em 496, quando Clóvis foi forçado a lutar contra seus inimigos alamanos perto de Colônia. Temendo o pior, invocou o Deus de sua esposa e saiu vitorioso. Ele então prometeu conversão à fé católica e, na véspera de Natal daquele ano, foi batizado em Reims pelo próprio bispo. Quase todos os seus súditos o imitavam. Este ato foi um sucesso da rainha Clotilde, tão importante que fez da França a "primogênita da Igreja". Após essa conversão, Clóvis fez amizade com muitos bispos, estendendo seu poder sobre grande parte da França, que pouco depois teve Paris como capital. Clotilde também foi responsável por substituir os três sapos por três lírios no escudo da monarquia francesa, depois de receber um com lírios de presente de um misterioso eremita da floresta de Saint-Germain-en-Laye. Viúva após vinte anos de casamento, a rainha da França passou por muitas outras provações dinásticas pungentes, até que se retirou para Tours, para o túmulo de São Martinho (c. 315-397), a quem era particularmente devota. Naquela região fundou igrejas e mosteiros, dedicando-se à penitência e às obras de caridade. Clotilde morreu em Tours em 3 de junho de 545. Mais tarde, ela foi levada daquela cidade como uma santa virtuosa e corajosa para o túmulo de Paris, ao lado dos corpos de Clóvis e Santa Genevieve (c. 422-c. 502), padroeira da capital. Seus restos mortais foram cremados em 1793 para evitar a profanação revolucionária. Eles agora descansam em uma basílica dedicada a ela e construída entre 1846 e 1856, onde a santa é solenemente comemorada em 3 de junho de cada ano. 
Autor: Mario Benatti

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